Pássaros, elefantes, pingüins e outros animais se tornam robôs - protótipos de bichos autônomos, equipados com sensores e radares. Parece um zoológico do futuro. Tudo isso faz parte da realidade de uma empresa alemã que trabalha em cooperação com universidades do mundo todo para desenvolver máquinas e veículos mais eficazes, menos poluentes e que gastam o mínimo de energia.
O objetivo desse projeto, desenvolvido em Esslingen, no interior da Alemanha, é captar a eficiência física dos animais na natureza e transferir essa habilidade natural dos bichos para os robôs. Quanto mais próximos da perfeição, mais úteis esses animais biônicos se tornam, principalmente para as indústrias naval, automobilística e aeroespacial.
O arquiteto responsável pela criação dos animais, diz que a estrela do projeto é a gaivota. Ela realmente decola, bate as asas e pousa como se fosse viva. O protótipo tem ajudado no desenvolvimento de aviões com aerodinâmica capaz de proporcionar até 50% de economia de combustível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário