08 agosto, 2011

REGIÃO SERRANA NÃO ESTÁ LIVRE DE NOVA TRAGÉGIA

O CREA/RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro) fez alerta na última sexta-feira (o6/08) de uma nova catástrofe na região serrana do estado. Uma equipe esteve nos locais  atingidos pelas chuvas de janeiro, que deixaram mais de 900 mortos, a fim de produzir um relatório  entregue ao Ministério Público do Rio. No documento, são pedidas três ações básicas e simples - quase rudimentares - a serem executadas em um curto prazo.
São elas: a implantação de sirenes nas principais áreas devastadas pelas chuvas; solicitação ao Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (INPE) e outros órgãos responsáveis por monitorar as condições meteorológicas da implantação de um sistema de aviso prévio às prefeituras da região serrana; e a construção de abrigos nesses locais, diferentemente do que ocorreu em janeiro, quando igrejas e escolas se transformaram em lugares improvisados de residência.
O presidente do Conselho, Agostinho Guerreiro, frisou que o período de seca está acabando e o tempo das chuvas recomeçará em outubro. "Corremos risco muito sério de ter uma tragédia dentro de dois ou três meses naquela região", afirmou Guerreiro.
Texto adaptado/Com base em reportagem e foto retirada do blog SOS Rios do Brasil - Fonte: De olho no tempo - Meteorologia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário