29 junho, 2014

CENTENAS DE ARANHAS SE JUNTAM EM TEIA COMO COGUMELO

Uma teia de aranha pequeninas, com centenas delas, me chamou a atenção. Avistei-as, por acaso, no intervalo da partida entre Itália e Costa Rica (Copa do Mundo no Brasil), no feriado prolongado de Corpus Christi. No intervalo do jogo, encontrei a teia no portão vizinho à minha casa, no bairro Morada Verde, em Barra Mansa.
Todavia a colônia de aranhas não vingou. Passados alguns dias, sem que alguém mexesse, os bichos secaram amontados. Por pelos menos três dias acompanhei a trajetória das aranhas. Achei que a colônia se espalharia, com cada uma tomando rumos diferentes, e a preocupação era que o destino fosse a minha casa.
Meu  vizinho não deu muita importância, acho que sabia como ia terminar. O portão, ao ser aberto, balançava a teia, mas não desmanchava o "trabalho" dos bichos. Eu temia que atrapalhasse o "grande" aglomerado (menor que a palma da mão aberta), acabando com a minha expectativa.
Foram feitas várias fotos e imagens. E um destaque diferente - como havia chovido - os pingos d'água fixados na teia não se desfizeram, nem deslocaram as aranhas, que permaneceram nos fios.
Aliás, ao vídeo publicado no You Tube, dei nome de Aranhas na teia e pingos d'água. Frustrei-me, na manhã que percebi que o grande cogumelo aracnídeo não prosperara. O habitat delas estava  impróprio, mesmo porque, com um simples toque, seria desfeito. 
No final, as aranhas acabaram juntas, como bichos empalhados, na forma de um pequeno cogumelo cor de terra.
Veja o vídeo abaixo:

24 junho, 2014

ETPC/VR REALIZA EVENTO NAS COMEMORAÇÕES DE 70 ANOS

Fachada da Escola Pandiá Calógeras de Volta Redonda
Ao completar sete décadas este ano, aliando inovação e tecnologia à educação, a Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), promove o seminário “Inovação e Criatividade: Desafios à Educação”. O seminário, que acontece no próximo dia 27 de junho, na sede da escola, em Volta Redonda, é parte das comemorações de aniversário e servirá para a discussão dos problemas do ensino que desafiam a educação no país.
É um encontro aberto à participação de professores, pedagogos, acadêmicos e especialistas em tecnologia e educação, além de representantes das empresas dos diversos setores produtivos da região. Profissionais de educação e acadêmicos podem se inscrever gratuitamente no site da escola www.etpc.com.br, onde poderão obter mais informações pelo telefone (24) 3340-5400.
A reflexão será sobre quais os desafios da área educacional para tornar o ensino brasileiro mais atraente e efetivo na formação de cidadãos e profissionais com excelência.
Nas discussões sobre o tema, dois nomes importantes no cenário nacional da educação, os doutores José Manuel Moran (doutor em Comunicação pela USP) e Gaudêncio Frigotto (doutor em Educação pela PUC-SP).
A dupla está entre os maiores estudiosos da área educacional no país e vai palestrar sobre o papel da escola e o uso das tecnologias na formação de jovens criativos e inventivos.
Com o evento, a ETPC faz um alerta: a importância de se assegurar uma formação técnica e acadêmica, capaz de inserir o jovem profissional e socialmente como uma peça atuante, criativa e inventiva, promotora de constantes inovações.
Fonte e foto: Jornal a Voz da Cidade - reportagem adaptada -

23 junho, 2014

PAPA RECEBE CARTA DA FIFA DE "APERTO DE MÃO PELA PAZ"

Foto: Brasil e México -
Por ocasião da abertura da Copa no Brasil, foi lançado o programa Aperto de Mãos pela Paz, que consiste no aperto de mãos entre os atletas antes e depois de cada partida. O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatterr, enviou carta ao Papa Francisco informando que a entidade mantém a promessa feita em novembro passado em visita feita ao Vaticano.

Na carta enviada, Blatter informou que na cerimônia de abertura do evento no Brasil, foram soltas três pombas, simbolizando a paz e com uma mensagem extensiva a todo o mundo.
Ele destacou o programa no Brasil, onde também foi lançada  uma campanha contra o racismo e a discriminação no futebol, visando incentivar os próprios torcedores a publicarem a mensagem Diga não ao Racismo nas redes sociais.

Na reportagem divulgada pela imprensa, consta que os jogadores Samuel Eto’o, da Seleção de Camarões, Steven Gerrard, da Inglaterra e Lionel Messi,da Argentina, já deixaram suas mensagens ao mundo na rede, exaltando a união entre todos os desportistas.

Joseph Blatterr finalizou a mensagem enviada ao Papa, por meio de carta postada, dizendo que “por ser homem de fé, apesar de presidente da Fifa, expressava ali suas “mais fervorosas e sinceras saudações” e de toda a família futebolística. 
Foto: arquivo pessoal -

22 junho, 2014

FENÔMENO "NEYMARMANIA" AUMENTA NA COPA NO BRASIL

A tietagem a jogadores aumentou com a copa e novas reportagens sobre abordagens devem surgir na semana. Os fãs de todos os tipos fazem vigília nas concentrações e até a Costa Rica, depois da vitória sobre a tetracampeã Itália, ganhou uma imensidão de admiradores. Mas o fenômeno que mais cresceu com a Copa do Mundo no Brasil foi a neymarmania.
Como na Copa das Confederações de 1997, quando jogadores rasparam a cabeça, e em outras, que no decorrer do campeonato alguns apareceram com um novo corte, Daniel e Neymar mudaram o design do cabelo, o que só fez aumentar a neymarmania.
Conforme a reportagem do programa jornalístico Fala Brasil, da Rede Record, as neymarzetes, como são chamadas as fãs  mais ousadas, são capazes de tudo para conseguir a aproximação dos atletas.
E não são apenas meninas, rapazes também dão vida à mania. Os cortes de cabelos ao estilo de Neymar e Daniel, assim como de outros, aumentaram depois do início do campeonato. 
Mas é bom lembrar: o fenômeno neymarmania já existe há mais tempo. Alguns acreditam que ele tenha nascido com o futebol do craque brasileiro no Santos Futebol Clube e atravessou o atlântico, quando o jogador foi para o Barcelona.
Bom será ser o craque brasileiro crescer  nos próximos jogos e o fenômeno tornar-se mundial. Vamos torcer! E que surjam outros fenômenos na seleção brasileira.
Fotos feita da TV: arquivo pessoal -

21 junho, 2014

CHEGOU O INVERNO COM A COPA MUNDIAL E AS NOTÍCIAS

Escrevo em junho, em plena Copa do Mundo no Brasil e com a notícia de que o inverno chegou às 7h51min. Sem novidade; sabia. Entre outras que leio - velhas e novas - destaco uma, meio comercial, que cita o livro de Francisco Goldman, que na década de 1980 foi correspondente de guerra na América Central.  
Descubro que Goldman inconsolável com a morte da mulher, Aura Estrada, de 30 anos, faz a reconstituição do acidente que a matou: uma onda fatal     que só surge no mar em condições específicas e são ocasionais.
O escritor, de 60 anos, enfrentou acusações da mãe da moça de ter sido negligente. O casal estava em viagem de férias e brincava de pular ondas numa praia da costa do México, em 2007, quando a mexicana Aura, estudante de letras hispânicas em Nova York, foi arrastada por uma mais violenta e inesperada.
“Diga o nome dela” é o nome do romance escrito por Goldman.

13 junho, 2014

LIXEIRA CLANDESTINA É DESCOBERTA EM BARRA MANSA

Bombeiros e funcionários  da prefeitura diminuem combustão
Uma lixeira irregular foi descoberta na entrada do bairro São Domingos, em Barra Mansa. A poeira vermelha e o cheiro forte de rescaldo de incêndio chamou a atenção dos moradores ontem (12) pela manhã, quando a Imprensa local foi chamada para acompanhar o trabalho de bombeiros do 7º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) e de funcionários da prefeitura do município. Uma retroescavadeira removia a terra contaminada,  enquanto bombeiros atiravam água para diminuir a combustão. Um agente da defesa civil do município disse que o descarte irregular àquela área verde vem acontecendo há dois meses.

Moradores reclamam do lixo jogado na área verde
A população, preocupada com o despejo, chamou a Prefeitura. A princípio, os moradores pensaram tratar-se de prática autorizada, mas, assustados com a quantidade e a ausência de carros oficiais, resolveram denunciar.
Segundo um morador, a combustão na terra com a elevação de fumaça, dando a impressão de incêndio, foi o que mais chamou a atenção. Alguns pensaram tratar-se de lixo hospitalar e os pais logo procuraram tirar as crianças das imediações.
A área de despejo é um vale remanescente da mata atlântica, onde corre um lago à margem da estrada que liga os bairros Siderlândia e São Domingos. Moradores reclamaram que lixo (entulhos,pneus etc) são constantemente jogados no local.

02 junho, 2014

É PROIBIDO EM TODO O PAÍS FUMAR EM LOCAIS FECHADOS

Dois anos e meio depois de a Lei Antifumo ser publicada, a presidenta Dilma Rousseff assinou dia 31 de Maio, Dia Mundial sem Tabaco, o decreto que regulamenta a norma e proíbe o fumo em locais fechados e de uso coletivo. O decreto ainda extingue os chamados fumódromos, veta qualquer propaganda de cigarro no país e amplia o tamanho dos alertas nas embalagens do produto.

A regra, que será publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2), entra em vigor em dezembro. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a regulamentação visa a desestimular ainda mais o tabagismo e proteger as pessoas que não fazem uso do cigarro.

Pela regulamentação, será proibido o consumo de cigarro, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos considerados fumígenos, como os narguilés, em locais públicos de uso coletivo, total ou parcialmente fechado, incluindo áreas com toldos, divisórias, além de espaços que tenham teto e parede em qualquer um dos lados.

“Para ser mais preciso, naquela varanda do restaurante que tem cobertura, no toldo da banca de jornal, na cobertura do ponto de ônibus, em todos os locais que são fechados por uma parede ou face, estará proibido o fumo se [o espaço] for de uso coletivo”, exemplificou Chioro.

A regulamentação também estabelece que os produtos fumígenos só poderão ficar expostos no interior dos estabelecimentos de venda. Esses locais serão obrigados a afixar mensagens de advertência sobre os malefícios do cigarro. “Aqueles displays com propaganda que ficam dentro dos estabelecimentos ficam proibidos. O máximo que poderá haver é a exposição das embalagens. [Nesses displays], 20% dessa área de exposição deverão estar claramente identificando as mensagens de advertência, a proibição para venda a menores de 18 anos e o preço”, disse o ministro. No caso das embalagens, a regulamentação determina que as mensagens de advertência ocupem 100% da parte de trás. A partir de 2016, as empresas deverão incluir o texto também na parte frontal, ocupando 30% do espaço do maço.
Fonte: Agência Brasil

01 junho, 2014

A FAMÍLIA BARRETO SE REUNEM EM CONFRATERNIZAÇÃO

A família dos Barreto se reuniu neste domingo para confraternizar os aniversários ocorridos em Maio e Junho. A reunião foi em um sítio, em Santa Rita, Barra Mansa. Nos reencontramos com os tios de Pinda-SP, de Volta Redonda, e os daqui; os diversos primos de primeiro e segundo graus e os amigos. O lugar é muito especial, com uma casa muito aconchegante, muito verde e espaço suficiente. No meio da descontração, houve um momento para oração e agradecimento.
O sistema utilizado é a tradicional cotização entre todos, mas, na verdade, as tias acabam, todas as vezes, dando uma contribuição maior, além da dedicação e a de preocupação com todos.
No encontro, foi feito também uma homenagem, pela passagem do dia das mães, aos filhos e filhas da matriarca da família Barreto, Maria de Lourdes, e os representantes receberam um caminho de mesa, feito de pano jeans e bordado a mão. Saudações as tias Ana, Ceiça, Fátima, Glória, Maria e aos tios Antônio Carlos e Juca (José Duque Barreto).
As primas organizadoras, Sandra e Sonia, já estão planejando próximo encontro para Agosto.
Na foto: Antonio Carlos, Juca, Fátima, Ana, Ceiça, Glória e Maria