12 julho, 2011

O CAMINHO DE VOLTA

Há alguns meses, o economista Ricardo Amorim ministrou uma palestra em São Paulo, que entre outras coisas, falava sobre a inspiração das empresas brasileiras. O evento reuniu mais de 400 pessoas. De acordo com o consultor, as empresas brasileiras precisam fazer apenas o básico para dar certo. O motivo? A maré que durante anos esteve contra, agora está a favor do país.
Segundo ele, "o mundo mudou muito mais do que conseguimos ver". Nesta transformação, o maior nível de consumo passou dos países ricos para os emergentes. As fontes de riquezas também. Hoje, as commodities estão mais valorizadas que a tecnologia. Amorim disse que, enquanto nos últimos 10 anos uma TV de tela fina caiu de preço, o barril do petróleo ganhou valor. E pergunta: onde está hoje uma das maiores reservas globais de petróleo? “Vivemos num mundo de crise nos países ricos e oportunidade nos emergentes”, acrescentou. 
Jogadores de futebol, modelos, altos executivos e até mão de obra especializada que iam para os Estados Unidos, Europa e Japão em busca de melhores oportunidades hoje fazem o caminho de volta. O risco da alta da inflação pode ser menos problemático do que uma crise ainda mais profunda nos países ricos. Mesmo assim, a indústria continuará batendo recordes de produção e o varejo multiplicando suas vendas. Mesmo fazendo o básico, é preciso se transformar.
Adaptado de reportagem do site Mundo Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário