28 abril, 2011

UNIVERSIDADE DE LAVRAS QUER FORMAR PROFESSORES À DISTÂNCIA

Um total de 660 vagas visando à formação de professores, ainda em 2011, estão sendo oferecidas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), que abriu edital de seleção de alunos para três cursos de licenciatura à distância: Filosofia, Letras-Inglês e Letras-Português. Os cursos fazem parte do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) oferecido via sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e as vagas variam de acordo com a cidade–polo escolhida. 
As inscrições, no valor de R$50, serão efetuadas somente pela internet, no período de dois de maio a 16 de junho de 2011.
As provas serão aplicadas nas cidades-polos, no dia 12 de Junho de 2011, das 8h30min às 11 horas e constarão de 20 questões de múltipla escolha e uma redação. A exigência é que o candidato tenha o ensino médio completo ou possua certificado de conclusão desse nível de ensino. Clique aqui para acessar o edital.
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas do Brasil, que oferece cursos de nível superior a distância a estudantes sem condições de acesso à formação universitária. Fique sabendo mais sobre a UAB.
Hoje é Dia da Educação, Dia Nacional da Caatinga, Dia do Cartão Postal e Dia da Sogra 
                   Fatos Interessantes sobre o Professor (Extraído do site MEC)
Sabia que nem sempre o ensino no Brasil foi organizado com um professor à frente do quadro negro e crianças em fileiras? Até a primeira metade do século XIX, o método era o monotorial: o professor ensinava o conteúdo a alguns alunos, que tinham mais facilidade em aprender o conteúdo. Esses alunos, os monitores, repassavam o conhecimento aos outros alunos que tinham mais dificuldades.
- A primeira escola de formação de professores em nível médio, na modalidade normal, para o ensino de alunos da Educação Básica data de 1835. A escola foi criada em Niterói (RJ). Depois disso, poucas instituições de formação foram criadas. Só no início do século XX, por volta dos anos 30, os primeiros cursos de licenciatura para formação superior de professores foram estruturados. Mesmo assim, apenas nos grandes centros urbanos da época.
- Em 1827, D. Pedro I instituiu que a educação superior seria de responsabilidade do governo imperial. O Ensino Superior era destinado exclusivamente à formação das elites do país. Foi assim até a primeira metade do século XX. Só na década de 60, o poder público passou a se preocupar com a democratização do acesso à educação.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário