13 fevereiro, 2011

TECNOLOGIA ESPIÃ NO CARNAVAL DE RUA DO RIO

RIO DE JANEIRO - A tecnologia este ano vai ser o grande destaque do carnaval de rua do Rio de Janeiro. O secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, apresentou  na sexta-feira (11/02) uma forma de organização dos foliões, com a utilização de um carro-espião e uma mochila-espiã. As duas novidades servirão para transmitir as imagens dos blocos em tempo real ao Centro de Operações da Riotur, que estará acompanhado tudo, também, por meio das 120 câmeras distribuídas nos diversos pontos de desfile.
Com isso, a Prefeitura pretende centralizar as operações e ao mesmo tempo controlar o tráfego e acompanhar o trabalho de funcionários da Comlurb e  de outras áreas. Será o primeiro carnaval com o Centro de Operações Rio em funcionamento. A mochila e o carro especial possuem câmeras que gravam imagens em 360 graus, transmitidas em tempo real.
O agente estará infiltrado em meio à multidão, com a mochila acima da altura da cabeça, captando as imagens.
Conforme o secretário municipal de Conservação e Serviços, Carlos Roberto Osório, será a primeira vez que tal iniciativa estará sendo testada. Se aprovada, volta em 2012, ampliada e com a utilização de mais unidades móveis.
A Riotur promete instalar 13 mil banheiros químicos na cidade, um aumento de 182% em relação ao ano passado. A  partir da semana que vem serão instalados 40 contêineres-banheiros ligados à rede de esgotos.
Reportagem adaptada: Jornal O Globo - Sábado, 12 de Fevereiro de 2011
                                   Divulgação/Publius Vergilius
O secretário Antônio Pedro apresentando a "mochila espiã".
Foto extraída do Jornal O Globo de sábado, dia 12 de Fevereiro de 2011 - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário