26 junho, 2021

A META É PLANTAR DEZ GIRASSÓIS POR DIA

Aqui não tem girassol, mas há sol intenso
O Girassol, lembrado em música da banda Cidade Negra como uma flor amarela, por representar felicidade, vitalidade, lealdade e entusiamo, nascerá no coração que trará a paz.  A canção expressa também  que para ser homem precisa-se da grandeza de um menino. Baseado nisso, a professora Gilda Calderon instituiu, para ela mesma, uma meta: plantar dez girassóis por dia.

Sem contar que a planta, tem em seu nome o significado de "flor do sol", justamente por seu caule se virar e buscar sempre a direção do sol. Somando todo esse conhecimento, Gilda Calderon achou que estava na hora de espalhar felicidade, plantando girassóis em diversos pontos da cidade de Barra Mansa-RJ.

Na empresa onde trabalha, em praças, vielas, no seu bairro e em outros pontos diversos, onde avalia que a planta vai florescer, foi lançada, literalmente, a semente. Calderon leva as sementes com ela e não tem um ponto definido para o plantio. Nesse primeiro momento, conforme observou, a flor tem mostrado sua eficiência, brotando até em gramados de praças. 

Segundo a professora, que também trabalha com saneamento, o mundo fica melhor e mais feliz com as flores e o girassol, com esses atributos peculiares, vai trazer paz e bem estar nos locais em que florescer, além de muita beleza. Calderon não sabe dizer quando vai parar, mas afirmou: "enquanto estiver fazendo bem ao meu coração". E a gente volta para apresentar, daqui mais uns tempos, os girassóis florescidos.

Foto: Cesar Dulciidi -

Edição às 15h55, de 26.06.2021 - Edição em 03.07.2021 - Edição em 03.11.2021 -

22 junho, 2021

VACINA PARA A LIMPEZA URBANA, GESTANTES, PUÉRPERAS E MULHERES DE 53 ANOS

Trabalhadores do SAAE na limpeza
Seguindo com Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, em Barra Mansa-RJ, hoje (22), estarão sendo vacinadas as mulheres de 53 anos nascidas de Julho a Dezembro e ainda os trabalhadores de resíduos sólidos e da limpeza urbana, além das gestantes e puérperas até 45 dias após o parto com ou sem comorbidades. A vacinação acontece no Parque da Cidade e é indispensável a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência nominal atualizado ou declaração do posto de saúde.
resíduos sólidos e outros

Puérperas e puerpérios são termos que ganharam destaques depois de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendar que se parasse de utilizar a vacina AstraZeneca/Fiocruz em gestantes e mulheres de resguardo. Isso depois da morte de uma mulher, que recebeu esse tipo de imunizante pós parto. O puerpério e o período entre 40 e 45 por qual passa toda a mulher  que teve filho. As chamadas puérperas.

Para serem vacinadas, gestantes e puérperas devem apresentar a avaliação médica com laudo e liberação. Nessas, o imunizante será aplicado em sistema Drive-Thru, entre 8h e 16h. As mulheres de 53 anos, nascidas de Julho a Dezembro, serão vacinadas no Teatro do Parque da Cidade (para essas não haverá sistema Drive-Thru). De 8h às 12h serão as nascidas de julho a Setembro; de 12h às 16h recebem o imunizante as nascidas de Outubro a Dezembro.

O Teatro do Parque da Cidade também dará espaço para que sejam vacinados, das 8h às 16h, os trabalhadores de resíduos sólidos e da limpeza urbana. A grande maioria desses profissionais são funcionários da Prefeitura Municipal de Barra Mansa (PMBM) e do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Muitos desses, quando não servidores concursados, prestam serviços às empresas terceirizadas.

21 junho, 2021

PASTA A MANO É O MAIS NOVO RESTAURANTE DE MASSAS DE VOLTA REDONDA

a chef Anna Braga preparando um dos pratos
Em breve, completam-se dois meses que se instalou na região a mais nova casa especializada em massas feitas a mão, de verdade, com cozinha autoral inspirada na italiana, em imóvel na Rua 27, nº 54, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda-RJ. A chef de cozinha Anna Guerra, criadora da marca Pasta a Mano, afirma que o novo empreendimento traz mais opção gastronômica para a cidade.

- Um dos nossos carros chefes é a minha lazanha preferida, a artesanal, feita com massa de açafrão da terra, com recheio de linguiça de pernil, molho de tomates frescos e queijo, sugeriu a chef Anna Guerra, que todos os dias é encontrada na Casa.

lazanha artesanal 

Quase quinhentas pessoas já passaram pelo restaurante, localizado no coração da Vila Santa Cecília. Como definiu o profissional de comunicação Adilson Botelho, fora de Volta Redonda há anos, que saboreou uma das iguarias do Pasta a Mano, em visita por esses dias à cidade. Em datas como o Dia das Mães e Dia dos Namorados, não faltaram pedidos do cardápio especial preparado por encomenda, que pôde e pode ser pedido pelo WhatsApp da chef, (24) 9.9233.6605.

"o ambiente aconchegante"

Anna Guerra lembrou da inauguração da casa, no início de Maio, quando muitos puderam se deliciar da massa genuinamente italiana. O encerramento da festa ocorreu depois do prato principal ter sido aproveitado por todos. 

"O espaço do restaurante e aconchegante e de fácil acesso, depois que contornamos o tradicional prédio do Escritório Central da CSN”, podemos estacionar perto do Memorial ou atrás do Cine 9 de Abril" observou o administrador de empresa Carlos Alberto, um dos últimos a deixar o ambiente, na ocasião. “Fica numa transversal, paralela ao Rio Brandão”, concluiu.

07 junho, 2021

AS LUZES MÍSTICAS DA SEGUNDA -FEIRA

Não é de Santa Terezinha, no Rio. Essa fica em
Rio das Flores-RJ - Aguardem!
Segunda-feira é um dia que muita gente gostaria que não chegasse. Quando se pergunta que dia da semana que menos gosta, todos rodeiam evitando escolher esse segundo dia, que para muitos é sinônimo de ressaca e preguiça. Para outras pessoas, segunda-feira é o dia das almas, da fé,  o momento de agradecer a graça recebida ou de pedir por uma. Pelo menos é dessa forma que muitas pessoas explicam o hábito de acender velas todas as segunda-feiras.
As luzes de segunda-feira, ou a tradição do acender velas, tem uma explicação diferente para cada pessoa. A operadora de uma fábrica de plástico no Rio de Janeiro, Maria de Lourdes Ferreira do Nascimento, de 42 anos, disse que faz isto apenas para pedir força para viver. Garantiu que não é por dinheiro e nem para alcançar felicidade. E que faz todas as semanas, ininterruptamente. Quando deixa de fazer, na outra semana paga a atrasada.
Convicta de que faz um pedido e de que será atendida em breve, a aposentada Edia Mattos, de 69 anos, que vai todas às segundas acender velas na Igreja de Santa Terezinha, em Botafogo, resumiu assim seu comparecimento todas as semanas: "a fé e que me traz aqui". O bancário Luís Alfredo Menezes, de 37 anos, disse que é em agradecimento a uma conquista.
Para o monsenhor Amaro Cavalcanti, há 20 anos pároco da Igreja Santa Terezinha, que fica ao lado do Shopping Rio Sul, e que é palco das muitas velas todas as semanas, os frequentadores não são somente os católicos. Ubamdistas, judeus e praticantes das religiões mais diversas vão alí cumprir com o compromisso. 
Mas aquela igreja da zona sul não é esclusiva, já que a tradição do acender velas vem de muito tempo e acontece em várias igrejas de todo o mundo. No centro do Rio, a Igreja de São Benedito, perto do Largo de São Francisco, é uma das mais concorridas. Além da localizada no Largo do Machado, onde os adeptos usam o lado direito da igreja, pela Rua das Laranjeiras, principalmente à noite, para encher o local de velas.
Os aficcionados pela prática, que têm os mais variados motivos, contam até com superstições, como a de que uma pessoa nunca acende uma vela com o mesmo fósforo. Quando não há outro jeito, pedem licença ao espírito a que cabe a oferenda. Outras não podem deixar passar para o dia seguinte, por isso até meia-noite há pessoas praticando o ato. O obreiro José Cavalcanti, de 58 anos, que junto com a mulher há mais de 20 anos trabalha na Igreja Santa Terezinha, afirmou que as quantidades de velas acendidas por uma pessoa também é muito variada. Ele contou que algumas pessoas chegam a acender até mil velas de uma só vez, dependendo da quantidade prometida.

Reportagem e foto: César Dulciidi -

Nota:

Achei a reportagem acima em meus guardados. Ela foi feita na década de 1990, para um tabloíde chamado Atualidade, da zona sul do Rio de Janeiro.  

Editado em 09.06.2021 -







01 junho, 2021

DECISÃO SAIU: SERÁ NO BRASIL A PRÓXIMA COPA AMÉRICA

Gabigol, aqui com Petkovic, sendo entrevistado pelo
 ex-jogador Junior - depois de mais campeonato ganho
pelo Flamengo, é um dos prováveis convocados para
a Copa do Brasil - Foto da TV: César Dulciidi

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) bateu o martelo e está decidido: a Copa América não será disputada na Argentina e na Colombia. Conforme lembrou o comunicador de Manhã Sul Fluminense, Oscar Nora, tudo indica que se destino será o Brasil. Conforme seus comentários, o fato dos campos de futebol serem mais no país, com condições de jogos, e a seriedade do país na realização de alguns eventos esportivo, indica que o país possa ser indicado.

Por um tempo Oscar Nora e Walter Cardozo elencaram esses pontos entre outros. Acrescenta-se, conforme reportagem no site Terra, a fala do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que depois de elogiar a presidência do Brasil, disse que "o torneio será disputado sob um rígido protocolo sanitário".  

Os comunicadores lembraram em suas falas, que o Brasil entrou no páreo, após a desistência da Argentina e da Colombia de realizarem os jogos por causa da pndemia de Coviod-19. 

Em breve será divulgada a tabela completa da competição. Empolgados, Nora e Cardoso falavam de uma possível decisão na capital Rio de Janeiro.