31 outubro, 2012

INTERNAUTAS BRINCAM COM O FURACÃO SANDY

A evolução permite ao homem moderno saber das grandes catástrofes. Uma mesma tempestade da do porte que atingiu os Estados Unidos na noite de segunda-feira (29), se ocorresse no início do século passado teria ocasionado centenas de mortes. Quase 50 pessoas morreram nas áreas mais atingidas: New Jersey, New York e Pensilvânia. O país que mais distribui filmes de tragédias agora é alvo de internautas com fotos inverídicas sobre o Furacão Sandy. Vale a máxima, não acredite em tudo apresentado na Internet.
Furacão ou supertempestade? O que realmente passou por New York, New York? Como os ciclones, tornados ou tsunamis o ocorrido nos Estados Unidos deixou americanos e estrangeiros em terras de Tio Sam assustados. A bandeira americana hasteada foi rasgada pela fúria dos ventos. Mas, internautas aproveitaram o ocorrido para postar fotos na Internet que lembram mais cenas dos filmes americanos e não condiz com a verdade. Uma das fotos, vistas por mais de um milhão de pessoas, foi desmentida pelo jornal francês Le Nouvel Observateur.

29 outubro, 2012

46 ANOS DA PROCLAMAÇÃO DO DIA DO LIVRO

No próximo 18 de dezembro completa-se 46 anos em que ficou instituído o 29 de Outubro como o Dia nacional do Livro. De verdade mesmo, hoje é o fechamento de outra Lei: a que estabelece a semana de 23 a 29 de Outubro como a Semana do Livro. Um período de estudo e aprimoramento da história do surgimento do primeiro papiro de folhas coladas uma às outras em bastonete: os papiros escritos à mão.
O livro da forma atual (atualmente já se fala em E-books) passou por um longo processo. Mas, graças à sua existência manuscrita, anterior à invenção da imprensa, o legado histórico foi garantido. É ele o mais fiel companheiro que descreve biografias, viagens, exemplos e experiências de vida, romances, guerras, a história da humanidade e outros. Parabéns ao Dia do Livro!  

27 outubro, 2012

GRANDE VILÃO DO MATRIMÔNIO DE LIDYA E MARCUS

Há uma semana (de 20 para 21) iniciou-se o horário de verão, o grande vilão do casamento de Lidya e Marcus. O enlace foi na Igreja Batista Central de Barra Mansa. Uma celebração de destaque feita pelo pastor Sandro Mauro, que com um discurso impecável citou Gênesis, na parte em que “o homem deixará sua família”. A comemoração aconteceu no salão presbiteriano, onde os convidados jantaram com parentes e amigos dos noivos.
Lydia e Marcus no altar
 Lidya e Marcus deram às famílias a oportunidade de saírem juntos em foto feita na festa. Uma singela lembrança do matrimônio que pôde ser levada para casa.
Quanto ao grande vilão mencionado acima: é o que o final da festa representou para cada um dos convidados, principalmente, os pais do casal. Ao chegar em casa – alguns meia-noite, outros 1 ou 2 horas da madrugada, tiveram que adiantar seus relógios.

26 outubro, 2012

MORDIDA DE LEÃO SALVA MULHER DE CÂNCER

Após receber uma mordida de um filhote em um parque de leões na África do Sul, Katie Krivan, 30 anos, analista de investimentos em Londres, descobriu um câncer de mama. Incomodada com o arranhão deixado pelo animal, ela descobriu um nódulo em um dos seios. O fato aconteceu em janeiro de 2011, em seu primeiro dia no Parque, quando foi levada a arena dos leões. A analista havia se oferecido para o trabalho voluntário e disse ter sido tudo muito rápido. O filhote de nove meses soltou em seu colo e a mordeu.
Um mês depois do acidente, em uma olhada mais cuidadosa - ao apalpar o peito, descobriu o nódulo.
Katie Krivan diz que se sente sorte de estar vivo depois de sobreviver a câncer de mama quando ela tinha apenas 30
Foto do Dauly Mail
Um exame em Londres foi suficiente para diagnosticar o câncer de mama. Katie Krivan sofreu uma pequena cirurgia quatro dias depois do exame, porém a cura definitiva só veio depois de meses de tratamento de quimioterapia. Diz que sofreu insônia, teve aftas na boca, dor de cabeça. Ficava quase todos os dias com o corpo dolorido, perdeu o cabelo e passou muitos dias na cama.
A inglesa reconhece que nem todo mundo pode dizer que mordida de leão salva vidas, mas ela pode, com certeza. Antes, nunca tinha se preocupado com câncer. Agora, é só elogios à equipe que cuidou dela do Centro de Câncer de Mama Haven, em Fulham. "Não saber se o mal vai voltar, mas por enquanto está agradecida por estar viva”. Ela resolveu "descrever seu calvário" neste mês de outubro, por ser o internacional de consciência da doença.
Fonte e Foto:Texto construído a partir de reportagem de o jornal Daily Mail - sexta sexta-feira, 26/10/2012 - 

25 outubro, 2012

OS ÍNDIOS BRASILEIROS CONHECEM O URUTAU

Nossos índios conhecem uma ave totalmente apaixonada pelo sol. Chama-se urutau. Durante o dia, o urutau fica empoleirado no galho mais alto das árvores, de olhos voltados para o sol. Acompanha seu giro pelo céu, desde o amanhecer até o acaso. Ave girassol.
De noite, no silêncio da mata, o urutau chora e grita. Um grito triste, desesperado. Ele pensa que o sol não vai voltar. A pobre ave não conhece a história do Dick. Você lembra do menino que perdeu um grilo e ganhou de Deus um novo grilo de presente?
- Não precisa gritar, urutau. Deus criou um novo grilo para o Dick. Vai criar para você um novo sol.
De madrugada, o último grito do urutau. Mais agudo que todos os gritos da noite. É de alegria e encantamento. O sol voltou!
- Ele sempre volta, urutau!
Você acredita na volta do sol?

Pe. Rômulo Cândido de Souza – Jornal Santuário de Aparecida, 27/01/2007 – Seleção Celso Plentz – Potim/SP - Extraído do Almanaque Santo Antônio – Pág. 179 - Edição 2009 – Editora Vozes. 

23 outubro, 2012

BBC RECRIA NA TELEVISÃO HOMEM PRÉ-HISTÓRICO

A BBC está exibindo uma série onde os homens pré-históricos são recriados a partir de um modelo humano atual, comparado com os dados históricos. Após a exibição televisiva, os modelos farão uma turnê, se apresentando por todo o país. O programa foi lançado ontem (22), no horário das 21 horas e será exibido todas as noites desta semana.
A ideia com os modelos, que mostram evolução humana de uma forma bem grotesca, é revelar como seriam os ancestrais humanos se hoje fizessem um desfile de modas. Os pares criados, exclusivamente para o programa da BBC, revelam o homem australopithecus, o Homo Erectus e Homem de Neandertal, que se desenvolveu na Europa como um exímio caçador. Os três tipos revelam características diferentes, como conta a própria História e conforme qualquer estudante já viu nos livros escolares.
Para criar os modelos, os artista utilizaram técnicas modernas, construindo os modelos com base nos esqueletos dos pré-históricos para chegar a um perfil atualizado. Para a sapresentação serão usadas técnicas de três dimensões (3D).
Texto feito a partir de reportagem do Daily Mail -

22 outubro, 2012

5 IRMÃOS RETIRADOS DE CASA LEMBRAM O NAZISMO

Apesar da economia em ascensão e a população viver melhor, a pobreza ainda impera no país. E nenhum dos que ler este texto vai precisar ir muito longe para constatar. Pais alcoólatras nos lares (ricos ou paupérrimos) sempre existiram. Famílias com dificuldade de educar e “precariedade nas condições de higiene” também. E quantos doutores, engenheiros, professores e outros profissionais cresceram e se educaram em lares como os citados? É incrível, mas é uma verdade assustadora: um juiz do município de Monte Santo, no sertão baiano, autorizou serem arrebatadas de seus pais, cinco crianças indefesas.
Segundo o juiz Vitor Xavier Bizerra - de uma cidade identificada como rota de tráfico de pessoas conforme nota técnica divulgada no dia 18 de outubro pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, sua decisão foi tomada com base em informações do próprio Conselho Tutelar e do Ministério Público de que os cincos menores sofriam maus tratos.
Um desrespeito às crianças, não perguntadas se realmente era o que queriam. Faz lembrar, infelizmente, o nazismo de Hitler, que arrancou milhares de crianças de seus pais.
De acordo com a Imprensa, os conselheiros tutelares informaram que o pai Gerôncio Brito de Souza e mãe Silvânia Maria Mota Silva seriam incapazes de cuidar dos filhos. Custa crer, que um Conselho - criado para defender a criança, e um MP, tenham aprovado o envio dos irmãos da Bahia a São Paulo, para quatros casais diferentes.
Há suspeita de tráfico de crianças não só na Bahia, mas em todo o país. A Agência Brasil afirmou que o tráfico pode não ter conexão com o caso dos cincos irmãos separados entre quatros famílias, conforme a reportagem divulgada em O Fantástico, da Rede Globo, em 14 de Outubro. O que não deixa de ser apavorante: o Estado autorizar a retirada e as crianças serem distribuídas entre famílias, como gado; e como única e última alternativa.
Diagnóstico do Ministério da Justiça no Brasil e do Escritório das NaçõesUnidas sobre Drogas e Crimes (Unodc) atesta que quase 472 brasileiros foram traficados nos últimos seis anos. Os dados detalham que 337 pessoas foram entregues à exploração sexual e 135 ficaram sujeitas a trabalhos que beiram à escravidão.
Fonte: Agência Brasil - ( texto construído com base em reportagens)

20 outubro, 2012

SINAIS DE QUE A JUVENTUDADE ESTÁ PARTINDO

Um dos sinais de que o homem e a mulher estão deixando a juventude é o desejo de comprar um imóvel em de vez de alugar. Ou não ter ideia de qual é a música principal das paradas de sucesso ou o rits do momento. Ou ainda, começar a procurar um marido ou uma esposa. O sinal mais popular da mudança é a carreira se tornar mais importante do que a vida sexual. Os dados são do jornal Daily Mail de uma pesquisa feita com pelos menos mil participantes de um site americano de namoro.
Do número total de entrevistados, 37% das mulheres e 39% dos homens apontaram a idade de 28 anos como o momento certo em que a juventude vai-se embora. Ficou quase no mesmo patamar, entre os pesquisados, o índice percentual de mulheres e homens que escolheram a faixa dos 30 anos como o tempo certo em que todos deixam de ser jovem.
Uma pesquisa feita na Europa em 2010 envolvendo 21 países, totalizando uma participação de mais de 40 mil pessoas, concluiu que a juventude termina mesmo por volta dos 36 anos de idade.

18 outubro, 2012

BAIANOS FICAM DE FORA DO HORÁRIO DE VERÃO

A Bahia, o único estado nordestino que em 2011 aderiu ao horário de verão, este ano vai ficar de fora, se juntando ao restante do Nordeste e do Norte do país. Em seu lugar, a exceção e o novato Tocantins, que pela primeira vez terá dias maiores no período. Portanto, no próximo domingo à meia-noite deverão ser adiantados em 1 hora, os relógios dos tocantinenses, barramansenses e voltaredondenses e dos demais moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste.
No Brasil, a mudança de horário visando economia foi feita pela primeira vez em 1931. Durante o período, se aciona menos as usinas térmicas, que saem mais caras que as hidrelétricas. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a mudança de horário deste ano deve gerar uma economia de quase R$ 300 milhões. Calcula-se que este ano essa economia será o dobro da do ano passado.

17 outubro, 2012

BARRA MANSA FUTEBOL CLUBE COMPLETA 103 ANOS

O glorioso Barra Mansa Futebol Clube foi uma equipe de muitas vitórias conhecida em todo o Estado do Rio e o primeiro time a se profissionalizar no país. No dia 17 de Outubro de 1909 foi eleita a primeira diretoria do clube, formada pelo presidente Carolino Lengruber, o vice-presidente Álvaro de Bittencourt Belford, o tesoureiro Joaquim Frederico Gavião, o secretário Antônio Pimenta Junior e seu procurador Gilberto Costa. A posse foi realizada logo a seguir, no dia 24 de outubro.
A sede do Barra Mansa Futebol Clube foi por muito anos no centro da cidade em área pertencente à Santa Casa de Misericórdia, hoje retomada pela instituição inaugurada em 1860. Com a construção do novo edifício em 1° de setembro de 1918, as partidas de futebol eram realizadas no campo do clube, em terreno aos fundos do prédio. O campo existiu até a década de 1980. Atualmente a Rua Cristóvão Leal corta a área literalmente de muitas vitórias e derrotas do Barra Mansa. O campo foi reconstruído no bairro Colônia Santo Antônio, que está em estado de abandono sem receber manutenção.
Em cima: Rua Cristóvão Leal passa em local  onde era o Estádio Leão do Sul
 No meio: entrada da Santa Casa no lugar da trave - Abaixo: o Estádio atual na Colônia 
O time de tantas glórias, o tradicional Leão do Sul, tenta se reerguer com uma nova formação criada nos dias atuais, mais ainda amarga a última divisão do futebol do Estado do Rio de Janeiro. Daquela primeira diretoria formada em 1909, o tesoureiro Frederico Gavião foi substituído pelo capitão Mário Pinto dos Reis, que atualmente nome à Rua do Colégio Verbo Divino, instituição fundada no mesmo período no município.

Texto construído com base em o Livro Três Caminhos, do historiador barra-mansense Alan Carlos Rocha – Nova Gráfica e Editora – Av. do Comércio, 225 – Retiro – Volta Redonda – RJ

16 outubro, 2012

LUZ NO FIM DO TÚNEL PARA O MAL DE ALZHEIMER

Os dementes e os caducos do passado são os de hoje portadores do mal de Alzheimer, uma doença degenerativa que atinge cerca de 25 milhões de pessoas no mundo. Um mal que vem sendo alvo de estudo. A Agência Brasil divulga nesta semana um avanço em pesquisa realizada por cientistas brasileiros e suecos, profissionais  do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Uppsala, da Suécia, respectivamente. Eles descobriram mecanismos da memória que podem ajudar na criação de medicamentos.
Os neurônios, especificados como OLM, alteram o fluxo de informação de uma parte do cérebro que funciona semelhante à memória RAM dos computadores e salvam os dados temporários no córtex. Em pesquisas anteriores, se pensava que estes mesmos neurônios tinham um papel único no controle da memória. Utilizando fibras óticas, os cientistas descobriram nos testes com camundongos, que as células podem ser tanto ativadas como e inativadas por meio de uma nova tecnologia de nominada optogenética.
Agora, eles querem entender de que forma as células OLM influenciam as ondas celebrais em parte do cérebro responsável por funções mentais complexas como a linguagem e o processamento das informações.
Apesar de a pesquisa ser conjunta, no Brasil o uso de animais transgênicos vindos do exterior ainda é problemático, pois a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem a iniciativa como biopirataria. O estudo foi publicado na revista Nature Neuroscience deste mês.
Fonte: Texto construído com base em artigo da Agência Brasil.

15 outubro, 2012

SITES DO EXTERIOR BUSCAM MERCADO BRASILEIRO

O jornal americano "New York Times" planeja lançar seu site em português em 2013. Ainda não está acertada uma data exata para a página, que será gratuita para os brasileiros. De olho no crescimento da economia do país, Al Jazeera, do Qatar, e a Xinhu, da China, além da CNN e do "Los Angeles Times" também planejam expandir suas comunicações no Brasil.
"O Brasil é o lugar perfeito.", disse em nota o jornalista Arthur Sulzberger Jr., do “New York Times”, que está em São Paulo para participar da 68ª Assembleia Geral da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa). No início deste mês o "Financial Times" lançou o seu site brasileiro. O jornal britânico cobra parte da utilização do seu site em inglês, na versão brasileira.
Fonte: Site de a "Folha de São Paulo" .

07 outubro, 2012

ERIC: MAIOR REFERÊNCIA VIVA DA HISTÓRIA DO MEU TEMPO

Quando terminei minha licenciatura em História, em 2007, uma certeza eu tinha: Eric Hobsbawm é o historiador do Século XX. Aos 90 e poucos anos ainda produzia muito e recentemente tinha lido uma entrevista sua em o Globo. Invejava sua capacidade, eu, um simples estudante. Há anos luz distante da sua trajetória.
Esta semana "a maior referência da História viva, que eu tinha, morreu. Senti uma nostalgia e lamentei muito.
Resolvi deixar aqui alguma coisa registrada; não pelos meus próprios meios. Por isso, trago hoje a reportagem feita pelo o Globo e comentada no Observatório da Imprensa.

ERIC HOBSBAWM - O HISTORIADOR DO SÉCULO XX
O legado do intelectual marxista que conquistou leitores de esquerda e de direita 
Na segunda metade dos anos 1930, quando Eric Hobsbawm era bolsista em Cambridge, uma pergunta circulava entre seus amigos comunistas da universidade britânica: “Existe algo que Hobsbawm não saiba?” Havia algumas coisas. Talvez a principal delas era que a crise da década de 1930 não seria a crise final do capitalismo. “Achávamos que seria, mas não foi”, escreveu o historiador marxista 40 anos depois, ainda filiado ao Partido Comunista, ao qual foi vinculado até sua extinção, em 1989. Ironicamente, foi após o fim do comunismo que Hobsbawm – que nunca se fechara entre seus pares na academia – ganhou ainda mais relevância como intelectual público na Inglaterra. E nas últimas duas décadas, o britânico, que certa vez se definira como um historiador do século XIX, reforçou publicamente a relação entre sua vida e seus escritos, em grande parte dedicados aos acontecimentos do século XX – muitos dos quais ele, nascido em Alexandria, no Egito, em 1917, ano da Revolução Russa, acompanhou de perto.
“Cada historiador tem sua posição, a partir da qual observa o mundo. A minha está construída, entre outros materiais, por uma infância na Viena dos anos 1920, pelos anos da ascensão de Hitler em Berlim, que definiram minhas ideias políticas e meu interesse pela História, e pela Inglaterra, especialmente a Cambridge dos anos 1930”, disse ele em Creighton, em 1993.
Se foi nos anos em Berlim que o adolescente Hobsbawm leu Marx pela primeira vez, foi a Grã-Bretanha que lhe deu o material inicial para sua pesquisa acadêmica, a partir da Revolução Industrial e de movimentos sociais do século XIX, e sua vida política, com o apoio ao Partido Trabalhista – do qual se tornou uma espécie de guru nos anos 1980, e que seria objeto de suas críticas.
Mais do que a Inglaterra, a história da Europa foi objeto da grande pesquisa de Hobsbawm, como atestam seus quatro volumes sobre os séculos XIX e XX: “A era das revoluções”, “A era do capital”, “A era dos Impérios” – os três publicados no Brasil pela Paz e Terra – e “A era dos extremos”, um dos livros mais pessoais de Hobsbawm, que viveu a maior parte do “breve século XX”. Editado pela Companhia das Letras, este livro teve 227 mil exemplares vendidos no país – onde Hobsbawm participou, em 2003, da primeira Festa Literária Internacional de Paraty.
Vínculo com a classe operária britânica
Filho de pai britânico e mãe austríaca, Hobsbawm cresceu em Viena e, após a morte dos pais, judeus, mudou-se para Berlim com a irmã, Nancy, indo viver com um tio. Em 1933, depois que Hitler assumiu o poder na Alemanha, o tio levou os dois sobrinhos para Londres. Durante a Segunda Guerra Mundial, o historiador se ofereceu para colaborar com a inteligência britânica, mas foi recusado por sua filiação ao Partido Comunista, e por fim ajudou na construção de defesas da Costa Leste: “A experiência em tempos de guerra me ligou para sempre à classe operária britânica.”
A fidelidade de Hobsbawm ao Partido Comunista, que permaneceu mesmo durante a invasão da União Soviética à Hungria, em 1956, foi alvo de críticas de intelectuais. Apesar de manter a convicção comunista, Hobsbawm não poupou críticas ao regime soviético. E conquistou leitores de esquerda e de direita pela rara união de pesquisa profunda e linguagem fluente, de poder de síntese e atenção aos detalhes.
Em junho, Hobsbawm comemorou seu 95º aniversário em um jantar com historiadores como Peter Hennessy, e recebeu cumprimentos de Giorgio Napolitano e Luiz Inácio Lula da Silva – ex-presidentes de Itália e Brasil, dois dos países onde tem mais leitores.
– Ele foi um ídolo dessa geração que chegou ao poder – diz Luiz Schwarcz, editor da Companhia das Letras, lembrando a admiração de outro ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, pela obra do historiador. – Com a morte dele, perdemos essa visão marxista mais aberta, esse olhar arguto que formou tantas pessoas.
O Instituto Lula divulgou em seu site uma mensagem do ex-presidente para a viúva de Hobsbawm, na qual ele lamenta a morte do “querido amigo, um dos mais lúcidos, brilhantes e corajosos intelectuais do século XX”.
Marcus Gasparian, editor da Paz e Terra, casa que começou a publicar a obra de Hobsbawm no Brasil em 1975, conta que, mesmo com o ritmo menor dos compromissos públicos, Hobsbawm não recusava convites de sindicatos:
– Em 1990, acho, ele recebeu convite para falar em uma universidade de São Paulo e avisei que ele não iria. No mesmo dia, um sindicato de São Bernardo ligou convidando-o para falar no dia seguinte. E ele aceitou!
O historiador morreu na madrugada de ontem no Royal Free Hospital de Hampstead, na Inglaterra, de pneumonia. Ele deixa a mulher, Marlene, os filhos Julia, Andrew e Joss, além de sete netos e um bisneto.
 ERIC HOBSBAWM (1917-2012) - A era da coerência
Por Maurício Parada em 03/10/2012 na edição 714 -0 Reproduzido de O Globo, 2/10/2012

Eric Hobsbawm morreu aos 95 como o mais respeitado historiador britânico do último século. Marxista desde jovem, teve sua obra reconhecida e discutida por intelectuais de todas as matrizes ideológicas. No Brasil, suas obras marcaram gerações de historiadores e leitores interessados nos séculos XIX e XX nas últimas quatro décadas. O reconhecimento de sua obra não se deveu a oscilações de ideias ou negações de princípios, ao contrário, seus livros se sustentam por uma consistente forma de ver e ler seu próprio tempo e uma monumental erudição. Hobsbawm deu aos leitores um vasto e meticuloso painel histórico sem abandonar seu lugar político de historiador marxista. Essas qualidades eram tão importantes para os britânicos vivendo o duro período Thatcher como para os jovens historiadores brasileiros se formando nos anos finais da ditadura.
Com o início da Segunda Guerra Mundial, Hobsbawm envolveu-se no esforço de guerra inglês ajudando a construir as defesas contra a possível invasão alemã. Em 1943, se casa com Muriel Seaman. Após a guerra, volta a Cambridge e passa a estudar os movimentos políticos e operários do século XIX. Em 1947, conseguiu seu primeiro emprego efetivo, como professor de história no Birkbeck College, em Londres, onde permaneceu grande parte da vida.
Os intelectuais britânicos de sua geração foram membros efetivos do Partido Comunista Britânico (PCGB). Sua principal questão era combater uma leitura simplista e mecânica dos escritos de Marx e Engels. Essa geração, da qual podemos citar E.P. Thompson, Raymond Williams e Christopher Hill, procuravam ligar a teoria marxista com a prática política. Sua grande contribuição foi dirigida a escrever a história do ponto de vista do povo, revivendo as tradições de radicalismo que haviam, ao longo do tempo, desafiado a ordem estabelecida. A crise gerada pelo XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, no qual foram denunciados os crimes do stalinismo, levou ao rompimento de muitos intelectuais com o partido.
A crise do marxismo europeu da década de 1950 deu origem, na Inglaterra, ao movimento que se auto-intitulou Nova Esquerda (New Left). Embora Hobsbawm não fizesse propriamente parte do movimento, sendo por vezes crítico em relação a ele, intelectualmente compartilhava de várias de suas premissas. Uma delas é a do diálogo com outras tradições do marxismo. Hobsbawm buscou afastar o marxismo do pensamento determinista.
Suas obras mais influentes foram a tetralogia sobre os séculos XIX e XX, a obra sobre o jazz e "A invenção das tradições", organizada com Terence Ranger. Coerente com sua história, Hobsbawm definiu a cronologia do século XX como o "breve século", associando-o ao momento político do socialismo. Até seus últimos momentos foi um crítico firme e sereno do tempo presente e sua história pessoal se confunde com a do século em que viveu.

01 outubro, 2012

O MILIONÁRIO GANHO DOS POLÍTICOS BRASILEIROS

Um estudo da Organização Transparência Brasil concluiu que os salários dos parlamentares brasileiros são os mais caros do mundo: um minuto trabalhado custa ao contribuinte R$ 11.545,00. E mais: cada senador não sai por menos que 33 milhões de reais. O custo anual de um deputado brasileiro é de R$ 6.600 mil reais. São espantosos os valores gastos com o Congresso se comparados com os de países mais ricos que o Brasil. Aqui, em terras tupiniquins, cada parlamentar custa ao país dez milhões e duzentos mil reais.
Terras tupiniquins, em Rio das Flores
Os salários altos pagos a políticos se repetem nas assembleias legislativas de todo país e o pior exemplo está em Brasilia. Lá, cada um dos 24 deputados distritais sai por ano com quase sete milhões de reais.Os vereadores do Rio de janeiro e de São Paulo, cada um, anualmente, recebem por ano 5 milhões de reais e os valores se repetem nas assembleias legislativas de todo país.
Em Barra Mansa, onde a presidência da Casa queria aumentar o salário para 12 mil, o que não conseguiu por que um (único) vereador anunciou denunciar, daí eles tiveram que voltar atrás, os vereadores recebem 7,4 mil por mês. Com o 13º salário, eles custam ao município, anualmente, quase 15 milhões de reais. 
Uma diferença muito grande se comparada com a das capitais. Isto, para duas sessões na semana: as terças e quintas feiras. Se os vereadores tivessem conseguido aumentar seus salários, os 19 que passarão fazer parte da câmara barramansense dariam uma despesa anual ao município de Barra Mansa de quase três milhões.

Informação divulgada no Bom Dia Rio da TV Globo e que sumiu dos noticiários - o Vídeo que tinha colocado aqui, detalhando os direitos autorais, foi tirado. Será que voltou a Censura?
Foto de César Dulciidi ( espero que não a censurem)

Editado em 24.05.2021 -