20 setembro, 2011

FRANCESES VISITAM ENTIDADE DE APOIO À CRIANÇA EM BARRA MANSA

Sede da associação em Barra Mansa
Ontem à noite (19/09), a sede da Associação Encomen (Encontro de Meninos e Meninas) abriu as portas para receber o Padre Thiago e as famílias Giseli e Brigitte, além da Irmã Ana, coordenadora da Casa Paz e Bem, no bairro Vista Alegre, em Barra Mansa (outra entidade de apoio à criança e ao adolescente). Foi servido um caldo verde e apresentado vídeos diversos com imagens antigas e atuais de crianças e adolescentes que passaram pela entidade; de movimentos sociais; de entretenimento com jovens; e da construção do prédio e de fotos da região. 
O francês Thiago Purpan, que completa 70 anos no próximo sábado (24/09), veio para Barra Mansa, a serviço do sacerdócio na década de 1980, quando tomou para si os problemas sociais da região. "Obstinado, não se conformou com as desigualdades aqui encontradas", disse o presidente da entidade, Jose Maximiniano de Oliveira, o Zé Max. 
O Encomen, no bairro N.Srª de Lourdes, em BM
Na década, que terminou com a derrubada do Muro de Berlim e a explosão dos movimentos sociais trabalhistas - inclusive a greve dos operários da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) marcada pela ação cruel do Exército Brasileiro, que mata três operários no interior da usina, o Padre Thiago (como ficou conhecido) idealizou o projeto de Encontro de Meninos e Meninas. Naquela época, meninos, principalmente, eram os preferidos do tráfico de drogas no bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Barra Mansa, onde está situada a Associação Encomem. 
As francesas Giseli e Brigitte, aliadas  com outras famílias francesas e a entidade de cooperação à infância alemã "Kindermisionswe", nesses mais de vinte anos de história, são parceiros e ajudam financeiramente a entidade anualmente, conforme lembrou Zé Max.

Nenhum comentário:

Postar um comentário