14 outubro, 2011

A PRESENÇA DO BRASIL NA EUROPA

O Europalia foi aberto dia 4 de outubro, com a presença da presidente Dilma Rousseff e da ministra da Cultura, Ana de Hollanda. O festival reúne espetáculos de dança, teatro, circo, além de exposições e debates sobre literatura e vai até janeiro. Além da Bélgica, o Europalia se estende por mais quatro países: Luxemburgo, França, Alemanha e Holanda. Com ele, a imagem do Brasil, associada apenas ao samba, ao carnaval e ao futebol, vai mudando aos poucos na Europa.
A opinião é do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti. Segundo ele, o 23º Europalia - o maior festival de artes da Europa, este ano homenageando o Brasil – colabora para que os europeus enxerguem a cultura brasileira de forma diversificada e ampla.
Foto do Portal da Cultura
Por mais de 100 dias, a cultura brasileira estará na Europa. Serão 130 shows, 60 apresentações de dança e 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais e 80 conferências literárias. Há exposições sobre as etnias indígenas brasileiras, com fotografias que mostram desde a família real portuguesa no Brasil até os dias de hoje, além de imagens de Copacabana antigas e atuais.
O investimento para a organização do evento é de R$ 30 milhões. A contrapartida foi dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, que contaram também com a ajuda da iniciativa privada brasileira.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário