27 dezembro, 2011

O NATAL DE VAN GOGH

De onde viemos, o que somos, para onde vamos?
Os casos de desentendimentos entre artistas sempre existiram. Hoje, com a velocidade das informações, tudo toma uma proporção muito maior. Às vésperas do Natal de 1888, o pintor Vicent van Gogh cortou a orelha direita. E uma das versões dada ao ato é que seria uma vingança contra a amante Virginie, uma prostituta do Sul da França, a quem teria enviado a orelha ensanguentada. Tudo por que ela se apaixonara por seu amigo, o também pintor Paul Gauguin.
Van Gogh: O Quarto
Em outra versão conhecida, Van Gogh teria cortado a orelha por autoflagelo, arrependido por ter ameaçado o amigo com uma faca. Gauguim, em 1891, busca refúgio para um vida de dissabores na Polinésia Francesa. O pintor francês não encontrou repostas para suas perguntas e de muitos: de onde viemos, o que somos, para onde vamos? E antes de sua morte, fez um quadro sobre essa realidade.
O resultado dos acontecimentos que envolveu os dois artistas, rendeu ao pintor do quarto solitário dois auto-retratos com a orelha cortada e uma internação no hospício.  Van Gogh recebeu tratamento médico e após o fato, produziu muitas obras de arte.
Na História da Arte, o nome do holandês está entre o dos grandes pintores da época e até hoje seus quadros valem fortunas.
Entretanto, ele não vendeu um único quadro em vida.
Fonte: Guia dos Curiosos - Editora Schwarcz Ltda - São Paulo - 1995 - pág.343
Imagem: extraído de "papeis de parede" do site baixaki.com.br

Sugestões de presente para quem ainda não deu, neste fim de ano.
Aos inimigos, perdão.
A um oponente, tolerância.
Aos amigos, dedicação.
A um cliente, honestidade.
A natureza, biodiversidade.
Ao trânsito, educação.
Ao mundo, humildade.
Para tudo, caridade.
Para a família, atenção.
Para toda criança, um exemplo bom.
Para você, respeito. 
Com base em Sugestões de presente para o Natal de "Oren Arnold"

Nenhum comentário:

Postar um comentário