A
construção de ferrovias é mais importante para o país do que a duplicação ou
ampliação da malha rodoviária. Um único trem é capaz de substituir 300 caminhões
no transporte de cargas. No Brasil, o transporte a longa distância se dá por
meio das rodovias, utilizando as ferrovias para a curta distância e há um custo
logístico muito alto em função dessa inversão. Transporta-se de forma errada e
a rodovia torna-se estruturalmente mais cara, ignorando os trens que são mais
competitivos.
Tal
avaliação partiu do presidente da Empresa Planejamento e Logística (EPL), Bernardo
Figueiredo. Se essa substituição realmente acontecesse, do transporte rodoviário
para o ferroviário, a medida iria impactar positivamente os portos e os
resultados impressionantes de descongestionamentos nas vias de travessias dos centros
urbanos e nas rodovias. E ainda na redução do c custo logístico.
- Temos que construir urgentemente uma malha
interior que permita tirar a pressão existente no sistema rodoviário,
transferindo a carga com menores custos para o ferroviário, disse Figueiredo.
Em agosto
do ano passado, o governo federal lançou o Programa de Investimentos em Logística,
que prevê a duplicação rodovias e a construção de ferrovias.
situação da região -
Em
Barra Mansa, o trem mineiro que transportava pessoas e materiais do sul de minas
para cá e vice-versa (Barra Mansa-Lavras) deixou de circular em 1996 e não há
esperança que retorne.
Fonte: Agência Brasil (EBC) -
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