27 abril, 2011

EMPRESAS NO PASSADO UTILIZARAM SIRENES COMO AS DAS CHUVAS NO RIO

Já passou da hora do homem do 3º milênio utilizar-se de um “dispositivo inteligente” a fim de salvar vidas. Porém, as sirenes que alertaram os moradores das chuvas no Rio de Janeiro são iguais as utilizadas por empresas como a Nestlé e Siderúrgica Barra Mansa (SBM), usadas para lembrar o trabalhador da hora de entrada e saída. E tantas outras empresas por todo o mundo, desde a Revolução Industrial, fizeram uso das mesmas. A SBM foi por cinco décadas ou mais o referencial da “hora certa” ou grande despertador da população moradora nas proximidades da empresa, aqui em Barra Mansa.
Sistema de alerta contra a chuva diminuiu o caos
Imagem extraída  do site do Jornal Hoje
Por fim, este artifício antigo, usado para “disciplinar os trabalhadores”- artefato do capitalismo, utilizado também por Hitler em Auschwitz, serve agora para avisar moradores do perigo dos temporais. O sonoro apito foi usado na última segunda-feira (25/04) alertando pela primeira vez mais de dez comunidades do Rio de Janeiro. Centenas de famílias foram beneficiadas e tiveram menos problemas com enchentes e deslizamentos.
A chuva caiu com mais força em bairros da zona norte e no centro, porém a tempestade atingiu todo o Rio de Janeiro e tornou o dia seguinte do carioca um caos total. Lama por toda cidade, como mostraram as reportagens. A sirene ajudou, todavia, é um dispositivo inteligente, cuja utilização, aliada à tecnologia, pode e precisa melhorar ainda muito mais.
Texto criado com base em reportagem da TV Globo - Jornal Hoje de 26.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário