29 maio, 2016

DISPUTA DE QUEM MANDA UMA CUSPARADA MAIS LONGE OU GENERALIZAÇÃO DO MAL?

A nau dos insensatos está em música, sátira, obra, filme ou representação da cultura ocidental de literatura e pintura, entre tantas outras citações. No entanto, aqui, me refiro a um titulo do texto escrito pelo Doutor em educação Histórica pela UFPR e professor do Curso Positivo Daniel Medeiros, na página 2 de o Diário do Vale, de 28 de Maio de 2016, no Espaço dos Leitores. Uma reflexão interessante.
Brincadeira, podemos considerar, o ato inocente dos protagonistas de o Titanic de “ver quem cospe mais longe”. Quanto a jogar um cãozinho no mar para fazer chacota com quem pula atrás para salvá-lo, é maldade e, nos dias atuais, até crime. Que o diga a Associação de Proteção aos Animais. Mas, vamos ao texto que cita na verdade a "Nau Vera", da obra de Katherine Anne Porter.

Os passageiros da nau “Vera” são uns tolos que se julgam sagazes e autênticos. Começando pelo capitão Thiele, incapaz de estabelecer a ordem e a paz em seu navio mas autor de discursos intensos nos quais preconiza o fuzilamento dos pobres e a submissão absoluta à autoridade; ou os estudantes cubanos que buscam escandalizar e constranger, mas que só conseguem provocar risos e compaixão com suas grotescas demonstrações de falta de educação e respeito: “são exatamente os sonhos maus de seus pais”, diz um dos passageiros diante de mais uma de suas “brincadeiras”; até mesmo um casal de gêmeos, sem eira nem beira moral, jogam um cãozinho ao mar, “por diversão” e quando um dos passageiros pula e se afoga tentando salvar o pobre animal, é ridicularizado por ser ele, o que buscou resgatar um mínimo de decência, o tolo.
Finalmente, depois de festas e brigas, vexames e traições – “no navio só pensavam em fazer vigarices – o “Vera” chega ao seu destino e outros tolos embarcam, dando início a um novo ciclo aparentemente sem importância. Nessa obra magnífica concluída em 1961, a autora norte-americana Katherine Anne Porter retrata o ambiente de valores ao avesso que compôs o cenário europeu que precedeu a segunda guerra. Uma reflexão sobre como a perda da referencia ética é sim um perigoso passo para a generalização do mal.
Há alguns dias, um amigo entrou no banco e ouviu, na fila, alguns homens, com as vozes alteradas, proporem que “se matasse o Lula” e que este ato seria um ato de “patriotismo”. Meu amigo reagiu, indignado àquela incitação ao crime, e quase foi espancado pelas pessoas na agência, não só pelo grupo que conversava, mas por outras pessoas que estavam lá. Quem é o tolo dessa história? Em qual lugar o apagamento do discernimento, da civilidade, da capacidade de permitir que as ideias “briguem” sem por em risco a integridade física das pessoas, em qual lugar chegaremos? Há um porto seguro para essa nau de insensatos? Os efeitos da euforia distópica que a tudo quer destruir, fazer terra arrasada, esse sangue nos olhos , esse dedo em riste para todos, essa gana de nutrir desertos trará qual benefício para nosso país? Fogueiras e autos de fé já não nos deu a História exemplos demais para querermos sua

volta?
Todo avanço democrático sempre combinou inclusão e ampliação. Toda exclusão e restrição só alimentou discursos de violência e dor. Será que não está além da hora de se pensar em parar as diatribes inconsequentes ou então assumir de vez a face do casal de gêmeos da estória que gostava de ver o cão agonizar em meio ao oceano pelo “prazer” que a dor dos outros traz? Sapere aude.
Com base em artigo do site Central Press

26 maio, 2016

ENXAME DE ABELHAS GRUDA EM TRASEIRA DE CARRO ONDE ESTAVA A ABELHA RAINHA

The silver Mitsubishi Outlander which became attacked by a swarm of bees in the high street in Haverfordwest
As abelhas na traseira do Mitsubishi Outlander prata
Um enxame de abelhas, que se instalou na traseira do Mitsubishi Outlander prata, assustou moradores de uma rua de Haverfordwest, no Condado de Pembrokeshire, no País de Gales. As abelhas, calculadas em 20 mil, permaneceram por dois dias na lataria do carro e seguiam a abelha rainha, alojada no porta-malas do veículo.
A reportagem do jornal online Daily Mail ouviu a proprietária do Mitsubishi, Carol Howarth, de 65 anos. Ela estava nas imediações do Parque Nacional, fazendo compras e quando ia embora se surpreendeu com o enxame, que formava uma imensa mancha marrom na lateral e parte do vidro traseiro do carro.
- Foi realmente incrível. Eu nunca vi nada parecido. Serve para mostra o poder da natureza, disse ela.
O fato aconteceu no domingo, mas o drama da dona do veículo não terminou no mesmo dia. Apesar de apicultores e guardas do Parque conseguirem espantar o enxame, Howarth foi surpreendida por mais abelhas que a seguiram no trajeto de volta para a casa.
Na segunda-feira, por volta das 18h, ela chamou novamente apicultores. Então, conclui que os insetos deviam estar atrás da abelha rainha, descoberta depois de muito tempo,  no porta malas de seu Mitsubishi.
Algumas manchetes na internet brasileira e americana insinuavam entre aspas "ataque das abelhas". Mas, foi algo nunca visto por profissionais, conforme a reportagem. Muitas pessoas, inclusive Howarth, foram picadas pelas abelhas.
Texto com base em reportagem do Jornal Online Daily Mail -

20 maio, 2016

10 MILHÕES DE PESSOAS PODEM MORRER EM 2050 PELA INEFICÁCIA DOS ANTIBIÓTICOS

Foto copiada do site Notícias R7, da TV Record -
Em 2050 mais de 10 milhões de pessoas, por ano, poderão estar morrendo por causa das bactérias resistentes aos antibióticos. A informação foi divulgada por pesquisadores indicados pelo governo britânico e divulgada ontem (19) na capital Londres, na Inglaterra. A imprensa vem anunciado essa resistência bacteriológica, com mais intensidade, desde o começo da segunda década deste milênio.
- É preciso que isso se torne uma prioridade para todos os chefes de Estado, afirmou o economista, que elencou uma lista de medidas para enfrentamento do problema. Uma das medidas, seria uma mudança drástica na forma de uso dos antibióticos. O'Neil afirma que o consumo excessivo e o mau uso favorecem a resistência das chamadas super-bactérica.
Conforme uma reportagem de novembro passado, da revista cientifica Lancet, se as bactérias se tornarem completamente imune aos antibióticos e a todo o tipo de tratamento, o mundo entrará no chamado "apocalipse antibiótico", com retorno da humanidade ao período da Idade Média.

18 maio, 2016

PORTO REAL É PARTE DAS 3.700 ATIVIDADES DE CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE MUSEUS

Pelos menos 1236 museus de todo o país estão envolvidos em 3700 atividades, como oficinas, exibição de filmes, palestras, atenção especial a visitantes e visitas mediadas. Isto porque, hoje (18) é o Dia Internacional de Museus e para que a data não passe em branco, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibran) está promovendo a 14ª Semana Nacional de Museus. Na região, a Casa do Imigrante, em Porto Real, tem programação especial, gratuita, que começou ontem (17) e segue até domingo (22).
A data foi criada em 1977, com o objetivo de sensibilizar as pessoas em relação a importância de um museu e seu papel no desenvolvimento da sociedade. Desde então, o Brasil é o país que mais celebra a data. Na região, apesar do número pequeno de museus, a Casa do Imigrante, no Centro de Porto Real, à Avenida D. Pedro II, s/ nº, promove atividades que passam por visitações à roda de conversa.
A visita guiada à exposição, denominada “Intervenções Cotidianas: percepções e olhares”, assim como a palestra, como o mesmo título, busca destacar a beleza arquitetônica da cidade, com sua gastronomia e a influência das primeiras famílias italianas que chegaram ao lugar, nas últimas décadas do século dezenove.
Nos dias 20 e 21, exibição do filme “Narradores de Javé” e logo depois os historiadores Eminny Alycarmel Gazzaoui, Petterson Magno, João Rodrigo Alarcão e Jader Hermann conversam com o publico, no Auditório do Horto. Sexta-feira (20), a exibição começa às 18h30 e, no dia seguinte,  às 17h30. O ciclo de palestra abordará temas relacionados à cultura da cidade e região, preservação, territórios e influências. Mais informações pelos telefones: (24) 3353.1221 e (24) 9.9221.8949. 

