28 abril, 2012

BM JÁ FOI O PARAÍSO DE ESTRANGEIROS NO PASSADO

Em 1875, o espanhol Francisco Bento Conde fazia carreira em Barra Mansa. Seis anos depois, outro estrangeiro, um francês cuja História não traz o nome, foi preso por produzir notas falsas na cidade. Argentinos são presos, também, por prática parecida. Entre 1876 e 1910, uma dupla de alemães fazia sucesso com uma cervejaria. Os relatos constam no livro do saudoso historiador Alan Carlos Rocha, de onde se extraiu ações de forasteiros do bem e do mal.
Bento Conde foi proprietário de uma grande olaria, localizada na Rua da Misericórdia, atualmente Pinto Ribeiro, mas na época era (como ainda é) a rua da Santa Casa de Misericórdia. Os tijolos e telhas fabricados por ele eram famosos na região.
Por outro lado, em 1881, um francês estimado no município por sua conduta, cordialidade e boa convivência em meio a alta sociedade, teve a sua imagem associada a um grande derrame de moedas falsas de ouro no comércio da região. Investigações futuras comprovaram que o estrangeiro havia fundado em Barra Mansa uma sucursal clandestina da Casa da Moeda.
A quantidade de dinheiro falso em Barra Mansa, em 1901, chamou a atenção da polícia, que após três anos de investigação, descobriu a ação de dois “hermanos” argentinos, que confessaram o crime.
Os alemães Hartz e Griebeler administraram por 34 anos a Cervejaria Barra Mansa, conhecida por sua fabricação quase que exclusiva no estado do Rio de Janeiro de cervejas branca e  preta tipo münchen.
Fonte: Livro Três Caminhos do historiador Alan Carlos Rocha – Nova Gráfica e Editora –Volta Redonda-RJ.

27 abril, 2012

DE VIOLÃO À PÊRA QUANDO CHEGA A MENOPAUSA

O corpo da mulher muda de violão à pêra quando chega a menopausa, que acontece entre 45 e 55 anos de idade, por ocasião da última menstruação. A comparação foi feita em reportagem de Renata Capucci, no ultimo dia 23, no Jornal Hoje (TV Globo). Os sintomas variam de pessoa para pessoa: “ondas de calor, irritabilidade, oscilação de humor”, diz a reportagem, acrescentando que é o tempo onde a mulher alterna períodos de alegria e de tristeza. Depressão, secura vaginal e diminuição do apetite sexual. A mudança corporal, ocorre porque elas passam a acumular mais gordura na região abdominal.
Os médicos garantem que para cada mulher há um tipo de tratamento, inclusive mudanças físicas e de hábitos. Segundo a ginecologista Viviane Monteiro, a reposição hormonal nem sempre é indicada.
- “Já existe a fitoterapia também disponível, além de modificação do hábito de vida, exercício físico, alimentação balanceada, não beber, não fumar, são medidas bastante importante, acrescenta a médica. Ela diz, ainda, na reportagem que existem medicações no trato de sintomas relacionados à menopausa e também para pacientes que apresentem contra-indicação ou não desejam fazer reposição propriamente dita.
Estudos científicos mostram eficácia da soja no tratamento dos sintomas citados, por meio de em cápsulas, farinha, leite, sucos ou mesmo em grãos.

26 abril, 2012

COMEÇA HOJE O ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS

Este ano "RH e as Diversidades no ambiente organizacional" é o tema do V Encontro de Gestão de Pessoas, promovido pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). O evento - uma troca de experiências entre profissionais desta área de conhecimento - acontece hoje (26) à noite, a partir das 19h, e amanhã (27), no auditório da universidade e é aberto à comunidade,  representantes do setor produtivo, acadêmicos e professores. Inscrições na Pró-reitoria Comunitária do UBM. O investimento é a doação de 1 kg de arroz, feijão e macarrão ou uma lata de óleo.
Na programação (hoje) a palestra sobre "A inclusão do surdo/deficiente auditivo no mercado de trabalho - expectativas e relatos de experiência", com a psicóloga e professora Rosemery Paes. Logo depois (por volta das 20h) a pedagoga Eliete Guimarães Vasques e o aluno do curso de Administração do UBM, Tiago Carlos Rodrigues, discursam sobre "A Diversidade nas Competências".
Amanhã, sexta-feira (27), às 19h, o ex-aluno de Administração do UBM, Hugo Pinto de Souza Júnior, supervisor na MAN Latin America, dirige a palestra "Abrindo Caminhos". Depois dele, funcionários do Metrô Rio, o gerente de serviços, professor do UBM, Flávio Rogério Rodrigues de Sousa, junto com a colega Renata Damásio, psicóloga e consultora de RH, falam de um programa da empresa que promoveu a inclusão de pessoas com deficiência no Metrô e foi premiado pela Associação Nacional de Transportes Públicos - ANTP com o prêmio "Marketing de Responsabilidade Social".
Fonte: jornal Diário do Vale de Volta Redonda.

25 abril, 2012

AGORA É "SE LIGA NA GLOBO", "SE LIGA NA FÁTIMA"

A data foi anunciada! Fátima Bernardes, que desde o ano passado deixou o Jornal Nacional (TV Globo), vai mesmo iniciar um programa na mesma emissora. A especulação em torno de sua permanência; ou se realizaria mesmo o “sonho antigo”, como anunciou, era grande. Houve quem falasse que ela pegaria o horário de Ana Maria Braga. Em reportagem ontem, a Folha informou que o programa estréia em Julho, pela manhã, numa segunda-feira (9) e se chamará “Se liga na Fátima”.
Entretanto, o nome ainda é provisório. Outros possíveis títulos foram aventados pelo jornal: “Fátima Bom-Dia”, “Ligados em Você”, “Ligados na Fátima” e “Demais”.
Este BLOG sugere, também, dois nomes para o programa.
“Fátima Faz” ou “Fátima Agora”.
Segundo a reportagem, a equipe do “Se liga na Fátima”, entre outros, conta com a jornalista Lília Teles, o músico Branco Mello, do Titãs, o humorista Marcos Veras e Gregório Duvivier, ator e poeta, autor do livro “A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora”, que caiu nas graças de Ferreira Gullar.
Quanto ao “Se liga na Fátima”, segundo a Folha - que não deu detalhes do horário de início nem do tempo de duração,  a  Globo desmentiu a informação. Em dezembro de 2011, a emissora anunciou que Fátima Bernardes estrearia no lugar da TV Globinho, que será apresentando somente os sábados. E agora?
Fonte: Folha de São Paulo de terça-feira, 24 de julho de 2012

23 abril, 2012

BM CUMPRE LEI FEDERAL DE ACABAR COM O LIXÃO

Antonio Lacerda - 19.abr.2012/ EFE
Aterro de Jardim Gramacho - Foto site UOL 30/04/2012
Todo lixo produzido no RJ, jogado em uma área próxima aos rios Iguaçu Sarapui, as margens da Baía da Guanabara, em Duque de Caxias - o Aterro de Jardim Gramacho vai acabar. Sua desativação, comemorada por ambientalistas e a comunidade, marcada para 2ª quinzena deste mês, foi adiada para Maio. Em Barra Mansa, a população também, finalmente, ficará livre do lixão: um mal da maioria das cidades do Brasil. A prefeitura do município inaugurou na última quinta-feira (19) a Central de Tratamento de Resíduos (CTR).
A partir de sua criação, o lixão, localizado da Rodovia Barra Mansa-Bananal-KM 7 da BR-157 (acesso pela Rod.Presidente Vargas–BR-155) dará lugar a outro modelo de recebimento de lixo, em que o solo é recuperado, o chorume (um líquido com cheiro forte e alto poder de contaminação) é separado e tratado, evitando a contaminação dos lençóis freáticos. Simultaneamente, ocorre a reciclagem de garrafas PET e de outros materiais de polietileno.
A inciativa busca a recuperação de toda área sofrida, há anos, com o despejamento do lixo. Um grande avanço que, sem as mazelas de interesses políticos, é para ser comemorado. Com isso, Barra Mansa passa a ser o primeiro município da região a ter uma  Central de Tratamento de Resíduos. É determinação federal que até 2014 as cidades do país encontrem solução para seus aterros sanitários (lixões).
Mas, o que não está agradando grupos opositores ao Prefeito e alguns segmentos da sociedade barramansense, é que a Central, segundo estes, já nasce comprometida: além do lixo produzido na cidade, em torno de 120 toneladas, vai receber os resíduos de empresas e municípios vizinhos; e que  medida não foi devidamente esclarecida e discutida com a população.
Na inauguração, ficou claro apenas que será paga sua utilização e que a cidade passa a ter o valor do peso do lixo subsidiado pelo Governo do Estado.
Texto produzido a partir de consultas: jornal Aqui (BM), reportagem desta semana de o Foco Regional (BM) e site da Prefeitura de Barra Mansa.

20 abril, 2012

PESQUISADORES INDICAM AÇAFRÃO PARA OS OLHOS

Na lista dos alimentos que fazem bem aos olhos, destaca-se a cenoura, a gema de ovo, o espinafre e o milho. Todos ricos em vitaminas e carotenoides necessários à saúde das vistas. Pesquisadores constataram, mais recentemente, que o açafrão afeta os genes que regulam s células fotorreceptoras, tornando-as mais rijas e resistentes. Portanto, extraído da flor, o tempero também é bom para os olhos.
- Os testes mostraram que a visão dos pacientes com degeneração macular por causa da idade melhorou após tomarem cápsulas de açafrão - explicou a professora Silvia Bisti, da Universidade de L’Aquila, na Itália. Segundo ela, em exames com escalas optométricas, vários pacientes conseguiram ler uma ou duas linhas a mais, enquanto outros voltaram a ler jornais e livros. O tempero parece também ser eficaz na proteção contra a luz forte nos olhos.
E bom lembrar que o açafrão é o tempero mais caro do mundo e para obter um quilo é preciso colher manualmente e secar os pistilos de quase 250 mil flores. Cada flor produz apenas três pistilos.
Texto extraído da Revista Seleções Reader’s Digest – Abril de 2012 -

19 abril, 2012

BRASIL NÃO É O MELHOR PAÍS PARA APOSENTADOS

O sistema previdenciário do Brasil é considerado um dos melhores do mundo, porém a vida dos aposentados por aqui – um país onde há mais de 20 milhões (10,8% da população) de pessoas com idade acima dos 60, não é das melhores. A avaliação está na revista norte-americana Internacional Living, que fez um ranking dos melhores lugares no mundo para os aposentados.
Países como o México, Nicarágua, Colômbia, Equador, Panamá, Malásia, Nova Zelândia, Espanha, Tailândia e Honduras ficaram na frente do Brasil, que teve suas belezas naturais e paisagens levadas em conta. Analisaram-se, também, itens como o custo de vida, preços do mercado imobiliário e os benefícios especiais recebidos na aposentadoria.
Conforme o último censo demográfico do IBGE, há em terras tupiniquins mais de 20 milhões (10,8% da população) de pessoas com idade acima dos 60 anos. E segundo estimativas, em 2012 o país vai ocupar a 6ª posição entre os países com maior número de idosos. As informações estão nos site da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP).
Com base em informações do site da COBAP e na Revista Exame

18 abril, 2012

EM POUSO ALEGRE HÁ QUEM ACHE 'SAUDADE BONITA'

Saudade palavra fácil, bem brasileira! E agora descubro outro tipo de saudade, que estava solta no vento, mas nunca tinha visto ninguém usar. Como o ovo de Colombo, que depois de quebrado na mesa, não rolou.
Foto Extraída do Blog
 Cotidiano - Pouso Alegre/MG
- “Ah! Mas, isso é muito fácil!”
- “É!? porque não fez?”.
Arrebate a simplicidade, enquanto outros correm atrás do sofisticado.
- Saudade Bonita - fala o coração.
É a poesia, presente, latente, fluindo na palavra simples; nas lembranças do dia a dia. É a saudade de cada um.
Em Barra Mansa, tem um bairro - um dos mais antigos da Vila de São Sebastião, chamado Saudade. Em Pouso Alegre tem um poeta, Crisjoli Fingal, que sente saudades “de um copo de café com leite e um pedaço de bolo de fubá”.“Saudade Bonita! Coisa simples da roça em volta da família”.
Eta família feliz! Eta saudade porreta!

17 abril, 2012

IGREJA PROÍBE MISSAS EM FAVOR DE CANDIDATOS

O uso de missas em propagandas a favor de candidatos a prefeito e a vereador está explicitamente proibido, assim como o engajamento explícito de padres na campanha eleitoral. O veto é da arquidiocese de São Paulo, conforme divulgou a Folha, no segundo domingo (8) de abril. Para isto, prepara-se uma cartilha com orientações da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Na região, a diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, recentemente, proibiu a participação de padres e lideranças ligadas diretamente à Igreja Católica, de concorrer a cargos políticos.
O bispo emérito Dom João Maria Messi, em entrevista ao jornal DIÁRIO DO VALE (Volta Redonda), deixou claro que, conforme diretrizes da Igreja, ministros, freiras, padres etc, não podem, nem devem ocupar funções políticas. Seu antecessor, o bispo Dom Waldyr Calheiros, que teve uma atuação firme em favor dos perseguidos políticos na região, era contrário às celebrações político-partidárias. 
As paróquias da capital paulista receberão as cartilhas, com orientações de como agir, assim que expirar o prazo das convenções partidárias. Isso, porém, não significa que a Igreja ficará totalmente isenta. Conforme o arcebispo d. Odilo Scherer, a arquidiocese pretende reeditar um manual denominado "Votar Bem", enumerando características do candidato merecedor de apoio do eleitor católico, sem mencionar nomes. E a Igreja poderá estimular o debate, desde quem não sejam realizados nos templos.
Texto com base em reportagem de a Folha de São Paulo, domingo, 8 de abril de 2012

16 abril, 2012

DATAS QUE FORMAM OPINIÃO DO QUE SERÁ NOTÍCIA

Massificada pela mídia, a notícia sobre corrupção foi a mais lida, apesar de não trazer novidades. As tragédias, algumas absurdas, passaram como normal.  Dos acontecimentos do curso natural da semana que começou ontem, as datas predeterminadas ajudarão formar opinião do que será notícia.
Hoje (16) é dia nacional da Voz, mas os próximos seis dias brasileiros prometem com as lembranças comemorativas do Livro Infantil, do Índio e do Exército e do Diplomata. Este último, com certa reserva pelas massas. A semana se fecha dia vinte e um, um feriado pouco comemorado por cair no sábado, com  justa homenagem a Tiradentes, ao Metalúrgico, ao Policial civil e militar e à consciência de brasileiros de que são latinos neste universo continental.
Amanhã (17), em todo mundo, se comemora o dia da Juventude. Do pouco lido, vem à lembrança a polêmica intelectualizada entre Roberto Schwarz e Caetano Veloso. O compositor baiano, que escreve em o Globo, foi notícia em a Folha

14 abril, 2012

CRUZEIRO E JANTAR PAULISTA RECORDAM O TITANIC

O centenário do naufrágio do Titanic é lembrado com um Cruzeiro e reúne familiares de algumas das mais de 1,5 mil pessoas desaparecidas no acidente, na madrugada de 14 de abril de 1912. A viagem de 12 noites em um navio com o mesmo número de passageiros está em curso. E assim como a original, partiu de Southampton, na Inglaterra, conforme noticiou o Estadão, no dia 9 deste mês. Segundo o jornal, desastres marítimos maiores, até com mais mortes, não ocuparam o mesmo espaço no imaginário popular, “como símbolo da incapacidade humana de controlar o universo”.
Em São Paulo, um restaurante está reproduzindo o cardápio igual ao servido no Titanic na noite do acidente. Mas será para um número reduzido de clientes. Por pessoa, o prato vai custar R$ 310 e o valor pode chegar a R$ 600 se tiver acompanhamento por vinho. São utilizadas réplicas das louças e alguns passageiros vestirão roupas como às da época. O jantar já foi todo vendido e será hoje (14) à noite, podendo avançar a madrugada. 
Por coincidência, neste final de semana o irônico cruzeiro* comemorativo chega ao local do acidente. As  passagens  estão avaliadas de quatro a nove mil e quinhentos dólares por pessoa.
História - A primeira vítima do Titanic a ser identifica por meio de exames de DNA, foi uma criança de 13 meses, Eino Panula, que viajava com a mãe e mais cinco irmãos. Eles viajavam em terceira classe e iam reencontrar marido e pai nos Estados Unidos. O corpo do menino, enterrado no cemitério de Halifax, na Nova Escócia, no Canadá - identificado por cientistas canadenses em 2002, está sepultado entre outras 150 vítimas do Titanic. Na ocasião, os cientistas investigaram três corpos. Os outros dois exumados do mesmo cemitério não tinham material genético suficiente para uma análise segura.

Texto construído com base em reportagem de o Estadão, de 9 de abril de 2012, e sobre as vítimas do Titanic, da Revista Galileu História, edição especial n° 3, DEZ/2005.

*O destaque é meu.

13 abril, 2012

ZUMBIDO NO OUVIDO: UM MAL QUE AFETA MILHÕES

O leitor de a “Folha” Luis Carlos da Silva, de Taubaté, São Paulo, perguntou por e-mail (saude@uol.com.br) o motivo pelo qual milhões de pessoas no mundo sentem tinnitus (zumbido no ouvido). E se o incômodo surge sem causa aparente. Ele pergunta ainda se há cura ou somente medidas paliativas. A otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez disse que o zumbido no ouvido dificilmente surge do nada. Segundo ela, há três grandes associações ao problema: dificuldade de audição, problemas emocionais como ansiedade e depressão e dores musculares na cabeça, face e no pescoço.
A possibilidade de cura ou de tratamento para reduzir os sintomas está ligada a causa, conforme a médica. “Zumbidos com origem em erros metabólicos, estresse pontual e dores ocasionais são passiveis de cura”, disse Sanchez, acrescentando que se o problema decorrer de envelhecimento ou for resultado da poluição sonora, só poderão se atenuados. O fundamental, lembrado pela médica, e a visita imediata a um otorrino caso apareça qualquer zumbido no ouvido. 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o tinnitus (como é conhecido pela comunidade científica internacional) afete em torno de 278 milhões de pessoas no mundo, sendo que 28 milhões são no Brasil.

12 abril, 2012

CARROS DE DEPUTADOS CUSTARÃO QUASE 3 MILHÕES

Não bastassem as diversas regalias que já têm os deputados, a Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) estaria substituindo a frota de Volkswagen Bora pelo modelo argentino Renault Fluence e decidiu logo pela versão mais cara da linha Fluence, o Privilége 2.0.  A aquisição de 35 exemplares do modelo vai custar quase R$ 3 milhões aos cofres da Alerj  e a compra, conforme informações divulgadas na Imprensa, aconteceria ainda no primeiro semestre deste ano, após licitação.
A notícia também foi divulgada na coluna do jornalista Ancelmo Gois, de O Globo. Segundo a presidência da Alerj, foi pedida uma análise técnica para encontrar um veículo à altura do Bora da Volkwagen, que saiu de linha. A idéia é que não fosse tão caro. A escolha recaiu sobre o Fluence em razão da relação custo/benefício.
A população e a Imprensa estão de olho para saber qual carro será escolhido pelos parlamentares, afinal trata-se de dinheiro público e seria mesmo necessário um carro tão caro e chique? 
Fonte: jornais A voz da cidade, de Barra Mansa, e o Globo, do Rio.

11 abril, 2012

DESFILE DE BELAS MODELOS VESTIDAS À CHOCOLATE

Desfile de moda com roupas de chocolate foi a principal atração do International Chocolate Festival. Foto: AP
Modelo em desfile, em Obidos
Muita gente ainda está se deliciando com os ovos de páscoa e caixas de bombons. Mas, há bem pouco tempo aconteceu, por tradição, em vários países da Europa desfile com belas modelos vestidas à chocolate. Roupas feitas a partir da guloseima; belos vestidos e mulheres bonitas, em passarelas da moda que atiçam o paladar e o bom gosto do público. O International Chocolate Festival, tradição de Obidos, em Portugal, aconteceu na segunda quinzena de março. E para deixar o vestuário impecável foi preciso a supervisão de estilistas e mais 15 chefs de cozinha, que deram os últimos retoques na finalização dos vestidos longos, recheados de produtos feitos a partir do cacau.

O festival contou também com literatura e dança e o espetáculo “Come Chocolates, Pequena”, um momento entre literatura e a dança. Um evento que contou com duas sessões (15 e 17 horas) e teve entrada cobrada, realizado em uma confeitaria no Jardim do Solar, na Praça de Santa Maria de Obidos. Uma iniciativa da Escola de Dança e Artes da cidade portuguesa. Pode parecer coisa nova, mas a festa é realizada há 10 anos, naquela localidade portuguesa.

Em Paris, desde 1994 existe o Salon du Chocolat que realiza exposições e outras atrações relacionadas ao tema. A mania ainda não aportou no Brasil.
Fonte e Foto: site Terra

04 abril, 2012

POLÍTICOS CORRUPTOS PERDERÃO LETRAS NO NOME

Em sua cômica crônica de domingo (1° de abril) em a “Folha”, o jornalista José Simão cita o chargista Amarildo, lembrando o trocadilho feito na política. Ambos satirizam o senador Demóstenes Torres, o mais novo político suspeito de corrupção, dizendo que ele poderia perder parte do nome referente a seu partido Democratas (DEM). O senador sem o Dem passaria a se chamar Óstenes Torres.
Torres é suspeito de ligações estreitas com o empresário Carlos Augusto Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, objeto de investigação da Polícia Federal. Os federais escutaram Torres negociando dinheiro com o empresário envolvido no jogo ilegal em Goiás/GO, terra do político. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pediu a renúncia imediata do senador, que ontem (03) entregou sua carta de desfiliação ao presidente do DEM nacional.
A coincidência do início do nome do senador com a sigla do seu partido anuncia uma ideia: a criação de uma Lei determinando que políticos corruptos perderiam letras no nome. Seria como uma marca para avivar a memória dos eleitores quanto ao candidato, vereador, deputado ou senador. O nome cambeta, faltando letras seria de pessoa política sob suspeita. Azar dos inocentes!  

02 abril, 2012

CARTÃO COM PARCELAMENTO EM ATÉ 200 VEZES

SÃO PAULO – A partir de 15 de abril, o consumidor poderá ter acesso a um novo cartão de crédito, que, entre outras coisas, permitirá, em alguns casos, o parcelamento das compras em até 200 vezes. E até final de junho, o novo plástico criado pela empresa Shopcards poderá alcançar um número de até 600 mil clientes. De acordo com o vice-presidente da companhia, Marcello Gimenez, o cartão vai gerar grande oportunidade de crédito, especialmente  às pessoas que estavam à margem do sistema.
“O brasileiro poderá realizar antecipadamente o sonho de consumo, tendo acesso a produtos de qualidade”, diz Gimenez.
Veja mais no portal do Consumidor. As informações são da Agência de Notícias. O cartão terá anuidade rotativa e poderá ser contratado até pela Internet. Mas, um detalhe importante: o cartão é indicado para quem tem controle rígido no orçamento. No final, tudo continua como antes: as contas têm que ser pagas. 

01 abril, 2012

A MAGIA DE MARÇO, QUE VOLTA NO ANO QUE VEM

Abriu-se Abril. Março se foi, deixando para trás datas importantes, lembradas todos os anos. Penso que, o ano internacional da mulher e o dia mundial da água, foram as mais comentadas. Também foi lembrado o dia nacional da poesia, defesa dos rios e das barragens. Lembro da iniciativa nascida no Brasil de o “Dia Internacional da Síndrome de Down”, que agora,oficialmente será  todo 21 março. O circo e o teatro foram lembrados internacionalmente.
Talvez a grande magia do mês tenha sido dia 20, quando o verão se despediu, dando entrada ao outono. Vinte e oito: diagramador e revisor, dois profissionais que sobrevivem dentro do mundo da jornalismo impresso, de muita importância. A revisão, hoje, é compromisso de todos que escreverem matérias, mas há jornais que preservam o profissional. O diagramador, apesar dos avanços tecnológicos, vai existir por muitos anos.
E Março também:  ano que vem, tem outro.