24 maio, 2009

SINDICATO DO ABC PAULISTA RECEBE CONCESSÃO PARA TV

Um decreto publicado na primeira quinzena de Maio (13/05), no Diário Oficial, concedeu outorga para que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC opere um canal de televisão, com fins exclusivamente educativos na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo. O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva vale por um período de 15 anos. A concessão ainda passará por aprovação do Congresso Nacional.

"Levar à população o ponto de vista do trabalhador é uma reivindicação antiga da categoria”, disse o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, acrescentando que “investir em comunicação é uma das prioridades da atual diretoria”. Segundo ele, universidades e igrejas têm seus canais de televisão e não seria justo o trabalhador ficar de fora. “Se conseguimos as concessões no governo Lula é porque ele sabe que a causa é justa", defendeu.

A assinatura do decreto foi realizada um dia antes, na cerimônia de comemoração do aniversário de 50 anos do sindicato, em São Bernardo do Campo. O presidente Lula esteve presente e ressaltou a importância da sua trajetória sindical para chegar à presidência.

A região do ABC já recebeu outras concessões

O sinal da TV de Mogi das Cruzes já está no ar há cerca de seis meses, mas ainda não existe uma grade fechada. Aqui em Barra Mansa o canal pega com antena simples, em alguns pontos da cidade. Com esta última, se torna a quarta concessão que o sindicato recebe do governo. A primeira, o canal Mogi, foi concedida em 2005 e aprovada pelo Congresso em 2007. As outras duas são para rádios: uma em São Vicente, já aprovada e outra em Mogi das Cruzes ainda está sendo avaliada pelo Congresso. As concessões são feitas em nome da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, dirigida por um conselho composto por 40 representantes de diversas categorias ligadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário