Em 1971, Tomlinson começou a enviar mensagens para si mesmo e para seus colegas como brincadeira. Ele somou as funcionalidades dos aplicativos SNDMSG (uma contração da expressão em inglês "send message", ou seja, "enviar mensagem") e o Readmail, para leitura de correio. Mas esse sistema permitia apenas o compartilhamento de textos. O engenheiro também trabalhava em um protocolo chamado CPYNET, para transferência de arquivos entre computadores conectados em rede. Ao juntar os dois programas, ele conseguiu enviar uma mensagem para seus colaboradores, anunciando sua criação.
O conceito de correio eletrônico já existia e estava implementado em sistemas como o AUTODIN. Entetanto, esse foi o primeiro sistema capaz de enviar mensagens entre diferentes nós conectados à ARPANET. Tomlinson também inovou, na medida que escolheu o símbolo @ para distinguir as mensagens destinadas às caixas de correio na máquina local e às que se dirigiam à rede, por ser o símbolo que significa "at", ou seja, estar em algum lugar. Logo enviou a si próprio uma mensagem de e-mail.
Tomlinson continua, ao fim de todos estes anos, na BBN, tendo trabalhado em tudo desde protocolos de redes à construção de supercomputadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário