1ª PONTE METÁLICA DE BM FOI CONSTRUÍDA EM 1892
|
Ponte de Trem de BM-1 |
|
Ponte de Trem de BM-2 |
No dia 30 de Agosto de 1892 iniciaram-se as
obras de construção da 1ª ponte metálica da ferrovia Oeste Minas, sobre o
Rio Paraíba do Sul, em Barra Mansa/RJ. Com ela, a engenharia
ferroviária brasileira dava os primeiros passos. O engenheiro responsável foi Joaquim Leite Ribeiro de
Almeida, autor do livro “Método de Construção de Estradas de Ferro”, mais tarde adotado
pela escola Politécnica do Rio de Janeiro.
A ponte ainda existe na cidade e a ferrovia tornou-se Rede
Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), que com privatização foi dividida entre M.R.S Logística e Ferrovia Centro Antlântica.
|
Ponte de Trem de BM-3 |
A “Oeste Minas”, como era singularmente
chamada, em agosto de 1898, obteve um lucro de 9.578$600 (Nove contos,
quinhentos e setenta e oito mil e seiscentos réis). Ainda nesta data, a estação
central de Barra Mansa teve um lucro de 23.686$000 (vinte e três contos e
seiscentos e oitenta e seis mil réis). Lucro obtido com vendas de passagens e
mercadorias, bagagens, encomendas, transporte de animais, armazenagem e
telégrafo.
Antes da construção da ponte, no dia 31 de
agosto de 1884, o jornal Aurora Barramansense
publicou o seguinte anúncio: “caderneta perdida – Perdeu-se a de n° 437
da agência da Caixa Econômica de Barra Mansa que continha o capital de 45$000
(quarenta e cinco mil réis), pertencente a José Congo, escravo da massa falida
de Bernardino da Cunha Leitão. Quem achar e quiser restituit a seu dono, faça o
favor de entregar na farmácia do Sr.Figueiredo.”
Texto adaptado, extraído do livro Três Caminhos, do historiador
barramansense Alan Carlos Rocha, impresso na Nova Gráfica e Editora
–Volta Redonda-RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário