26 fevereiro, 2013

CONFUSÃO NA VENDA DE 'IPAD' E 'TABLET' NO BRASIL

A Apple sofre uma ação na Justiça do Distrito Federal por haver substituído no Brasil o iPad 3 pela quarta geração do tablet em apenas cinco meses - em vez dos 12 meses de praxe - e por não interromper a venda do produto lançado anteriormente. O autor é o IBDI (Instituto Brasileiro de Direito da Informática).
A associação sediada em Recife diz que o início do processo, ocorrido no último dia 6, deu-se por conta de clamor público. O IBDI recebeu diversas queixas de dos consumidores, conforme disse à Folha o advogado do instituto e um dos responsáveis pela ação, Sérgio Palomares. Segundo ele, o objetivo da ação é cessar as vendas, pois o iPad 3 continua sendo vendido no país. E alguns consumidores creem erroneamente estarem comprando o tablet de última geração.
Procurada, a representação da Apple no país disse que a empresa não comentará o caso. A Apple não vende o iPad 3 desde o lançamento local do iPad 4. À época, o aparelho era vendido por R$ 1.549 em sua versão mais barata (16 Gbytes de memória interna). Entretanto, em uma rápida busca pela internet é possível encontrar diversas lojas que ainda comercializam o modelo antigo.
Em uma pesquisa realizada on-line nos EUA em outubro, mês de lançamento do iPad 4, 45% dos donos de iPad mostraram-se desgostosos com a decisão da Apple de atualizar o tablet precocemente. A mesma enquete mostrou que 46% dos consumidores americanos já possuidores de um iPad pretendiam comprar o tablet novo.
O iPad 2 segue sendo produzido e vendido.
Abaixo, as datas de disponibilidade do iPad no Brasil (entre parêntesis a diferença em relação a seu lançamento nos EUA).
  • iPad 1: dezembro de 2010 (atraso de seis meses)
  • iPad 2: maio de 2011 (atraso de dois meses)
  • iPad 3: maio de 2012 (atraso de dois meses)
  • iPad 4: dezembro de 2012 (atraso de dois meses)

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