30 agosto, 2012

1ª PONTE METÁLICA DE BM FOI CONSTRUÍDA EM 1892

Ponte de Trem de BM-1
Ponte de Trem de BM-2
No dia 30 de Agosto de 1892 iniciaram-se as obras de construção da 1ª ponte metálica da ferrovia Oeste Minas, sobre o Rio Paraíba do Sul, em Barra Mansa/RJ. Com ela, a engenharia ferroviária brasileira dava os primeiros passos. O engenheiro responsável foi Joaquim Leite Ribeiro de Almeida, autor do livro “Método de Construção de Estradas de Ferro”, mais tarde adotado pela escola Politécnica do Rio de Janeiro. 
A ponte ainda existe na cidade e a ferrovia tornou-se Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), que com  privatização foi dividida entre M.R.S Logística e Ferrovia Centro Antlântica. 
Ponte de Trem de BM-3
A “Oeste Minas”, como era singularmente chamada, em agosto de 1898, obteve um lucro de 9.578$600 (Nove contos, quinhentos e setenta e oito mil e seiscentos réis). Ainda nesta data, a estação central de Barra Mansa teve um lucro de 23.686$000 (vinte e três contos e seiscentos e oitenta e seis mil réis). Lucro obtido com vendas de passagens e mercadorias, bagagens, encomendas, transporte de animais, armazenagem e telégrafo.  
Antes da construção da ponte, no dia 31 de agosto de 1884, o jornal Aurora Barramansense  publicou o seguinte anúncio: “caderneta perdida – Perdeu-se a de n° 437 da agência da Caixa Econômica de Barra Mansa que continha o capital de 45$000 (quarenta e cinco mil réis), pertencente a José Congo, escravo da massa falida de Bernardino da Cunha Leitão. Quem achar e quiser restituit a seu dono, faça o favor de entregar na farmácia do Sr.Figueiredo.” 

 Texto adaptado, extraído do livro Três Caminhos, do historiador barramansense Alan Carlos Rocha, impresso na Nova Gráfica e Editora –Volta Redonda-RJ

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