08 dezembro, 2011

MULHERES LIDERAM NO FACEBOOK E NO GOOGLE

À frente de áreas técnicas e de negócios em grandes empresas de tecnologia, as mulheres mostram que podem contribuir, e muito, com as redes sociais e serviços de internet. Conheça as mais poderosas do mundo da tecnologia em 2011, em reportagem exclusiva do IG/Tecnologia.
No cargo de vice-presidente de serviços de geolocalização no Google, está Marissa Mayer, de 36 anos. Ela foi a 20ª pessoa contratada para trabalhar no Google e a primeira engenheira a ser contratada, logo após a fundação da empresa em 1998.
A diretora de operações do Facebook é Sandberg Sheryl, de 41  anos,  depois de deixar o Google em 2008, onde era vice-presidente de vendas online e de operações, ela assumiu a operação do Facebook. Em 2011, ela foi nomeada como uma das 50 mulheres de negócios mais poderosas do mundo pela revista Fortune.
O Twitter se tornou mais “internacional”, desde que Katie Jacobs Stanton, de 41 anos, foi contratada em julho de 2010 para ser vice-presidente de estratégia internacional do microblog. Ela tem com desafio frear a expansão de outro microblog, o chinês Sina Weibo, que já reúne 200 milhões de usuários.
Na Nokia desde 2004, mas há apenas um ano à frente da divisão de celulares, Mary McDowell, de 47 anos, assumiu o novo cargo em meio a uma crise na empresa, que por usar o defasado sistema operacional Symbian em seus smartphones, perdeu mercado para os mais modernos, como iPhone e os aparelhos com Android. Além de trabalhar na Nokia, Mary é membro do conselho da Autodesk.
Em sua tese de doutorado, Cynthia Breazeal, de 44 anos, desenvolveu o robô humanóide Kismet, que fala como os humanos. Hoje, é diretora do grupo de robótica pessoal do Massachussets Institute of Technology (MIT). O robô Kismet foi reconhecido pela revista Wired como um dos melhores robôs de todos os tempos, por explorar aspectos sociais e emocionais na interação com humanos.
Cher Wang, de 52 anos, é fundadora e conselheira da HTC ( a 6ª maior fabricante de smartphones do mundo). Cher se tornou uma das maiores líderes da indústria de tecnologia no mundo e também uma das mulheres mais ricas de Taiwan (China). Além de executiva bem-sucedida, Wang e o marido, Wen Chi Chen - presidente da fabricante de chips VIA Technologies, estão entre os dos casais mais ricos do mundo, confirme a Forbes.
A última das citadas nesta reportagem da do IG/Tecnologia é Mitchell Baker, de 53 anos.  Ela é presidente do conselho da Mozilla Foundation. Formada em Direito, Mitchell se tornou uma das mulheres mais poderosas da tecnologia por seu trabalho à frente da Fundação Mozilla. Atualmente, Mitchell enfrenta o desafio de manter o Firefox como um navegador relevante para os usuários, num momento em que o Chrome, navegador do Google, cresce a passos rápidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário