18 março, 2009

Santa Luzia como BM recebeu D.Pedro II

Algumas notícias que despertram interesse que "pipocam" hoje na Net: mulher prende braço em bueiro ao tentar salvar celular; professora rouba alunos em escola, fenômeno ganha desenho de Maurício da Mônica, que diz ser seu fã; o papa e outra polêmica; e a morte do estilista e polêmico Clodovil. Como hoje é aniversário de um cidade mineira atraente, trago esta. Santa Luzia, que como Barra Mansa, recebeu a visita do Imperador D.Pedro. Extraído da Wikipédia.

Santa Luzia, MG, faz aniversário hoje. A cidade está situada à 27 km de Belo Horizonte, próxima aos aeroportos de Confins e da Pampulha. A cidade é banhada pelo Rio das velhas, dispõe de linha férrea e gasoduto subterrâneo. Santa Luzia é o 3º Pólo Industrial da Grande BH e ocupa o décimo lugar entre as maiores cidades de Minas Gerais. O município possui três vias de acesso com portais: a MG-20 ou Avenida das Indústrias; a MG 10 via São Benedito e a BR 381, através da rodovia Beira Rio. Os portais marcam o limite da cidade com Belo Horizonte e Sabará e dão identidade ao município, além de fazerem parte do sistema de segurança da cidade.
Turismo
Santa Luzia é uma cidade voltada para o turismo religioso, pois mantém viva a cultura popular através de festas religiosas como: Nossa Senhora do Rosário, Folia de Reis e a padroeira da cidade, Santa Luzia. O município se destaca pelo seu potencial de desenvolvimento industrial, comercial e de serviços.

O imperador D. Pedro II, em visita a Santa Luzia, em 1881, ficou hospedado no Solar da Baronesa, um centro de referência social e cultural do século XVI, localizado na Rua Direita, no Centro Histórico. A visita foi registrada, pelo imperador, através de desenho de um trecho do centro histórico da cidade. Esse desenho foi a prova histórica que concedeu ao município o título de cidade imperial.
Ontem quem também aniversariou, na região deste blog , lembrado de última hora, foi Rio das
Flores. Abaixo, alguns rioflorenses famosos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário