27 dezembro, 2010

PRECIOSIDADES MUSICAIS CARIOCA A SEREM LANÇADAS EM 2011

Quatro pesquisadores da música brasileira desvendam preciosidades da cultura musical carioca. São raridades de artistas não divulgadas na grande mídia e que podem emplacar em 2011. Biografias de talentos não selecionados e músicas não gravadas. Para isto eles procuram as viúvas de compositores, acervos de gravadores, bibliotecas, lêem muito e não saem de sebos.  Del Penho, Jost,  Faour e  Alzuguir são brasileiros, profissionais na arte da pesquisa na busca do resgate da memória musical, principalmente do Rio de Janeiro, onde vivem.
Alguns dos  pesquisados são desconhecidos para a maioria. Para o poeta Waly Salomão pode ser lançado um livro sobre discos e shows produzidos pelo artista, com base em um material inédito.  Para isto estão sendo investigadas letras, anotações e um farto material fornecido por familiares de Salomão ao professor de música Miguel Jost.
O jornalista Rodrigo Faour pretende lançar em janeiro próximo um disco duplo em homenagem aos 50 anos de Elza Soares. São 28 músicas encontradas nos acervos da gravadora Universal. Ele encontrou até uma faixa onde Elza Soares está cantando rock'n'roll.
Alfredo Del Penho revelou que teve dois "mestres na arte da pesquisa musical: Paulo Cesar de Andrade e Cristina Buarque.  Por sete anos ele ouviu musicas do compositor Mauro Duarte, ao qual teve acesso por meio de Cristina Buarque. Em 2011 ele pretende lançar um álbum duplo com esta pesquisa musicográfica.
O engenheiro Rodrigo Alzuguir, pianista desde os 14 anos, faz sua pesquisa biográfica, para lançamento também no ano que vem, do  sambista Wilson Baptista. "Ele foi muito injustiçado. Levou pecha de malandro, mas, em 55 anos de vida, compôs mais de 500 canções",  disse Alzuguir, que já tomou conhecimento de mais de 60 músicas inéditas do sambista.

Texto produzido com base em reportagem escrita pela jornalista Mariana Filgueiras - publicada Revista O Globo, de 19 de dezembro de 2010 (parte integrante do jornal). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário