A imprensa
brasileira noticiou: em Março deste uma nova experiência automobilística, que
já é uma tendência mundial, foi implantada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os táxis elétricos que rodam nas duas capitais. Segundo reportagem,
são veículos econômicos, silenciosos e que não poluem, utilizando 100% de
eletricidade. Tanto, que precisam de recarga, como as baterias de celulares. Os
carros são da marca Nissan Leaf, os mesmos modelos vendidos no Japão, na Europa
e nos Estados Unidos.
Se o
contingente de 32 mil táxis que rodam diariamente em São Paulo fosse neste
sistema, seriam economizados 640 mil litros de combustíveis e 32 mi l escapamentos
carregados de dióxido de carbono deixariam de ser emitidos no ar paulistano e
até a poluição sonora ganharia muito. Este é um dos objetivos constado neste projeto-piloto
iniciado em São Paulo primeiro. A aceitação pública tem sido boa.
O projeto
tem como objetivo final a comercialização desses veículos, que custam muito
caro. Segundo Luiz Carlos Moreno, diretor de Marketing da Nissan do Brasil, os carros elétricos podem rodar até 160 quilômetros
antes de uma nova recarga. Em São Paulo, a ideia inicial era atender o
aeroporto de Congonhas, mas os principais carros pilotos estão entre Avenida
Paulista e Rua da Consolação e atendem a qualquer pessoa.
No Rio
de janeiro, segundo a revista Exame dois carros estão circulando a partir do
aeroporto Santos Dumont. A ideia é que até
o final do ano sejam quinze. A parceria e resultado de uma ação entre as
prefeituras das capitais, a
Nissan Brasil e a Petrobras.
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