04 maio, 2020

NOIVAS E CIDADES SEM AS TRADICIONAIS COMEMORAÇÕES

Maio, considerado o mês das noivas, este ano será diferente. Casamentos diversos, vejam notícias por toda a imprensa, foram cancelados por causa da Covid-19. Alguns noivos optaram por cerimônias onlines ou solitárias. Outra particularidade do mês, que já começou  com a festa nacional do Trabalhador pela internet, é que, verificando o calendário, constata-se que sete cidades próximas a Barra Mansa fazem aniversários de emancipação. Um dado a se observar é que, grandes encontros dos Dia das Mães - que aqui no município reuniam várias famílias em sítio, não vão acontecer. É o cuidado com a doença que já matou mais de 230 mil pessoas, até então, em todo mundo.
Com a decretação da Organização Mundial de Saúde, na primeira quinzena de Março, que a doença provocada pelo novo coronavírus tornora-se uma pandemia, ocasionando mortes e disseminando uma contaminação global, o setor de casamentos, como lembram especialistas da área, foi muito afetado. E Maio, reservado a casamentos, entra nas estatísticas de 2020 como um mês de queda de cerimônias, desde que a tradição começou. Alguns, transferiram o enlace para o segundo semestres após conversas com o assessor de cerimoniais. Um casal de Cuiabá, noivos desde 2014, procurou o padre para um evento que reuniu, além dos três, duas testemunhas e o fotógrafo. O padre, de máscaras, realizou o casamento, conforme o G1Mato Grosso.
As cidades no estado do Rio de Janeiro que comemoram suas emancipações neste mês, sem festas por causa das aglomerações, são: Saquarema, dia 8, Arraial do Cabo, 13, e Cachoeira de Macacu,15, ambas na Região dos Lagos. No dia 16, comemoram São Pedro D'Aldeia e Nova Friburgo.
Rio Claro, na estrada para Angra dos Reis, e Arapeí - essa no estado de São Paulo, municípios próximos a Barra Mansa, fazem aniversário no mesmo 19 de Maio e, por último, completam as comemorações, dia 26, Maricá, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Quanto a comemoração do segundo domingo de Maio, que reúne muitos parentes e amigos em torno da matriarca ou em memoria à mesma, reunindo mães, a maioria está fadada a não acontecer, como a da Família Barreto, que preparava como todos os anos um encontro em um sítio, na estrada que liga o distrito de Santa Rita ao bairro Vila Nova, em Barra Mansa.
Outros encontros, como os da Família Dionísio, no bairro N. Sra. de Lourdes, Família Andrade, Teixeira e Santos, na região do bairro Cantagalo, assim como os de outras famílias tradicionais do município de Barra Mansa, vão ficar para o Dia das Mães de 2021.

Editado em 20.05.2010 -
Editado em 02.10.2021 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário