O Saae de Barra Mansa alterou o horário para evitar o contágio |
A doença provocou de dezembro, quando o primeiro caso ocorreu na China até o momento atual, mais de 10 mil mortes no planeta. No Brasil alguns médicos informam que o "pico dos casos" de contaminados começará a subir neste final de semana. Em reportagens, o ministro Luiz Henrique calcula que o disparo de casos no país ocorrerá em abril.
O jornal da região, Diário do Vale, informou que o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, que mantém a população informada por meio de lives em sua rede social, assegura que na cidade só há nove casos, apesar de a Secretaria de Saúde ter divulgado 19 casos suspeitos. Segundo o prefeito, somente um caso foi confirmado, não havendo risco de contaminação em outras pessoas.
A prefeitura de Barra Mansa cortou parte dos atendimentos e o Serviço Autônomo de Barra Mansa (Saae/BM) deixou de atender aos sábados e passou o expediente diário para até às 12 horas. O setor de fiscalização e o operacional do Saae trabalham em regime de escala desde quinta-feira (19). Outros setores entram na escala na próxima semana.
O prefeito, ainda segundo a live, disse que só vai permitir a circulação ônibus da região sul fluminense, para evitar o contagio por pessoas vindas da capital ou de outras cidades e citou a importância de se fazer um cinturão nas cidades interioranas para evitar a disseminação da doença.
Um estudo nos Estados Unidos atesta que o número de infectados pode ser de 5 a 30 vezes maior que os dados oficiais. A revista Science divulga que 2/3 dos infectados no mundo sofreram a transmissão do Covid-19 de pessoas assintomáticas, aquelas que têm o vírus e nem sempre têm a doença.
Daí a importância dos esvaziamentos de grandes contingentes de pessoas de diversos lugares e o primeiro deles foram as escolas estaduais e municipais, sem aulas no país desde a semana passada. A divulgação para que um maior número de pessoas fique em casa cresce a cada dia.
Com base em reportagens de O Globo, G1, O Diário do Vale e Uol, conforme os links abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário