17 maio, 2009

VANDALISMO PODE PROVOCAR QUEDA DE VAGÕES EM BARRA MANSA

Panfletos da campanha Pedestre: queremos você vivo! FIQUE FORA DA LINHA! eram distribuídos ontem, 16/05, no final da tarde por dois policiais ferroviários, na passagem de nível em frente a uma da entradas do bairro Bom Pastor, em Barra Mansa/RJ. Vem ocorrendo riscos de tombamento de vagões naquele ponto, onde vândalos colocam pedras nos trilhos de entroncamento que mudam o direcionamento dos trens. O crime pode estar sendo feito por jovens que se juntam junto a um galpão paralelo à ferrovia para fumar maconha, segundo os policiais ferroviários.
A campanha é promovida pela MRS Logística e tem o objetivo de trazer mais segurança aos pedestre que atravessam as diversas passagens de nível que há em Barra Mansa. Algumas das orientações do panfleto pedem para as pessoas só atravessar em lugar seguro, sempre observando as placas PARE, OLHE E ESCUTE. A própria empresa colocou aviso na linha aos maquinistas, no trecho entre o viaduto em frente ao prefeitura até à antiga estação ferroviária, no centro de Barra Mansa, como área de alto índices de acidentes.
"Se um trem estiver parado, nunca passe por cima ou por baixo dos vagões; não permita que seus filhos andem ao longo da linha ou brinquem nas proximidades dos trilhos; O trem não tem hora certa para passar". São alertas contidas no panfleto. O documento faz ainda observação sobre as causas mais comuns de atropelamento em linha férrea e destaca os problemas de embriaguês, distração, falta de atenção. Há casos também de acidentes ocorridos com pessoas ao tentar salvar o animal de estimação na linha. Com isso, orienta para evitar deixar animal solto nas proximidades da ferrovia.
O panfleto traz imagens das principais placas de sinalização encontras em passagem de nível e apresenta no final o telefone 0800 979 3636 para reclamações, sugestões ou denúncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário