A sociedade precisa mudar seus hábitos alimentares. Comer menos gordura e aumentar a quantidade de frutas, legumes e verduras. “É importante que esse conjunto de alimetos seja seguro para o consumo", afirmou o ministro.
O pimentão foi o alimento que apresentou maior índice de irregularidades, com 64% das amostras contendo resíduos de agrotóxicos. Outros alimentos detectados com alto índice de contaminação – 30% - foram o morango, a uva e a cenoura.
Os resultados insatisfatórios foram divididos em duas categorias: os que excederam os limites máximos estabelecidos pela legislação e agrotóxicos não autorizados em determinados alimentos. Segundo o Temporão, o estudo não indica que todos os produtos estão contaminados, variando entre os estados e as amostras. “A pesquisa alerta para que a população saiba que produtos estão mais seguros e para que os produtores sigam as boas práticas de plantio e as recomendações das autoridades sanitárias”, afirmou.
O trabalho desenvolvido pela ANVISA, segundo o ministro, tem trazido bons resultados, como a queda do índice de contaminação em alguns alimentos.
Reportagem adaptada, extraída do arquivo da ANVISA
Nenhum comentário:
Postar um comentário