17 maio, 2016

IMPRENSA INTERNACIONAL FAZ CRÍTICA A SUBSTITUTO DE DILMA PÓS IMPEACHMENT

A imprensa internacional criticou o presidente interino Michel Temer, logo após o Impeachment que afastou a presidente Dilma Rouseff. A rede de TV CNN, as revistas TimeThe Economist, além de os jornais Los Angeles, The Goble and Mail e o The Guardian, britânico, que tem edição americana, foram duros na crítica. Em matéria principal, o New York Times apontou Temer como o primeiro, em décadas, que não nomeia mulher em seu 'staff' governamental.
O jornal norte-americano Los Angeles afirmou que Michel Temer começa a governar tendo que provar sua legitimidade, pegando de frente a pior recessão, em décadas. O canadense The Goble and Mail informa que dos 24 ministros anunciados, sete enfrentam acusações na operação Lava Jato e o The Guardian diz que o presidente fala em confiança a todos os brasileiros, mas monta um governo “de brancos” em um dos países mais etnicamente misturado do planeta.
As revistas - The Economist e Time, mencionam a dificuldade que Temer terá para governar num ano eleitoral e por causa da suspeita de corrupção envolvendo membros escolhidos para seu governo. Para a primeira, a dificuldade pode surgir em um Congresso, onde os mais de 500 parlamentares, de diversos partidos, podem estar mais preocupados com as eleições locais. A Time cita a corrupção na Petrobras, que envolve não só políticos do PT, mas de todos outros partidos.
A rede de TV CNN diz que o governo Temer terá que conquistar a confiança dos brasileiros, nos mesmos seis meses em que a presidente afastada, Dilma Rouseff, tentará provar sua inocência. ”Tarefa imensamente difícil', conforme assinala a TV.
A inconformação de diversos segmentos da sociedade com um ministério formado só por homens, fez Temer mudar de ideia, que logo depois anuncia uma mulher para a Cultura. O estadunidense New York Times criticou também a escolha do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, que seria um criacionista (opositor da teoria da evolução das espécies).

14 maio, 2016

BRAÇO ROBÓTICO DE NOME CARMEM AJUDA EMPREGADOS DE MONTADORA AMERICANA

Mechanical engineer Jesse Rochelle works with a Robot called Baxter which automates production at the Stenner Pumps factory Thursday April 21, 2016 in Jacksonville, Florida.
O engenheiro mecânico Jesse Rochelle ao lado de um robô
Foto: Financial Times 
Na linha de montagem, um braço robótico de nome Carmem faz a parte mais pesada, separando componentes em caixas, de máquinas de cargas. Na montadora SEW, em uma outra parte, uma frota de caminhões robóticos da continuidade aos serviços remodelados. Nessas pequenas células, um único funcionário, ajudado por uma bancada robótica, monta um sistema de acionamento completo na produção de carros. 
Segundo a reportagem do jornal americano, tudo ficou mais claro e os trabalhadores se dizem mais felizes. "Eu não tenho mais que levantar peças pesadas", comemora Jürgen Heidemann, que trabalha na SEW há 40 anos. Ele entrou na empresa com 18 anos e diz que hoje é muito melhor, pois consegue concluir toda etapa da linha de montagem, trabalhando menos, sem muito esforço.
As montadoras aqui da região, Peugeot, Volkswagen e Nissan, ainda dependem de muitos funcionários. Com a crise, mudanças de horário, férias coletivas são medidas para evitar a demissão em massa. Mas, lá fora o cenário é outro, com a presença cada vez maior de robôs, conforme o relato acima. A novidade é que carros são fabricados, usando o mínimo de mão de obra humana.

10 maio, 2016

RAPTE-ME CAMALEOA E CAPTE-ME UMA PRESENÇA BOA EM EXPOSIÇÃO NO "AMANHÃ"

“Rapte-me, camaleoa”, a música intrigante de Caetano Veloso, é a primeira frase que veio a cabeça do jornalista César Dulcidi, que se disse também intrigado com a exposição “Capte-me, nenhuma presença será ignorada“ que está no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, n° 1, Rio de Janeiro. A exposição, lançada na última sexta-feira, vai até 20 de Julho e mistura ações tecnológicas combinadas com inteligência artificial, robótica, biotecnologia, impressão 3D, além de muito jogo de luz, som e imagens.
Apresentada pelo Laboratório de Atividades do Amanhã, a exposição, conforme a reportagem da Agência Brasil, é dedicada à inovação e à experimentação, tudo isso em harmonia com os resultados da tecnologia tradicional e a neotecnologia, surgida no 3º milênio, misturando luzes e espetáculo pirotécnico. É a mistura de fogo, luz, cor e tecnologia, como diz o jornalista César Dulcidi. 
- “Rapte-me camaleoa, adapte-me a uma coisa boa” é tudo que representa a exposição, em um momento da sociedade humana em que somos captados, em todos os lugares, por câmeras, e somos achados em qualquer parte pelo celular ou por um ship adaptado, completa o jornalista, parafraseando Marcela Sabino, diretora do Laboratório de Atividades do Amanhã.
Marcela Sabino, curadora da exposição, disse à reportagem da Agência Brasil que a mostra procura revelar o ser humano sendo captado por vários sensores e vários sistemas à sua volta. “A exposição é uma metáfora para o que acontece no mundo em todos os momentos”, conclui a diretora.
Passando por ambientes lúdicos e exploratórios, o público interage com as projeções, sons e gráficos, que vão se modificando a todo momento, a medida que todo o aparato tecnológico da exposição capta a movimentação do público no ambiente. E o público descobre, em um determinado momento, que pode interferir e obter resultados diferentes quando anda, olha, toca e se posiciona em espaços diferentes da mostra.
- É o próprio público em exposição, num jogo de dados, resume César Dulcidi. E os dados são a principal matéria-prima da era da informação, de acordo com Marcela Sabino."... podem ser trabalhados de varias formas, solucionando problemas e gerando conhecimento". Podem ser a captação de uma mensagem à toa, como canta Caetano Veloso.

                        Vídeo extraído do You Tube - uma produção Vevo

08 maio, 2016

A CONJUNTURA DE UM PAÍS APRESENTADA EM CHARGES NUM JORNAL

As charges ao lado e abaixo, de Chico Caruso, de o jornal O Globo, foram publicadas nos jornais do dia 20 e 21 de Abril último. Elas representam uma imagem, muito pessoal, da conjuntura atual, quando uma presidenta, por sinal a primeira mulher à frente da República Federativa Brasileira, está prestes a ter seu afastamento do cargo confirmado. 
Esta semana o Senado inicia a votação, dando sequência ao trabalho inicial feito pela Câmara dos Deputados, que era presidida por um parlamentar na ocasião do Impeachment, que foi afastado do mandado, na última quinta-feira, pelo Supremo Tribunal Federal.  Uma história complicada de se entender por povos de outras repúblicas desse planeta.

07 maio, 2016

LÍDER DALAI LAMA SE RENDE A TECNOLOGIA E CRIA SITE PARA BUSCA DA PAZ INTERIOR

Dalai Lama e o psicologo Paul Ekman
Foto extraída do Atlas das Emoções - NYT
O The New York Times noticiou, seguido pelo O Globo, que o líder tibetano Dalai Lama admitiu poder através da tecnologia alcançar as pessoas. Para isso, pelo que entendi, ele se rendeu a ela e apesar de não ter muita habilidade com internet e os aplicativos, hoje tão em uso, resolveu criar, de início, um site específico com o objetivo de ajudar as pessoas a achar a paz interior.
Segundo a reportagem, seria um "mapa da mente", conforme foi chamado por ele próprio, que pediu ajuda com o amigo Paul Ekman, psicologo americano que está entre os 100 profissionais da área mais notáveis do mundo. Ekman foi o aconselhador dos criadores do filme "Divertida Mente". da produtora Pixar.
O psicologo, junto com a filha, a doutora Eve Ekman, tentaram criar, para Dalai Lama, um guia interativo para as emoções humanas, que vai fazer com que qualquer pessoa, em conexão com a internet, alcance seu auto conhecimento. Então, surge uma página, como se fosse um atlas das emoções, proposto com Ekma, que compara o mesmo à descoberta da América. No caso, uma mapa para se chegar ao estado de calma. 
-"...O que estamos fazendo não é apenas pelo conhecimento, mas para criar um sr humano feliz. Do humano feliz, vem a família feliz, a comunidade feliz, a humanidade feliz", este é um extrato do pensamento do líder, com pai e filha reunidos, penso eu. 
O projeto da página custou, pelo menos 750 mil dólares, segundo o jornal. Mesmo se rendendo aos avanços, Dalai Lama diz que "a tecnologia é para sua próxima encarnação.
Fonte: The New York Times -

05 maio, 2016

YOU TUBE PRETENDE OFERECER AOS SEUS USUÁRIOS SISTEMA DE ASSINATURAS POR TV

Informação, direto de Los Angeles, e já divulgado amplamente pela imprensa brasileira nos termos abaixo,  dá conta de que o You Tube planeja para 2017 um sistema de assinatura por TV, chamado "Unplugged", que vai oferecer aos usuários uma gama de canais transmitidos Via Internet. 
O serviço seria uma prioridade do site de compartilhamento,  comando pelo Google, que já vem conservando com algumas empresas, entre elas a Twenty-First Century, Fox e CBS.
Nos Estados Unidos, o You Tube já oferece um serviço de assinatura chamado You Tube Red, onde os usuários assistem vídeos, sem nenhuma propaganda, basta pagar o referente a 9,99 dólares mensais.

01 maio, 2016

O WHATSAPP COMO OBJETO DE ESPIAÇÃO ALHEIA DESRESPEITA ACIDENTADOS E DOENTES

Mensagens no Whatsapp, em março deste ano, por mais de uma vez, davam contam que o ator Francisco Cuoco tinha morrido. Noticia falsa! Assim como a da morte do cantor sertanejo Sérgio Reis, em 2014, na internet. Outras celebridades, de maior ou menor fama e poder, entraram na lista dos maldosos. Esta semana, um áudio no aplicativo divulgava a morte do governador Luiz Fernando Pezão. Mentira! O desrespeito com as pessoas doentes, acidentadas, também é grande. Quinta-feira uma pessoa depressiva deitou nu na Rua Capitão Jorge Soares, atrás  da Matriz, no Centro de Barra Mansa e as imagens e vídeos rapidamente foram trocadas entre as pessoas.
É o Whatsapp em ação. Com ele, qualquer a notícia rapidamente se espalha. E com
o crescimento de sua utilização, aumentam-se as mentiras, as notícias falsas de famosos mortos, alarmes de medidas governamentais inexistentes e as brincadeiras, maldosas ou não. Além de vídeos das desgraças alheias e de pessoas ausentes de lucidez, conforme este caso mencionado de Barra Mansa .
Sabe-se que como a TV, essa nova e dinâmica ferramenta tem o seu lado bom. Mas, ao mesmo tempo, como a TV, não se pode proibir seu uso e assim, o lado negativo da informação pode prosperar entre as pessoas da má índole. Tanto, que o Whatsapp pode é, certamente, já é utilizado até mesmo por organizações criminosas. Aos eticamente corretos, fica o alerta. Não entre na onda oportunista e respeite para ser respeitado. Qualquer um pode ser surpreendido com imagens ou pequenas filmagens de parentes, em situações constrangedoras, ou então em insanidades colocadas à espiação alheia. Cuidado! “Não faça a outrem, aquilo que não lhe convém”.

Whatsapp se Populariza - O aplicativo vai se popularizando dia a dia no país. É no Brasil, mais que México e Estados Unidos, que a procura pelo serviço aumenta, enquanto a utilização da comunicação por voz e SMS vai ficando para trás. Alguns especialistas arriscam a dizer que em nenhum outro país do mundo a procura por essa forma de comunicação cresceu tanto. Em 2013, pesquisa apontava que o whatsapp já era usado por 72% dos brasileiros.
É grande a opção que o aplicativo dá a qualquer comunicador para expressar duas ideias, mesmo que ela sejam ouvidas por poucos. Sendo um de meio de comunicação - Jornal, Rádio ou TV, as chances para se destacar como repórter é certa: uma boa pauta, foto inédita ou surpreendente, ou um vídeo de um acontecimento. Há ainda, a promoção pessoal com um vídeo legal.