18 abril, 2023

SENADO FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE HEMOFILIA

A Rádio Senado informou que fará uma audiência pública sobre o Dia Mundial da Hemofilia,

que foi celebrado ontem (17), foi marcada para o próximo dia 26. A celebração da data foi votada pela Comissão de Direitos Humanos da casa,que vai comandar o evento no Senado. O objetivo é tornar público as melhorias necessárias para que as polícas públicas venham a proporcionar ganho efetivo na qualidade da vida das pessoas com hemofilia.

É importante lembrar que pessoas que têm hemofilia, a exemplo do saudoso sociólogo Betinho - morto por complicações com a doença, num caso de sangramento, ele é muito mais complicado para ser controlado, do que em pessoas normais. O organismo do hemofílico não tem condições suficientes de produzir o coágulo,que resulta no estancamento do sangue.

A sugestão para realização da audiência partiu da Federação Brasileira de Hemofilia, que explicou ser a doença rara em 70% em que a mutação genética ocorre por meio de transmisssão feita pelas mães com a doença aos filho, ainda no útero. Os outros 30% ocorrem por mutação genética nova, sem a condição de hereditariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário