15 junho, 2020

15 JUNHO, DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS

Alguns idosos trabalham na rua (Rua São Paulo)
15 de Junho é dia mundial de combate à pessoa idosa. O mês, destacado à moda das cores, ficou instituído como Junho violeta, ou seja, 30 dias de conscientização da violência contra a pessoa idosa, com o lema: respeitar a pessoa idosa é tratar o seu futuro com respeito.
A data é celebrada pelo Ministério dos Direitos Humanos, visando à conscientização de um número maior de idosos e foi de declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à pessoa idosa.
Segundo o site do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, desde 2006 a data é reafirmada com realização de campanhas por todo o mundo. O principal objetivo é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.
A cada dia que a população idosa passa a corresponder a um número maior de pessoas e a sociedade a se preocupar mais com a sua saúde, segundo o site da prefeitura do Rio. E com isso aumenta a quantidade de pessoas, às vezes, idosa que trabalham e moram nas ruas.
O Dec nº 7.053, de dez de 2009, institui uma política nacional para a população em situação de rua, que entre outras deliberações permite ao governo firmar convênios com entidades
públicas e privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário