16 maio, 2012

DO PERFURADOR DE CARTÃO À ROUPA INTELIGENTE

Mulher usando um perfurador de cartão  -
Foto Wikipédia
Abro a Internet vejo, mas especificamente no site Wikipédia, no quadro a Imagem do Dia, a foto de uma mulher usando um perfurador, que serve para registrar o Censo. O estilo da mulher e a roupa comprovam a data: início do século XX. Mais tarde, vendo o Jornal Hoje (TV Globo), por força do hábito, me chama atenção reportagem da camiseta da saúde, uma criação italiana. A tal da roupa inteligente já é assunto velho, podemos dizer assim. A versão apresentada servirá para monitorar os batimentos cardíacos e controlar a temperatura e a respiração corpo. Interessante.
A roupa da saúde, ou inteligente - como queiram, vai controlar a depressão e mais ainda: fará o acompanhamento em casa de uma pessoa que tenha sofrido infarto. Biquínis medirão a intensidade do sol no corpo e surgirão roupas que espantarão pernilongos e porque não outros animais peçonhentos.
Tais descobertas e outras tantas que surgem, quase nem mais causam surpresas. Estamos entre  50 ou menos anos da utilização do Perfurador de cartão, uma forma manual de inserir dados. Nos Estados Unidos, centenas de mulheres trabalharam no sistema. No Brasil, nos anos 1980 muitas empresas ainda utilizavam o sistema de perfuração de cartões e muitos ainda se lembram do cartão de loteria e dos gabaritos de provas que o próprio candidato perfurava. Isso, em bem pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário