No período escolar são lembrados alguns nomes que representam a história de conquistas, libertação e promoção da pátria brasileira. Entretanto, deste contexto são excluídos os negros, que muitos feitos trouxeram ao país. A data de hoje é importante para resgatar na memória pública a luta de homens, que não tinham "protótipo europeu", mas fizeram tanto quanto os outros pelo país. Salve o Dia da Consciência Brasileira! Este ano aumentou, em quase cem, o número de cidades que comemoram a data: 853 municípios estão comemorando o Dia da Consciência Negra.
É ponto facultativo ou feriado na maioria dessas cidades e é a prefeitura de cada uma que decide se comemora ou não. A partir de 1995 algumas prefeituras estabeleceram o dia como feriado. Que haja um dia em que a consciência seja em todo o país: motivos há. A comemoração, desde 1978, é em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, morto no dia 20 de novembro de 1695.
O movimento negro também aproveita a data, neste ano, para celebrar os cem anos da Revolta da Chibata, que deu fim ao castigo aplicado aos marujos, em grande parte negros, da marinha brasileira. O líder do movimento foi o marinheiro negro João Cândido Felisberto. Ele representa um dos heróis da Pátria brasileira, nem sempre lembrados.
Além de dia nacional de conscientização do povo negro, hoje é dia de Zumbi, dia do biomédico e dia mundial dos direitos da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário