Há pouco mais de um ano, o casal de fotógrafos Ines Calixto e Franco Hoff deixou a vida em São Paulo para uma missão desafiadora: levar fotografia, literatura e cinema a crianças de comunidades, espalhadas pelo interior do Brasil.
A bordo de Alice, uma pitoresca Kombi-casa, o casal já ministrou oficinas para mais de 500 crianças, em nove Estados brasileiros – da nascente até a foz do Rio São Francisco, Vale do Jequitinhonha (MG), Sertão Baiano, os Estados do Sul e, agora, chegam ao Centro-Oeste.
Criança no Vale do Jequitinhonha |
Além de inserir cultura nessas comunidades, por meio dessas três linguagens, o Projeto “Histórias de Alice” tem ainda o objetivo de compor uma coletânea de “causos” narrados pelos próprios protagonistas (crianças atingidas pelo projeto) registrando seu modo de ser e fazer cultura.
O casal só deve voltar para a casa em 2012. Conforme Inês, "Alice ainda tem muito chão para rodar" . Se a viagem terminasse hoje, ela garante:
- “Alice teria muitas histórias para lembrar e muita saudade guardada no peito. De cada lugar que passamos trazemos muitas histórias, novidades, encontros, risos e também lágrimas”.
Das viagens pelo interior, Ines e Franco planejam publicar três livros: um de fotografias intitulado “Brasis do meu Brasil”, outro de causos e contos “Histórias de Alice” e o diário de viagem relatando a experiência do casal em “Retratista viajante”.
- “Lançamos uma semente muito pequenina no coração e no olhar das crianças e esperamos que ela cresça. Quem sabe um dia, alguma delas não seja um Evandro Teixeira, João Ripper, Nair Benedicto, Luciano Candisani, Walter Firmo, Thiago Santana?”, finaliza.
Acompanhe a viagem de Alice pelo endereço: www.historiasdealice.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário