09 junho, 2011

DE FORMA SUTIL, PINGUINS MANTÊM O CALOR NA COLÔNIA

Em dias de frio cada um faz o que pode para se esquentar. Com os animais não é diferente: sentem frio e criam artifícios coletivos de sobrevivência. Interessante o que acontece com os pingüins da Antártida. Uma equipe internacional de cientistas desvendou o mistério de como  eles aguentam o frio quando em grandes grupos. 
Ao acelerar as imagens de um vídeo gravado durante o inverno na Antártida, onde foi filmado  por várias horas a movimentação em ondas de uma colônia de pinguins, os cientistas descobriram que a movimentaçãoa das aves, quase imperceptível, era justamente para gerar calor. O estudo foi publicado na revista especializada na divulgação de pesquisas científicas Plos One.
FOTO BBC - EXTRAÍDA DO SITE DIÁRIO DE MARÍLIA
- "Os pinguins precisam se agrupar ou então perderão energia. Se o grupo for muito solto, os pinguins congelam. Mas, se o grupo for muito apertado, eles não conseguem se mover", disse o líder da pesquisa Daniel Zitterbart, da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha.
Segundo Zitterbart, a colônia permanece a maior parte do tempo parada, porém, a cada 30 ou 60 segundos, um pinguim ou um grupo deles inicia um movimento, aos poucos, numa verdadeira sintonia. E é impressionante, a ação atravessa a colônia como uma onda mesmo. Uma movimentação tão sutil, não percebida por olho humano, mas causa um impacato na estrutura da colônia. 
REPORTAGEM PUBLICADA NO JORNAL O ESTADÃO DE SÃO PAULO  NO DIA 2 DE JUNHO DE 2011 - IMAGENS BBC BRASIL  

Nenhum comentário:

Postar um comentário