Hoje é o Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente. Uma data muito importante para reflexão sobre o que cada um de nós temos feito para a construção de um mundo melhor, não só para o presente como para as gerações futuras. Quando vejo a situação do Rio Paraíba do Sul sempre me conflito: até quando o rio vai aguentar. Vai chegar um ano em que as cidades não conseguirão retirar quantidade suficiente de água para o abastecimento das populações do Vale do Paraíba paulista e fluminense.
Quando criança, ví muito animal morto descer em suas águas e era comum quando morria um cachorro, atirá-lo no rio. Atualmente, mudou um pouco essa cultural, mais ainda vemos muita gente utilizar o rio como lixeira. Não esqueço uma frase de um professor: as pessoas deviam fazer suas casas de frente para o rio, ao invés de oferecer os fundos e assim nunca lembrar de dar-lhe toda a atenção que merece.
É uma verdade. Normalmente, com os fundos da casa temos menos cuidados e visitamos pouco, ficando sempre as coisas velhas e esquecidadas. Vez ou outra fazemos uma limpeza. Aos fundos são deixados os destroços.
Que o rio nos perdoe e que todos que têm o privilegio de morar às suas margens passe a tratá-lo com respeito. Ele é o maior bem nosso e mais ainda das gerações futuras. As autoridades, os políticos precisam com uma urgência emergente priorizar o tratamento dos milhares de litros de esgoto diariamente jogados em seu leito.
Abaixo transcrevo o aviso do Blog SOS Rios dos BrasilVamos enviar mensagens e incentivar nossos alunos, amigos, familiares, colegas e participantes dos movimentos ambientais, comitês de bacias, associações e entidades para enviarem mensagens aos SENADORES FEDERAIS para que votem com competência e responsabilidade a mensagem do novo Código Florestal. Clique no banner e veja os e-mails dos senadores.
Hoje é também Dia Mundial das Comunicações Sociais e início da Semana de Orações pela Unidade Cristã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário