03 setembro, 2011

O FILE MIGNON DOS CHINESES

Negócios da China
Foto extraída do site online24.pt
Os chineses, de olhos mais apertados que o dos brasileiros, descobriram o Brasil para as suas pastelarias. Nas décadas de 1970 e 1980 o pastel dos chineses (já gostei e comi muitos)  era o mais procurado em Barra Mansa, Volta Redonda e cidades vizinhas. Os olhos dos orientais, sempre arregalados para o ocidente, continuam menores e mais do que nunca, agora, a China vê o Brasil como seu principal mercado para exportação. Os produtos chineses não param de chegar.
A República Popular da China invade o país com, suas mercadorias: eletroeletrônicos, utensílios domésticos, peças de automóveis, brinquedos, móveis e até carros. Desde o início do terceiro milênio o “mercado nacional chinês no Brasil” não parou de crescer. Se antes eles vinham “ao vivo” fazer comércio com os nativos, agora, vêm empresários, ou vão lá alguns  compradores e negociam um mundo de produtos.
Nos grandes centros comerciais do país, há hoje lojas montadas e equipadas em mais de 90% com produtos da China. Pelo menos no estado do Rio, isso é notório.
Uma frase do chinês Kevin Tang, da Câmara Brasil-China, em reportagem publicada no mês passado no jornal “Folha de São Paulo”, ressume bem essa realidade:
- “O Brasil é o file mignon em termos de consumo porque tem uma classe ávida por consumo”.

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