31 março, 2012

O CÉREBRO É FORMADO POR RUAS ORGANIZADAS

Leio em a “Folha” da descoberta que as ramificações do cérebro são verdadeiras ruas, estradas bem dispostas e organizadas; que podem mais ser comparadas com as vias planejadas de Brasília, do que o emaranhado de ruas da capital paulista. É um sistema simples de rodovia que transporta as informações a todos os cantos do cérebro, para o funcionamento do corpo com a precisão que lhe é peculiar. 
A notícia foi divulgada ontem (30) na revista “Science” e segundo os pesquisadores, trata-se de o mapeamento do crânio humano por ressonância magnética, o mais exato feito até hoje. Abre-se uma nova janela de pesquisa, porém ainda “arriscada”, conforme admitiu o coordenador do estudo, Van Wedeen, cientista médico de Harvard, já que processo com a ressonância ainda é limitado.

Dia 17 (sábado) passado, trouxe aqui, dentro da literatura católica, um texto do Frei Paulo Sérgio, de Anápoilis/GO, onde ele fala em “rede de relacionamentos", que também podem ser estradas organizadas e abertas aos relacionamentos.
Trago, abaixo,  poesia de Dom Hélder Camara, na mesma linha:
       Abre-te
É tremendo fechar-se a Deus
ou aos homens (e  quem se fecha aos homens
pode pensar que se abre a Deus
mas se ilude).
E não te esqueças
de que abrir-se é ser capaz
de ver, de ouvir,
de entender, de amar.
É sair de si ao encontro do próximo.
É abrir as portas – escancará-las –
e deixar livre acesso aos irmãos!
Dom Helder Camara
Com base em reportagem de  Folha de São Paulo de 30 de Março de 2012

30 março, 2012

NAS CAMINHADAS, UTILIZE O SOL COM MODERAÇÃO

O sol realmente nasceu para todos, por isso não se acanhe. Mas, use-o com moderação. De manhã, dê vivas, ame-o e faça uso dele à vontade, porém, no meio do dia e à tarde fuja dele! Novas pesquisas indicam que pela manhã as células conseguem combater os raios prejudiciais à saúde, ficando à tarde mais vulneráveis. A médica dermatologista Jennifer Kitchin, de Nova York, diz que atividades como cuidar do jardim, passear com o cachorro ou as tradicionais caminhadas, são melhores pela manhã. E quanto ao bronzeado, pesquisas recentes atestam que frutas e hortaliças alaranjadas fazem bem à saúde e deixam à pele mais bronzeada.

28 março, 2012

FHC VAI A HOSPITAL EM SÃO PAULO ALFINETAR LULA

foto
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula recebeu a visita de Fernando Henrique no hospital
“Às vezes ele me dá uma alfinetada, eu dou outra nele”. Parece briga de criança, mas não. A revelação partiu de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de forma bem humorada, falando da relação dele com o colega, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). O tucano contou que fala constamente com Lula, conversam amenidades e divergem, às vezes, o que acha natural. Ontem (27), FHC foi ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, visitar Lula, que segundo sua assessoria, esteve no hospital para uma sessão de fonoaudiologia. O encontro durou cerca de 50 minutos. Logo depois, ele voltou para sua casa em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Lula deve fazer nesta semana os exames finais para saber se ainda há resquícios do tumor. Entre o final de fevereiro e começo deste mês, Lula ficou internado uma semana com pneumonia.
Em dezembro, em entrevista da Folha/UOL, FHC disse que sua relação com o petista é “muito antiga”(as aspas é da reportagem), e por conta disso, histórica. Nas duas vezes em que foi eleito presidente, em 1994 e 1998, FHC teve Lula como principal adversário.  
Foto extraída na Internet de o Correio do Estado

27 março, 2012

DIA MUNDIAL DE MUDAR PARA SE FAZER ENTENDER

Iniciativa nascida no Brasil, o Dia Internacional da Síndrome de Down teve este ano, dia 21 de março, a primeira comemoração oficial. No Congresso, deputados, senadores, ministros e defensores dos direitos das pessoas com deficiência se encontraram em uma apresentação festiva de artistas com síndrome de Down. A ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou data em sua na sede, em Nova York, onde realizou uma Conferência, com o tema “Construindo o nosso futuro”. E na região, o dia foi lembrado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Volta Redonda e de Barra Mansa, que mantém um projeto de dança com seus internos.
Foto: Thamires Kelly
Participantes da Apae-BM com professores e alunos

Foi organizada uma exposição fotográfica feitas por alunos atendidos pela instituição de Volta Redonda. “Olhar Down” e o nome da Mostra aberta dia 21 e que fica até 4 de abril no Sider Shopping, na Vila Santa Cecília.
Em Barra Mansa, o projeto de dança com os portadores da Síndrome de Down é uma inovação na Apae local. Foi formado em 2007 e se chama grupo de dança IPL (Igualdade em Primeiro Lugar). A primeira apresentação foi no Colégio Baldomero Barbará. 
O grupo participou de diversas atividades na Apae-BM, algumas abertas à comunidade. No ano passado se apresentou na Boate Appaloosa, em Quatis/RJ.
A conferência na sede da ONU “Construindo o nosso futuro”, que teve transmissão direta pela WEB, contou com participação brasileira. Jovens da Associação Carpe Diem de São Paulo foram convidados a lançar o livro “Mude o seu falar que eu mudo o meu ouvir” - um guia de acessibilidade na comunicação para pessoas com deficiência intelectual, escrito por portador da Síndrome. Pelo que se tem  notícia, não existe similar  no mundo e a publicação terá versões em português e inglês.

Informações da Imprensa local e do site café cultural do sul fluminense.

25 março, 2012

ALGUMAS PECULIARIDADES DA VIDA DE FRANCISCO

Torcia pelo América, mas morreu vascaíno. “Não posso ter uma velhice preocupada”, justificou. Gravou o hino do time com o goleiro Carlos Germano. Foi o artista que mais trocou de roupa na Televisão brasileira; começou no Rádio, indo para TV Rio, passou pela Excelsior e deu início a sua consagração em Chico City, na TV Globo. De onde não mais saiu. Era muito inteligente de raciocínio rápido, peculiaridade dos humoristas, e criou uma escolinha, que acompanhou por quase 60 anos.
Francisco esteve recentemente nessa escolinha, a do Professor Raimundo, em uma data de homenagem, na qual Raimundo homenageava alguns outros Chicos, produzidos por ele. E não fez de rogado, lembrou de todos os colegas do humor que haviam partido. Na “Zorra” era totalmente sério e justo na veneração aos dos meio que morriam. Tinha a palavra certa ao profissional do mesmo ramo. E sempre lançou concorrentes para cotizar o bolo do riso.
Sabiamente, filosofou no campo da comédia:
-“A frase ninguém é insubstituível aplica-se em tudo, menos no humor. No humor todos nós somos insubstituíveis”. Sobre a morte, disse:
-“... não tenho medo de morrer; tenho pena de morrer, pena de não ver os netos crescerem... Até os cem eu vou, devo ir, talvez eu vá... Viveu em nome do riso:
“Eu tô aqui profissionalmente; eu trabalho na Globo”, disse na voz do Bozô. ..
Disse em entrevista na Cultura que admirava o Silvio Santos e o SBT. Mas, admiração era extensiva a todos os profissionais da vida, pela dedicação aos inúmeros personagens criados.  Tentou ser advogado, era bem na escrita, mas não foi. Foi e foi-se o roteirista, comediante, professor, jogador de futebol, comentarista esportivo, locutor e nordestino literalmente, entre outros, na figura de Chico Anysio, que aqui se misturam com o profissional Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho. Partiu feliz, deixando a história construtiva da comédia e levando com ele todos os personagens e o legado da insubsistência. 

24 março, 2012

RELAXE: AS MANCHETES NUNCA DIZEM A VERDADE

Guardava um material para pesquisa e construção de texto sobre o Dia Internacional da Mulher. Ontem, quinze dias após as comemorações da data, por acaso, o encontrei. Trata-se de um recorte de jornal, do dia 10 de março de 2003, comentando artigo publicado no Jornal do Vaticano de que máquina de lavar teria libertado as mulheres. O recorte anunciava que a notícia prometia revoltar muitas feministas. Nem sei se ainda existe este grupo, eu agora estou fazendo parte, muito timidamente, da associação dos masculinistas, que ainda não sei para que serve.
Mas, vamos ao assunto.
O texto foi publicado pelo jornal semioficial do Vaticano, o “Le’Osservatore Romano” em um final de semana do primeiro semestre de 2003 e afirmava, entre outras, que a máquina de lavar talvez tenha feito mais pela libertação da mulher no século 20 do que a pílula anticoncepcional ou o acesso ao mercado de trabalho. Eu penso que algumas mulheres deve ter se incomodado mais, na época, é com o título da reportagem: 
“A máquina de lavar e liberação das mulheres – ponha detergente, feche a tampa e relaxe”. Meio provocativo, não?
A manchete é para vender a informação. Relaxem “feministas”, pois eu perco muito mais tempo fazendo minhas manchetes que o próprio texto. E fiquem certo de uma coisa: as manchetes nunca dizem as verdades.

23 março, 2012

EXAME DE SANGUE VAI DETECTAR INFARTO IMINENTE

Cientistas da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram um teste capaz de prever um infarto até com duas semanas de antecedência. Os pesquisadores descobriram que quando alguém está em vias de ter um ataque cardíaco, um determinado tipo de células se solta das paredes internas de veias e artérias. Um simples exame de sangue pode determinar se isso ocorreu ou não na corrente sanguínea, revelando se a pessoa terá um infarto iminente. 
O repórter Rodrigo Bocardi conversou pela Internet com o coordenador da pesquisa, Eric Topol, sendo informado que o teste pode ser feito direto de uma sala de emergência, quando o paciente tem dor forte no peito, sem evidência de danos no coração. Eric Topols disse que hoje é muito comum as pessoas saírem de uma sala de emergência, onde foi para saber se estava correndo risco, e acabar sofrendo um infarto no dia seguinte. 
Segundo o pesquisador, a medicina faz hoje diagnósticos, quando já há uma lesão no músculo do coração. “O teste estará disponível no ano que vem, de acordo com os pesquisadores”, concluiu Rodrigo Bocardi, diretamente de Nova York para o Jornal Nacional.

22 março, 2012

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA ÁGUA FAZ DEZ ANOS

A ECO-92 foi um fórum de discussões sobre ecossistema montando entre 3 e 14 de Junho de 1992 no Rio de Janeiro. Foi na verdade 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), que aconteceu  no Brasil. Os olhos do mundo, mesmo que em parte, estavam voltados para cá, quando o país não detinha o crédito que tem.  Foi neste ano também que ONU (Organização das Nações Unidas), a exemplo da declaração dos direitos humanos, lançou antes da conferência, em 22 de Março, a Declaração Universal dos Direitos da Água.
Hoje, este documento tem muito mais importância, frente aos problemas ambientais e a problemática da água no planeta. Como os mandamentos, são elencados 10 tópicos detalhados, citando sua importância e condição finita. Primeiro, que é um patrimônio de responsabilidade de todo o ser humano. É condição essencial de vida e seiva do planeta, representando a concepção de vida.
Diz a declaração, ainda, que o equilíbrio e o futuro de todos dependem da preservação da água em todas as nascentes. É uma herança dos que já passaram pela Terra, uma necessidade vital que vem como empréstimo; é um compromisso com as gerações futuras.
O ser humano não deve encarar a água como uma doação gratuita da natureza, mas sim como um bem precioso, de valor econômico, raro, precioso e que pode faltar. Não deve nunca, ser desperdiçada, nem poluída e nem envenenada. Sua utilização implica respeito as leis e deve ser preservada por todos e nunca ignorada pelo Estado.
Enfim, a gestão da água dever ser igualitária e equilibrada, protegida e encarada como uma necessidade de ordem econômica, sanitária e social. Todo planejamento gerencial tem que levar em conta sua distribuição desigual sobre a Terra.
Hoje é dia mundial da água

21 março, 2012

CICLISTAS MORREM EM PONTOS DIFERENTES DO PAÍS

O filho de Eike Batista, o homem mais rico do Brasil, atropelou e matou um ciclista, no final de semana, passado, na BR-040, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Em Volta Redonda, na manhã da última segunda-feira (19/03), outro ciclista morreu atropelado por um ônibus na Avenida Nossa Senhora do Amparo. No segundo dia deste mês, na avenida mais famosa de São Paulo, uma bióloga é atingida por um ônibus, depois de cair de sua bicicleta, morrendo também no local.
Uma mulher sobreviveu, ontem (20/03), depois de ser atingida por um caminhão da prefeitura, quando trafegava em sua bicicleta, na Avenida Eulenir de Oliveira Lima, na cidade de Nova Andradina/MS. Em fevereiro, um carro, dirigido por um motorista embriagado, atropelou dois ciclistas em rodovia central de Florianópolis/SC e um deles morreu.
São acidentes, em diversas partes do Brasil, que engrossam as estatísticas e trazem pontos em comum. Demonstram que ingredientes como: ciclista em avenida ou rua movimentada, com ônibus e carro não combinam. E o resultado é morte no local, quase sempre. Poucos chegam  ser socorridos.
Fato é que, andar de bicicleta, junto com os veículos, nas rodovias despreparadas deste país, não é um bom negócio. Na maioria dos acidentes, quem na verdade é o culpado? Os mortos não falam.
No caso da ciclista bióloga, a reportagem diz que ela gesticulava com o motorista de outro ônibus e acabou caindo. O certo é que cabe este comentário: não é o primeiro, nem será último acidente e cabe melhor ainda este alerta: é preciso muito cuidado!
A prefeitura carioca, em parceria com a CET-Rio, está inaugurando neste mês uma "escola de trânsito" para ensinar como utilizar bem e melhor a bicicleta. A escola está funcionando no Parque dos Patins, na Lagoa, onde educadores ensinam práticas, leis e rotas para os ciclistas no dia a dia. Afinal, o Rio de Janeiro já conta diariamente com um milhão de viagens de bicicleta. Fonte: Portal da PUC Rio

20 março, 2012

NA PRÉ-HISTÓRIA AMÉRICA/CHINA, O NOVO E O VIRIL

O paleontólogo Walter Neves esteve no programa do Jó Soares na madrugada do dia 17 de março, falando sobre desenhos rupestres (entalhado na pedra) descobertos na América. O desenho foi apelidado de “taradinho”, pois proporciona a imagem parecida com a de um homem em ereção. Ainda ligado à pré-história, na China uma recente descoberta aponta para uma nova linhagem de ser humano: homens baixos, de rosto achatado e dentes molares grandes, dando a entender uma forte predisposição para carne.
Segundo o antropólogo, no caso do “taradinho”, os humanos que viveram naquele período seriam de 9400 e 10500 anos. Essas datas puderam ser determinadas graças à descoberta próxima ao achado, de uma fogueira, que forneceu o carbono 14 para a datação.
No caso chinês, trata-se de homens pré-históricos que viveram entre os anos 11.500 e 14.300, nos primórdios da agricultura. São fósseis de um grupo saiu da África para a China. Apesar de a descoberta ocorrer em duas cavernas no sudoeste chinês, geneticamente, as características não correspondem às de pessoas que atualmente vivem no Leste Asiático.
Umas das hipóteses da equipe da Universidade australiana New South Wales, que encontrou os fósseis, é que essa combinação incomum de características arcaicas e modernas pode resultar em uma nova linhagem da espécie humana.
A pesquisa, publicada em edição recente da revista "Plos One", teve a participação da Universidade Yunnan e de mais seis instituições chinesas e cinco australianas.
Texto com base em entrevista no programa do Jó Soares e reportagem de Folha e Uol  

19 março, 2012

NACIONAL OU NÃO, AS DUBLAGENS ESTÃO EM ALTA

A dublagem de desenhos memoráveis como HAPPY FEETT, ERA DO GELO e SHEREK, entre outros, traz personagens da música, da televisão e do cinema, para citar, respectivamente, alguns, como Gloria Gaynor, Diogo Vilela, o saudoso Bussunda e Antonio Banderas. Sendo nacional ou não, a dublagem está em alta. Afinal, se entende por dublagem, além dos filmes, também a voz dos personagens do mundo dos desenhos animados. E a primeira edição de premiação de dubladores carioca aconteceu na última quarta-feira (14/03), no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro.
O famoso Seu Peru da “Escolinha do Chico Anísio”, Orlando Drummond, de 92 anos, foi um dos homenageados, junto com Maria Helena Pader, dubladora de Fran, da "Família Dinossauro". No Brasil, ela também é a principal voz de Anjelica Houston, da família Addams. Drummond, há 38 anos é a voz do Scooby-Doo e faz também as vozes de Alf e de Popeye.
Se tratando de desenho animado, há personagens, como Antônio Banderas, que ficaram marcados pela combinação perfeita. Outro exemplo é o casal de mamute no filme a Era do Gelo. Diogo Vilela e Cláudia Gimenez ficaram bem na combinação de marido e mulher, com a personalidade humorística de cada um. Os dois mamutes apresentam uma boa sintonia,  tornando a dublagem brasileira melhor que a original. 
Fonte: Jornal O Globo

18 março, 2012

DO TEMPO DA INOCÊNCIA, XEXÉO E A CUSPARADA DE ANGELI

Esta semana lia a coluna do Artur Xexéo em O Globo, quando ele protesta contra as ciclovias e abre seu texto dizendo “fazer parte da menor parcela da humanidade que não identifica marcas de carros”. Trocaria “a menor” por “a maior” e constato que também estou nessa. São tantos os carros que vemos hoje circular, entre os importados e os produzidos no país, que é mesmo difícil saber a marca de um ou de outro.
Sou do tempo em que os carros em vitrine diária tinham domínio público, pois eram conhecidos simplesmente, ou a maioria das vezes, pelo nome de fabricação: Volquis ou Fusca (que inspirou uma grande balada sertaneja, justamente o preto que nunca foi comum) FiatiMaverique o Chevetti (que também teve balada, para a tristeza das Ivetes)  e o  Corcel, que depois virou Corcel Dois.
Falava-se em outros, mas quando o assunto era carro, eram estes nomes que viam à mente, sem medo de errar. Atualmente não é assim e a cada dia nos surpreendemos com um nome novo. Mas, em um tempo mais antigo, convivi com a Rural e o Jipi, que ainda é Jeep. Uma época já documentada aqui, quando eu com meus dois irmãos disputávamos as propriedades automobilísticas; acho que toda criança brincou disso.
Do alto de nossa casa, que não era apartamento, apontávamos o carro que apontava e gritávamos que “era nosso”.
- Aquele é meu! – gritava eu ou um dos meus irmãos. O critério, criado no íntimo de nossa consciência infantil, era inteligente; caso não gostasse da cor ou marca, mesmo ao ver primeiro “não tomávamos posse”. Assim, cada um se deliciava o carro que era seu.
São brincadeiras interessantes como a da cusparada mais longe, lembrada em um dos desenhos do grande cartunista Angeli. São saudades de criança; do tempo da inocência.

17 março, 2012

UMA REDE DE RELACIONAMENTOS PODEROSA

Segundo o Frei Paulo Sérgio de Souza, da Ordem dos Frades Menores de Goiás (OFM/GO), criamos valores com o conhecimento, que só se realiza quando o compartilhamos em nossa rede. A forma como nós nos relacionamos com as pessoas cria uma energia extremamente poderosa e rica. O frei diz em seu artigo “abra-se para a energia divina”; que a pessoa é um ser de relação e não de fechamento. E pergunta: "como está a sua rede de relacionamentos"?
Que não são as rede sociais.
“Procure abri-se para a a energia divina. Abra as janelas de sua alma e permita a luz de Deus entrar. Somos pessoas de relacionamentos... você é aquilo que pensa e deseja ser”, escreve Paulo Sergio.
O frei pede para que se invista em seu tempo, seu amor e no cultivo das amizades. Para que todo ser humano trabalhe sua autoestima e positive seus desejos, seus projetos e buscas.
Quer saber mais, pesquise o site da Ordem dos Frades Menores 

16 março, 2012

SÍNDROME RARA PODE SER MAIS COMUM NO BRASIL

Foi apresentado um estudo que relaciona a Síndrome de Li-Fraumeni (doença hereditária, caracterizada pela ocorrência de vários tumores) a brasileiros principalmente das regiões sul e sudeste. Embora rara, a síndrome é mais comum no Brasil que em outro lugar do planeta. A médica Maria Isabel Waddinton Achatz compara dados de ocorrência médica de um brasileiro no século XVI.
Ela é pesquisadora e diretora do departamento de oncogenética do Hospital do Câncer A. C. Camargo e acredita que este brasileiro, tropeiro em estradas ligando as duas regiões do país, possa ter passado a doença aos seus descendentes. O estudo chamou a atenção da comunidade médica estrangeira, que não vê mutações como estas ocorrerem em outras partes do mundo. 
Autoridades mundiais em câncer, incluindo o médico alemão Harald zur Hausen, prêmio Nobel de medicina em 2008, tiveram participação neste conselho consultivo do hospital, onde a médica apresentou suas pesquisas na última terça-feira (13/03).
A Síndrome de Li-Fraumeni é uma doença hereditária rara, com 90% a mais de chance de desenvolver tumores. Segundo a médica, ocorrências de casos de cânceres dentro de uma mesma família precisam ser comunicados para diagnósticos rápidos, que facilitam o tratamento.
Fonte: Jornal O Globo, de 14 de Março de 2012 

15 março, 2012

FUMAR ELETRÔNICO PODE SER PREJUDICIAL A SAÚDE

O cigarro eletrônico, divulgado entre as celebridades, não emite fumaça, mas ainda não há um estudo concluso se faz ou  não mal a saúde. Vantagens com relação ao fumo há e muitas: não causa mau cheiro em quem usa ou no ambiente, nem amarela os dentes e não prejudica os chamados fumantes passivos, entre outras. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu seu comércio desde 2009. Quanto ao cigarro de verdade, a própria Anvisa anunciou um nova resolução visando banir expressões que possam sutilmente, induzir o jovem ou alguém ao fumo.
A resolução que tirar dos maços de cigarros expressões como “light”, “baixo teor” e “suave”. A agência acredita que tais mensagens “induzem o consumidor a uma interpretação equivocada  quanto aos teores contidos nos produtos fumígenos”. A medida não agradou os produtores de fumo, que agora vão ter que tirar dos cigarros também os “aditivos que mascaram o aroma ou o sabor original”, a exemplo de essências artificiais de menta, hortelã, cravo e outros.  A proibição agora é estendida a cachimbos e charutos.
No passado, muitos entraram no vício embalado pelo forte aparato de convencimento: O “mocinho” do cinema, a música de sucesso, o esporte e as atividades físicas que demonstravam vigor. Oxalá, os cigarros eletrônicos, também chamados de  e-cigarro, e-cig ou e-cigarrette, não levem também pessoas ao fumo, afinal, o ministério da Saúde adverte: fumar é prejudicial a saúde.
Texto com base em reportagem da Anvisa: Vide reportagem no Portal do Consumidor (clique)  - Pesquisa Wikipédia -

14 março, 2012

CATOLICISMO DIMINUI E EUROPA NÃO ENVIA PADRES

Entre as décadas de 1980 e 1990 ainda era comum a vinda de padres da Europa para o eixo Rio São Paulo-Belo Horizonte/MG. A maioria entrava na clandestinidade no país e, vez em quando, eles precisam circular entre estes três estados para fugir da fiscalização. A vinda deles se estendia mais para o sul e menos para o norte do país.
No período da ditadura brasileira – para citar a era Médici, quando o lema era “Brasil Ame-0 ou Deixe-o”, enquanto muitas pessoas desapareciam ou caíam nas malhas da tortura, muitos padres entravam irregularmente em território nacional. Eles eram importantes para a Igreja Católica na evangelização e conscientização. E muitos acabaram perseguidos pela ditadura; tanto progressistas, quanto conservadores.
Naquela época a Europa tinha um clero vasto, diferente da atualidade. O jornalista Rodrigo Cardoso, em entrevista à Revista Isto É, revela que a “descristianização na Europa”, de onde a partir do século XVI saíram jesuítas que trouxeram o evangelho para a América Latina, é tão grande que um grupo de teólogos acredita estar o catolicismo se extinguindo do continente europeu.
O Brasil mostra um cenário diferente, ainda na avaliação do jornalista, pois apesar de haver pouco padre (1 para cada 8.624), o número de paróquias e sacerdotes cresceu. Conforme o Anuário Católico, distribuído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), há 31,8% mais padres do que em 2000. Com isso, as autoridades religiosas da América e da África preocupam-se em enviar seus padres à Europa a estudo, pois muitos não voltam.

13 março, 2012

DOCUMENTOS ASSINADO POR VICE-REI HÁ 212 ANOS

Há 212 anos, no dia 13 de Março de 1800, era assinada a carta de sesmaria concedida a Manuel Marcondes do Amaral, pelo vice-rei do Brasil Dom José Luiz de Castro, o Conde de Resende. O documento foi encontrado entre os diversos achados, em pesquisa no Fórum do município, pelo historiador Alan Carlos Rocha, encontrados, em perfeito estado de conservação. Trata-se do mais antigo documento da História de Barra Mansa.

Poeta e ambientalista, Alan foi um cidadão preocupado com a memória da cidade e junto com os amigos Aparício Guilherme Braz, Eduardo Augusto Wernech e o jornalista José Gentil Filho fundou a Academia Barramansense de História. E foi seu primeiro presidente (1998 a 2004).

As terras das sesmarias deu lugar à Fazenda Bananal, que um tempo depois se tornou  a Fazenda do Banco. Alguns dos achados de Alan podem ser visto no hall de entrada do Fórum de Barra Mansa.

Fonte: Livro Três Caminhos do historiador Alan Carlos Rocha – Nova Gráfica e Editora –Volta Redonda.

12 março, 2012

FOLHA NA TV ESTRÉIA NOVO MODELO JORNALÍSTICO

Começou ontem (11/03) na TV Cultura um novo modelo de notícias. O programa "TV Folha" é o jornalismo de entrevista escrita, levado para frente das câmeras, com repórteres atuando como se estivessem de improviso. Sem microfone e aquela preocupação do comunicador, perante à câmera, de mudar seu foco de visão para os telespectadores.
O foco é a notícia.  O primeiro bloco tratou sobre a cracolândia de São Paulo. Os viciados estão espalhados pelas praças, viadutos e marquises escura da cidade. Foram entrevistados ainda o cantor Chico Buarque, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD),  Naji Nahas e o advogado do goleiro Bruno.
Outro canal e também alguns sites apresentaram reportagem sobre o tsunami devastador que atingiu o Japão. A situação ainda está critica em locais atingidos, mas a recuperação é rápida, o país já deu exemplo.
No quadro "poder", o repórter tendo ao fundo Brasília faz parecido  com os repórteres do CQC, que volta hoje (12/03) a ser apresentado. 
Agora, os ouvintes passam a contar com mais uma opção no horário das oito, aos domingos à noite. Comentários e reportagens feitas nas redações do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além dos correspondentes nacionais e internacionais. 
Apesar de apresentado na TV Cultura, o programa é todo da editoria de a Folhaque convidou o “Estadão”, “Valor” e a revista “Veja” para produzirem reportagens.
Reveja o jornal no Folha.com, no UOL ou no site da Cultura.
Fonte: Jornal Folha, edição de domingo (11/03) e folhacom,do UOL.

11 março, 2012

FILHO VALE MAIS QUE CACHORRO, CARRO E MOTO

Às vezes você brinca:" meu carro é meu animal de estimação". E talvez seja mesmo. E o esteja tratando melhor que seu filho. O cão, para alguns, tem vezes que é bem tratado quando pequeno: carinho, toques, afagos. Mas, quando cresce, é deixado de lado. Parece que perde um pouco da magia. E isso pode acontecer também com o filho. 
Por isso; cuidado! 
Trate seu filho com carinho, não grite com ele, ouça-o. Escute-o. Converse, procure saber o que está fazendo, como foi seu dia , sua aula, seu brinquedo ou trabalho. Ele também tem compromisso. 
Fale baixo, estimule-o a ter coragem, segurança no que faz! Evite contar fatos negativos e falar do acontecimento que lhe deixou magoado no serviço.

Seu carro, sua moto, qualquer material. Tem vida própria. Já percebeu que seu veículo, com toda a correria diária, falta de atenção e manutenção, não o deixa na mão? Coisas novas ou velhas também dão defeito.
Portanto, faça um afago de vez quando no seu veículo. Trate-o com carinho. 
Quando emprestado, (não sei se já reparou) seu objeto não se porta da mesma forma com o outro, que não o trata igual. Ele não é dono e por mais que seja sério e honesto, vai tratá-lo diferente. Num carro, por exemplo, às vezes aparecem problemas que quando em mãos do dono não acontecem. E não é porque a pessoa dirigiu  mal ou foi descuidada.
Seu veículo, seu objeto, aquilo que lhe pertence é como aquele seu animal de estimação; merece carinho.. Lógico, não com a mesma proporção que a atenção e o carinho dados ao filho.
E fique tranquilo: carros, motos e objetos em geral não sentem ciúmes!

09 março, 2012

A SIMPLICIDADE QUE EXISTE EM CADA UM

Os versos de Cora Coralina, que começou em uma idade tão avançada a mostrá-los para o mundo, são exemplos da simplicidade que existe em cada um. A forma mais simples de dizer alguma coisa. De não ter medo e nem deixar para depois. Veja: 

Este é um poema de amor
tão meigo, tão terno, tão teu.
É uma oferenda aos teus momentos de luta
e de brisa, e de céu.
E eu, quero te servir a poesia numa concha azul do mar
ou numa cesta de flores do campo
Talvez tu possas entender o meu amor
Mas se isso não acontecer, não importa
Já está declarado e estampado
nas linhas entrelinhas deste pequeno poema
o verso; de deixará pasmo, surpreso, perplexo
eu te amo, perdoa-me, eu te amo
                                                      Cora Coralina, in Poema amoroso


08 março, 2012

AS MULHERES ESTÃO NO COMANDO DA TERRA

No Rio de Janeiro, há 20 anos mulheres já dirigiam ônibus. Eram poucas e algumas, já naquela época, se iniciavam no volante de caminhões. Em Barra Mansa e Volta Redonda, atualmente, há motoristas de ônibus. A empresa Sul Fluminense foi a primeira da região a admitir mulheres na direção.
Desde 2010 o quadro operacional do Saae/BM (Serviço Antônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) passou a contar com a mão de obra feminina: elas furam buracos e pegam em pás, enxadões e picaretas no serviço de instalação e manutenção  de água e esgoto.
Sabe-se, não foi opção da empresa, que nem estava preparada para recebê-las. São mulheres que obtiveram melhores notas no último concurso público realizado, deixando os homens para trás.
O cenário, entretanto, não é novo. Mulheres braço de ferro estão espalhadas por todo o mundo, até na guerra, como se observa, principalmente, no oriente médio. Diversas comandam batalhões da Polícia Militar (a exemplo do Rio) e chefias da polícia; se alistam nas forças armadas. São guardas municipais, soldadas rasas, vigilantes e operárias da construção civil. A área militar há muito deixou de ser exclusividade masculina.
A direção da casa é assumida por muitas, diante da falta do marido ou do desemprego.
Nas viagens espaciais a presença feminina já é comum e no mar há mergulhadoras exímias.
O que se pode presumir é que, as mulheres estão no comando da terra. São elas as geradoras da raça humana: educadoras, juízas e operárias da construção civil. Assumem as linhas de frente do país. Parabéns, às mulheres no seu dia. 

07 março, 2012

UM BILHÃO LEITORES NO MUNDO PREFEREM JORNAIS

No dia 28 de março comemora-se o dia do revisor e do diagramador, dois profissionais fundamentais na construção de um jornal: um produto muito antigo e ainda tão  presente no cotidiano, lido por pelo menos 1 bilhão de pessoas, em todo o mundo, de acordo com a WAN (Associação Mundial de Jornais). O “Acta Diurna”, surgido em Roma por volta de 59 a.C. é tido como o mais antigo “jornal”. Criado por Júlio César para informar os acontecimentos sociais e políticos, o jornal comunitário era escrito em grandes placas de pedras, expostas em lugares públicos.
O invento da imprensa em 1447 é o caminho para os informativos atuais. E a Europa sai na frente, com a máquina de Gutenberg promovendo o “livre intercâmbio de idéias e a disseminação do conhecimento”. Surgem os boletins sobre o mercado e os manuscritos em cidades alemãs.
Em meados do século XVI, surgem as publicações periódicas e freqüentes. Os modernos jornais aparecem a partir dos anos 1600, em países da Europa ocidental: Alemanha, França e Bélgica. A potente Inglaterra funda em 1665 o London Gazzete,  publicado até os dias atuais como Diário Oficial. A Gazeta de Londres se tornou a partir de 1702 o primeiro jornal diário dos ingleses. Por meio deles, aparece o primeiro jornal nas colônias britânicas na América do Norte.

Quarenta e sete anos antes da inauguração do Jornal do Brasil, a invenção do telégrafo (1844) faz um revolução na imprensa escrita. As notícias a partir daí chegavam em questão de minutos. O JB, como passa a ser conhecido depois, é o primeiro jornal de circulação estável no país. Antes da vinda da família real, a Gazetta do Rio chegou a marcar presença no país, pouco depois acompanhad pelo Correio Brasiliense, impresso na Inglaterra.
A chegada do Rádio em 1920 faz os jornais reavaliarem o seu papel, para quatro décadas depois se assustarem novamente com o advento da televisão.  De novo, um vento mais forte, a atual revolução tecnológica, que abre janelas minúsculas e diversas à Internet, volta a assustar os jornais. Porém, eles permanecem seguramente impressos.
Fonte: Wikipédia e Associação Nacional de Jornais - www.anj.org.br.


06 março, 2012

GIGANTE DE TECNOLOGIA TEM OLHOS PARA O BRASIL

Tim-Cook-Steve-Jobs
Tim Cook e Steve Jobs
Foto Extraída do Daily Contributor
A Apple, a principal de Steve Jobs e que em janeiro último teve seus dias de “a maior empresa do mundo”, esteve com quase 100 bilhões de dólares em caixa no início de 2012. E ainda discute com sua diretoria os países em que fará negócios. Mas, a melhor informação é que o Brasil está na mira de seus investimentos, conforme disse em entrevista seu executivo-chefe Tim Cook.
- “Acho que há uma oportunidade enorme para nós lá e já começamos a investir no Brasil”, palavras de Cook.
Quanto ao superávit da empresa, só no quarto trimestre de 2011, a Apple teve um faturamento de US$ 46 bilhões, um crescimento de 73% maior comprado com o mesmo período de 2010. Isto, tratando-se de movimentação, o lucro da gigante de tecnologia foi de 13 bilhões de dólares.
Os iPads e iPhones mantiveram um bom resultado comercial  e o lançamento do modelo 4S de celular fez as vendas ultrapassarem os 37 milhões de aparelhos unidades. Além de 15 milhões de tablets vendidos. A popularidade desses aparelhos, e dos mais diversos modelos de celulares, cresce em todo o mundo. E no Brasil não é diferente.
Apesar do interesse pelo mercado brasileiro, Cook afirmou que de início não haverá lojas físicas e que os produtos continuarão ser vendidos por sistema 0nline.
Texto com base em reportagem de  Folha, de 26 de janeiro de 2012.

05 março, 2012

AS ÁGUAS DE MARÇO AINDA NÃO VIRARAM NOTÍCIAS

O mês de março se acomoda, depois do Carnaval e com o reinício (agora é de verdade) das aulas, com um aviso de que agora o 2012 seguirá seu trajeto normal. As últimas notícias chamam a atenção da opinião pública, comovem famílias e referem-se a vítimas fatais em divertimento e lazer, trabalho ou causa social. Avançam de um mês a outro.
Na Antártida dois militares morrem num incêndio. Um acidente em parque de diversão, na cidade de Vinhedo/SP, mata menor, de 14 anos, que a nove não vinha ao Brasil. A morte em um vulcão no Chile de um jovem que gostava de aventuras e o atropelamento fatal, na Avenida Paulista de uma ciclista - bióloga, idealista, preocupada com questões sociais.
As notícias regionais/nacional fazem um redemoinho na cabeça, apagando da mente,  por um momento, as da cidade de cada um. Algumas tão graves como àquelas; de apelo emocional grande, evolvendo pessoas e fatos de um convívio mais próximo.
E a primeira quinzena de março avança. Vem à lembrança, a reportagem de a Folha, relatando o interesse de por redes sociais, como Facebook e de outros, por idosos que já fazem tatuagens na pele envelhecida, sem nenhum constrangimento.
A polêmica da Justiça que condena um verbete do dicionário de Antônio Houaiss faz lembrar outras palavras como “cigano”, vistas no Aurélio. “Você é um cão”, pode ser elogioso, lembra Carlos Heitor Cony em sua coluna no jornal citado acima.
Mas, antes que termine a quinzena, resta torcer por notícias simples sobre os “filatelistas brasileiros” a “música clássica”, o “fuzileiro naval”, o “combate o sedentarismo mundial”. Ou ainda artigos simples exaltando as mulheres de todo o mundo, que têm o seu dia em 8 de março. Fica a impressão que as águas de março não serão o forte das notícias deste ano.

04 março, 2012

UM MANANCIAL DE SABEDORIA E LONGEVIDADE

O Jejum é propriedade apenas de quem faz
Foto: Cesar Dulcidi (área em São Domingos - Barra Mansa)
O sábio Jesus quando passou pela terra deixou muitos ensinamentos. De solidariedade, gratidão, piedade, disciplina; de vida e amor fraternal; e tantos outros. O evangelho é um manancial de sabedoria. A longevidade, buscada por muitos, está embutida em quase todas as mensagens. Mas, a maior dificuldade para homens e mulheres é a de se ter disciplina para sua prática constante. Milhares de anos antes dos ensinamentos de Jesus Cristo, a máxima do Deus-maior-criador, Javé ou Jeová, foi enviada por intermédio do patriarca Moisés: os dez mandamentos. Com disciplina, Jesus os facilitou para a humanidade.
O jejum, penso eu, está entre os maiores e mais eficazes ensinamentos, porém precisa acontecer naturalmente. Sem trombetas, divulgação na Internet, propaganda ou “cara de coitado”. Ele não pertence ou é de propriedade de nenhuma igreja ou denominação religiosa.  E nem necessita de data exclusiva para acontecer. Precisa sim, ser propriedade apenas de quem o faz, no silêncio de seu coração.
Abaixo, está transcrito um texto católico, sobre o jejum quaresmal, constante no livro Guia de Curiosidades Católicas, de Evaristo Eduardo de Miranda. Editora Vozes.
Que jejua não come. Às vezes fica a pão e água, nunca consumidos ao mesmo tempo. No passado, jejuava-se durante a Quaresma. Desde 1949, depois de tantos morrerem de inanição durante a 2ª Guerra e também por outras fundamentadas razões pastorais, a Igreja propõe  o jejum quaresmal apenas na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. A Quaresma é uma ocasião para enfrentar a gula e a cada um compete saber o que isso significa para ele. Durante a Quaresma, alguns não comem doces, outros se abstêm do álcool, da carne, do cigarro, da internet, etc. O Senhor disse: “Você, pelo contrário, quando jejuar, unja-se a cabeça e lave o seu rosto” (Mt 6,17). Não há por que entristecer-se: o jejum quaresmal é o começo da Festa da Páscoa. E faz bem s saúde. Extraído do Almanaque Santo Antônio 2011 – Editora Vozes. 

03 março, 2012

‘CABEÇA’ NA ÍNTEGRA NOS 30 ANOS DO TITÃS EM SP

Ornamentação em Paraty Carnaval 2017
"Os velhos lobos" do Titãs deram uma entrevista ao vivo na última quinta-feira (01/03) na TV Cultura. Dos setes que fundaram a banda, quatro remanescentes: Paulo Miklos, Tony Belloto, Sergio Brito e Branco Mello. Falaram sobre os 30 anos juntos na música e do 3° LP lançado: “cabeça de dinossauro”.
Uma entrevista descontraída e despreocupada, onde carinhosamente eles trataram o primogênito pelo primeiro nome.
- “Cabeça é um disco de rompimento”, disse o vocalista Branco Mello. Rompimento com ditadura, com os antigos clichês.
Sesc Pompéia, num dia de semana, foi o primeiro local onde eles tocaram, há 30 anos. Belloto achava que “cabeça” seria um fracasso; se enganou. Disse, ainda, que a partir do ano de 1986 as bandas da época já estavam mais amadurecidas e isso é verdade.
Mas, qualidade e beleza, nem sempre rimam com experiência e amadurecimento. Muitas bandas surgidas nos anos 1980, em seu início, produziram músicas melhores e que se eternizaram. O Titãs se enquadra nesta, mas continua produzindo músicas tão boas quantos as primeiras.  

Veja Mais sobre o Titãs no site da Banda. 
E as próximas atrações, extraído e adaptado do mesmo site:
Os ingressos para a turnê do Titãs no Sesc Belenzinho (zona leste de São Paulo) - que começaram a ser vendidos na quinta, dia 1º, já estão esgotados.  Para celebrar os 30 anos de carreira e apresentar na íntegra o "Cabeça Dinossauro" (1986), terceiro disco da banda, ela fará uma série de sete shows: dias 8, 9, 10, 14, 15, 16 e 17 de março.Entre as faixas do álbum estão "Bichos Escrotos", "Polícia", "Homem Primata" e "Família". No repertório, também, músicas que vieram antes e depois desse álbum clássico. Os shows com a participação dos integrantes remanescentes da banda: Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto. A bateria ficará por conta de Mário Fabre.

02 março, 2012

A SAÚDE E O LEILÃO DE UM BURRO DOURADO EM BM

Em março de 1906, o primeiro historiador de Barra Mansa, o juiz Valentin Coelho Portas, publicou na imprensa local um edital de leilão. Era comum os leilões naquela época e atraiam bastante pessoas, porém aquele era muito estranho. O juiz anunciava de oferta ao público um burro dourado, bem pequeno, apreendido há uma fazenda do município, de nome Bom Jardim. Ninguém se atreveu a comparecer para apresentar qualquer oferta e o burro não foi leiloado.
Agora, um fato atual.
Um seminário sobre o diagnóstico da fibrose cística (doença genética) aconteceu na primeira quinzena de janeiro deste ano (2012), no auditório do Parque de Saudade em Barra Mansa. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi para capacitar profissionais com atuação na área, com o tema "Abordagem multidisciplinar visando o diagnóstico e tratamento da fibrose cística". Dirigido pela Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose do Rio de Janeiro (Acam-RJ).
Na atualidade, os tratamentos de saúde tem um divulgação mais ampla e a própria tecnologia ajuda a todos a se informar sobre qualquer doença. Mas, no passado não era bem assim. Até os intercâmbios e palestras sobre o assunto eram difíceis. Ainda nas primeiras décadas do século 20, se constata um dado interessante, também publicado no livro do historiador barramanse Alan Carlos Rocha.
Em 1927, o inspetor sanitário do Estado, Júlio Vergara publicou um livro com o título:"A Higiene em Barra Mansa”. O trabalho continha aspectos históricos e dados estatísticos sobre a Saúde em Barra Mansa, muitas informações da cidade e farto número de fotografias. Alan relata que parte do livro tinha sido encontrado, em tempos atuais, marcando folhas de processo no Fórum de Barra Mansa.
Fonte: Livro Três Caminhos do historiador Alan Carlos Rocha, patrocinado pelo Grêmio Barramansense de Letras (GREBAL) -  Nova Gráfica e Editora de Volta Redonda/RJ. 

01 março, 2012

O TEMPO E O MOMENTO DE CADA UM

Estabeleça metas simples e fáceis de serem alcançadas para que não haja expectativas desnecessárias e nem frustrações futuras. Não se deixe engolir pelo mundo louco à sua volta e não desanime. Haja com dedicação, persistência e paciência. Oriente seus propósitos para o lado luminoso e bonito da vida, pois ela desdobra a sua beleza e riqueza segundo o desvelar e o expandir da consciência.
Dedicar um tempo a si mesmo é o maior presente que pode você pode se dar.
Extraído do Almanaque Santo Antônio – Edição 2011 – Editora Vozes  - site jornal Bem Viver - selecionado por Maria Teresinha de Paiva – São João Del Rei/MG.