16 maio, 2009

DIA DO GARI NÃO PODE PASSAR EM BRANCO


Comemorado há 47 anos no Rio de Janeiro (RJ), o Dia do Gari teve as suas primeiras atrações sexta-feira,15 de maio, na Rua Rio Branco, no centro da cidade. Na Cinelândia, uma exposição interativa foi montada desde as 10h para explicar as atividades da categoria. O trabalho do gari alpinista, que faz rapel em encostas de morros para recolher lixo, foi uma das curiosidades que mais chamaram a atenção dos visitantes. Os profissionais da limpeza urbana têm o 16 de maio como sua data, mas os eventos começaram na véspera e devem durar até amanhã, domingo (17/05).

O grupo musical Chegando de Surpresa, formado por garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), animou o evento, que contou com a presença do gari Renato Sorriso. Ele ganhou fama sambando atrás das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Atualmente, 12.596 pessoas trabalham como garis no Rio de Janeiro.

Hoje, sábado, haverá uma missa na Igreja São Jorge, às 11h30, para celebrar a data. Amanhã será realizada a 4ª Corrida e Caminhada da Comlurb, reunindo 564 empregados da empresa e seus familiares no Aterro do Flamengo.

Em Barra Mansa, Volta Redonda e Resende uma campanha buscou reduzir acidentes com garis. A Vega Engenharia Ambiental, empresa que faz a coleta nestes municípios, constatou que nos últimos anos houve uma redução de cerca de 80% no número de acidentes de trabalho com garis. Veja reportagem de o Diário do Vale

Foto:O gari Renato Sorriso, famoso por varrer e sambar na Sapucaí, foi atração na Cinelândia

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.
Reportagem da festa no Rio, adaptada do site
Terra Networks Brasil S.A.

Saiba como surgiu a palavra Gari e Margarida, para definir a profissional de limpeza mulher. Veja o site da Vega


Nenhum comentário:

Postar um comentário