26 março, 2014

AS 3 URBES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO SÃO NORDESTINAS

Beira-mar em Fortaleza.jpg
Fortaleza - Foto:Wikipédia -
Maceió é a segunda cidade mais violenta do mundo e a 1ª do Brasil. Fortaleza, que será palco do segundo jogo da seleção brasileira na Copa, aparece em 2º lugar, sendo a sétima do planeta. João Pessoa é a nona da lista mundial e a 3ª mais violenta do país. Lá, segundo reportagem de o Fantástico, do último domingo (23), a taxa de homicídios é considerada epidêmica. As três são do Nordeste.
Na capital alagoana, com base nos números apresentados são, aproximadamente, 150 mortes por mês. “Quem está na orla não consegue visualizar, mas todos os dias na cidade de Maceió pelo menos 5 jovens estão morrendo na periferia", revelou a socióloga da Universidade Federal de Alagoas, Ruth Vasconcelos.
A venda de drogas acontece “tranquilamente” nas praias da capital alagoana, conforme as imagens de crianças abordando pessoas, oferecendo para buscar entorpecentes.
Com relação a Fortaleza, só no carnaval deste ano foram assassinadas 25 pessoas. O secretário de segurança do Ceará, Servilho Silva Paiva, disse não ser uma situação confortável, mas, “a Polícia está fazendo o seu papel, dando as respostas adequadas. E que foram realizadas nos últimos 25 meses cerca de 10 mil prisões em flagrantes”.
Em João Pessoa, conforme o repórter Maurício Ferraz e as imagens da TV Globo, o tráfico ocorre a poucos metros da delegacia. O mesmo traficante flagrado na venda de entorpecentes tem trânsito livre na delegacia, onde aparentemente faz pequenos serviços e teria sido chamado pela própria autoridade.

24 março, 2014

FRANÇA TERÁ EDIFÍCIO EM FORMA DE TRONCO DE ÁRVORE

Foto da reportagem de Fernando Moreira (O Globo)
Um edifício de 17 andares, em forma de árvore, será erguido na cidade de Montpellier, na França. A novidade bem moderna e inusitada chama a atenção assim como a piscina construída no topo de um predio no centro de Cingapura. Chamado de L'Arbre Blanc (A Árvore Branca), a ideia é fazer com que os apartamentos se pareçam com galhos ligados a um tronco.
Desta forma, as varandas estarão dispostas em diferentes direções, sem a característica dos prédios tradicionais. A estrutura das varandas foi desenvolvida para ter aproveitamento total da luz do sol, como as folhas das árvores.
L'Arbre Blanc terá 56 metros de altura e 120 unidades residenciais. O projeto é assinado por três escritórios de arquitetura: Sou Fujimoto Architects, Nicolas Laisné Associés e Manal Rachdi Oxo architects.
Conforme o repórter Fernando Moreira, a L'Arbre Blanc, ou Árvore Branca para os brasileiros, será o primeiro projeto ousado que vai rejuvenescer a arquitetura da cidade.
As obras devem começar em 2015.

Fonte: Reportagem de Fernando Moreira, em O Globo

22 março, 2014

OPERÁRIOS DE OBRA EM ANGRA RECLAMAM DE SOM ALTO

Neste sábado fui trabalhar em uma obra especial: a construção da casa de meu sogro. A doação de meus serviços foi somente na parte da manhã, período em que intermitentemente convivi com música gospel de uma casa vizinha. No final, não me furtei de um comentário, desnecessário. “A vizinha não deu uma trégua pra gente, heim”? 
Quando deixei o local, o som alto ainda se ouvia. No trajeto para casa, pensava num fato interessante que me veio à memória.Trabalhadores de uma obra em Angra dos Reis/RJ passaram por uma situação parecida. Era o dia inteiro música alta, também de teor religioso, até que, certo dia, o responsável pelo serviço, depois de diversas reclamações da maioria, resolveu abordar a mulher “fanática pelas canções”. Com muito jeito, apertou a campainha e soltou:
- Sabemos que é uma pessoa muito religiosa, mas "tá" faltando caridade, heim. Este Deus que a senhora ouve nas canções está nos sacrificando; está sendo um verdadeiro martírio para os colegas lá embaixo. A sra. poderia baixar o volume ou ouvir um dia sim, outro não. Já ajudaria...
A mulher sorriu, agradeceu e ainda ofereceu lhe um copo de suco. Mas, a partir daquele dia a situação piorou. As músicas ficaram mais barulhentas e a diversidade dos cantores chamou a atenção. Um evangélico, que fazia parte do grupo operário, ficou encantando com número de pastores e intérpretes da música Gospel.
Em pouco tempo, trocava CDs com a “irmã” e passou a ser o único a não reclamar do som. E sempre lembrava o ditado “se você não pode vencer o inimigo, junte se a ele”.
O amigo que me contou essa história, há muito tempo, não entendeu nada; nem eu.  

21 março, 2014

O FANTASMA DAS ADULTERAÇÕES NO LEITE AINDA ASSUSTA

Ainda sob a desconfiança da qualidade do leite, vindas à tona no ano passado, o fantasma das adulterações no produto ainda assusta brasileiros. O jornal O Globo noticiou no último 15 Março e traz reportagem na edição de hoje (21). Cerca de 300 mil litros, com substância cancerígena – que serve para mascarar a diluição da matéria prima com água, foram processados pelas marcas Parmalat e Líder, da LBR, entre os dias 13 e 14 do mês passado. O produto contaminado foi negociado e vendido nos estados do Paraná e de São Paulo.
Acompanhado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pelo Ministério Público do Sul (MP), a 4ª etapa da Operação Leite Compen$ado (no dia 14 de Março), e uma continuidade das descobertas feitas no 1º semestre de 2013, no Sul do país, quando foram presas várias pessoas. 
Segundo o jornal, esta fase da operação começou em fevereiro, com o empenho do MP e da Mapa,  com a confirmação que o leite contaminado foi enviado para os dois estados.
Em nota, a LBR, proprietária das duas marcas, informou ter sabido da “possível contaminação” em fevereiro, quando efetuou recolhimento dos lotes de leite no mercado. Na ocasião, a Mapa informou que decisão judicial, impetrada pela empresa, garantia a mesma a não divulgação dos lotes.
Entretanto, o site G1, da Globo.com do Paraná, informou que LBR divulgou os lotes na noite de quarta-feira (19). Clique para ver tabela no site G1.
A informação dos promotores sobre a contaminação diz que o acréscimo de água no produto, para fazê-lo render, é feito com a adição de uréia, justamente para disfarçar a água no leite. A uréia contém formol, que pode causar diversos problemas à saúde humana, entre os quais, o câncer.
Notificada pelo MP gaúcho sobre a possível contaminação, a LBR diz ter recolhido todo o leite suspeito no início de fevereiro, porém, se algum consumidor comprou embalagens e tem dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo telefone 0800.011.2222 ou por email.

20 março, 2014

ESTAGIÁRIO PERDE VAGA POR AGRADECER SEM MAIÚSCULA

Estagiário é demitido antes de começar a trabalhar por causa de erro na nota de agradecimento. O escritor Jeff Pearlman contou em seu blog que o filho de um amigo conseguira o estágio em faculdade americana. O menino voou até Nova York para fazer a entrevista de emprego. Feliz com a vaga, decidiu mandar uma nota de agradecimento pelo seu iPhone. 
Eis, que surge o problema: ele esqueceu de colocar a letra “T” maiúscula na palavra “Thursday” (quinta-feira). “Thank you for the meeting on thursday” (Obrigada pelo encontro na quinta-feira), sendo que os dias da semana são considerados nomes próprios na língua inglesa, portando devem ser escritos com a letra maiúscula.
No dia seguinte, o estudante recebeu uma ligação dizendo que não seria a pessoa ideal para a vaga. O erro parece bobo, mas, cuidado com tudo que se refere a emprego e é tratado por e-mails. A ortografia precisa estar impecável.
Conforme a reportagem do Portal FBDE NEXION, erros ortográficos fazem o candidato parecer desleixado, como se não importasse o suficiente em revisar o texto, evitando assim problemas ortográficos, por menores que sejam.
Portanto, ao mandar uma nota de agradecimento por celular, verifique se não cometeu algum erro gramatical, evitando assim perder a uma oportunidade ideal.
Fonte: site de consultoria FBDE NEXION -

19 março, 2014

PREFEITO ANUNCIA AUMENTO EM SOLENIDADE DO FUNDAMP

Tomou posse ontem (18), no Gabinete do Prefeito Jonas Marins, o Conselho do Fundamp (Fundo de Assistência Médica Permanente dos Servidores Públicos Municipais de Barra Mansa). Na ocasião, foi anunciado aumento de salário dos servidores em Maio, sem informação do índice. Em seu pronunciamento, o prefeito afirmou que o seu primeiro mandato se deu justamente no Conselho do Fundamp. 
O diretor, o vereador, e o prefeito entre alguns conselheiros
Marins falou da Saúde cara praticada no país e da dificuldade por qual passa o entidade, ameaçada de fechar. Justificando as cobranças feitas nas reuniões com a comunidade sobre o destino do Fundamp, o prefeito disse não poder tirar R$ 300 ou R$ 400 mil todos os meses da Prefeitura de ajuda.
Os conselheiros deixando a solenidade de Posse
Ele disse nunca ter deixado de contribuir, mesmo quando começou a valer tabela de acordo com o ganho de cada um, quando muitos se desfiliaram. Para o prefeito, o maior problema hoje de Barra Mansa, é a Saúde, reflexo também da Saúde no país.
- Me incomoda o fato de o plano cobrir apenas Barra Mansa. Quando vou Angra dos Reis, Rio de Janeiro ou outras cidades estou sem assistência, lembrou. Marins falou da doença que o abateu em 2011, quando dependeu da assistência médica.
O diretor executivo do Fundamp, o médico Maurício Amaral, falou da responsabilidade grande dos empossados, maior que a de todos os demais conselhos, diante das dificuldades. Há 15 meses como diretor, saldou todos os compromissos e atualmente, segundo ele, a única dívida da Casa é com a última quinzena e os próximos contratos.
Fundamp estava com procedimentos de funcionamento irregulares e não tinha ainda Alvará da Vigilância Sanitária, mas, está tudo em dia. Falou, ainda, do desnivelamento existente, dos aumentos de até 50% dados aos médicos para que houvesse uma igualdade salarial da classe e assim atrair novas contratações.
"É preciso combustível' para que continuar avançando, existe uma proposta em discussão e a tabela de cobrança dos usuários precisa se atualizada,finalizou.
A solenidade de assinatura da Ata de Posse dos conselhos Deliberativo e Fiscal - quando todos, após assinarem o documento, cumprimentavam o prefeito, o diretor Maurício Amaral e o vereador Luiz Furlani (PSDC), aconteceu na parte da manhã.
Representantes dos servidores ativos e inativos do Poder Legislativo; do Sepe (Sindicato dos Profissionais de Educação); das secretarias de Saúde, Fazenda, Administração e Modernização do Serviço Público, Administração Direta, Susesp (Superintência do Serviço Público); além do Sindicato dos Empregados e Funcionários Públicos de Barra Mansa estiveram presentes em massa.
Apenas alguns poucos conselheiros faltaram, conforme observou o secretario da solenidade.

18 março, 2014

NUZZEL CHEGA PARA FICAR ENTRE TWITTER E O FACEBOOK

"Encontrar a notícia mais interessante num emaranhado é sempre muito importante". O Nuzzel, lançado recentemente no mercado da Internet, e´um agregador de notícias que seleciona as mais importantes no universo de cada pessoa nas redes sociais. E chegou com novidade para o ocupar espaços nas redes sociais mais visitadas, conforme observou o internauta barramansense Willian Assis.
Os responsáveis pelo Twitter e Facebook, perguntado sobre a nova ferramenta, não quiseram falar sobre o assunto. O certo é que tudo que cai na rede, quando cai no gosto público, ninguém segura, diz Assis.
"O Nuzzel faz mais. Ele resume o que de mais importante os seus amigos estão compartilhando na rede".
O fundador do aplicativo, Jonathan Abramsem, entrevista ao VentureBeat, disse que a maioria das pessoas é amiga de outras que compartilham interesses semelhantes. Com isso, querem divulgar, discutir e compartilhar entres eles as mesmas notícias.
- O Nuzzel complementa as notícias importantes, assegura Abramsem.
A notícia foi publicada no Wall Street Journal

16 março, 2014

POEMA BUSCADO "NO BALANÇO DO TEMPO" É CONSERTADO

Casa sem morador em Rio das Flores (zona rural)
Este poema, feito na adolescência, foi consertado no tempo presente; e foi um presente recebido (estava perdido). Há um ditado que diz: “cavalo dado não se olha os dentes”. Mas, olhei no balanço do tempo e consertei o que era para consertar. 
Espero não ter perdido algum dado relevante.

 O BALANÇO DO TEMPO

Faça de conta que é uma criança
brincando no balanço do tempo
que nem um momento desmancha o sorriso
que faz de passatempo todos os compromissos

Faça do tempo sua maior esperança
esqueça a tristeza, o cansaço, siga adiante!
Um sol de diamante, de novo, vai brilhar
Vai balançando na saudade, bem devagar...  
Lembrando os dias de menino, em que balançando o sino da capela, da janela vislumbrava o horizonte

Erga a cabeça, disfarça o mau humor
não deixe que o temor o impeça de lutar
Liberte a criança que balança em seu olhar
a paz só se alcança se há esperança de alcançar
A felicidade? Não pense que vem no ar
balançando, balançado, balançado devagar...
Ela é um lar, ela vai dentro de cada um

Faça de conta que é uma menina
que se anima balançando no vento
que ao ser empurrada no balanço do parque
não vê o tempo passar
sabe que a vida sem distração não vale o embarque
é como soprar bola furada,
sem ter tempo para amar
Que pra ser amado ou amada é preciso amar
Mesmo que seja bem devagar, quase parando
Balançando, balanço, balançando...

Tente! 
Afinal, o amor não tem pressa

15 março, 2014

O PROFESSOR TEM MESMO SEMPRE RAZÃO OU A RAZÃO?

A escola de hoje segue outros caminhos. No mundo tecnológico, com a internet, os recursos científicos dão à vida acadêmica uma nova dimensão. Quando escrevi este texto, em novembro de 2005, falava-se no ensino a distancia e eu, em minha ignorância, pensava coisas mirabolantes e imaginava salas de aulas sem professores. E uma pergunta na ocasião eu fazia: porque o professor tem sempre razão?
Por si só a pergunta tem razão de existir. Mesmo porque, nem sempre o professor está com a razão. Seu papel é o de fazer a razão florescer, o raciocínio fluir, a atenção permanecer. Por causa de uma escola tradicional, um ensino perverso e uma ditadura na mochila a escola é como o mundo. Da frase “cada povo tem o governo que merece”, extraio o seguinte: cada tempo tem sua escola, mas cabe ao professor fazer sua parte.
A escola do passado foi um órgão dos aparelhos ideológicos de Estado, assim como são a do presente e a do futuro, além de o sistema das diferentes igrejas, o familiar, o jurídico, o político e até o da informação. Eu também penso, modestamente, que os menores espaços e inofensivos púlpitos da arte, desportos e lazer sempre serão “aparelhos ideológicos”, conforme a visão do professor e filósofo Louis Althusser. 
A escola pode reproduzir a educação do sistema político local, mas professores podem com suas verdades e criatividades construir o caminho dialético da crítica. Escolas são apenas paredes de cimento; ou palhoças improvisadas (como em um acampamento dos sem terras, mostrado em fotos de Sebastião Salgado); ou ainda bancos ao ar livre ou até mesmo uma horta. 
Qualquer ambiente salutar cabe a escola; o professor é que às vezes pode estar no lugar errado, mas ele sempre terá a razão.

08 março, 2014

A TV GLOBO NÃO É A MELHOR, A CULTURA SAI NA FRENTE

Para você que pensava ser a TV Globo a emissora com maior qualidade mundial, aqui vai uma informação: não é! Neste quesito, ela figura em 28º lugar. A primeira no Brasil é a TV Cultura, segunda da lista internacional, só perdendo para a BBC One. O Instituto Britânico Populus, sob encomenda da BBC, ouviu cerca de 7 mil pessoas, com os entrevistados respondendo a um questionário sobre a qualidade da programação televisiva em todo o mundo.
A Internacional Perceptions of TV Quality, como ficou intitulada a pesquisa, passou por 14 países, incluindo, é claro, o Brasil. Alemanha, Austrália, Dinamarca, Emirados Árabe Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Suécia foram os países pesquisados, envolvendo quase todos os continentes. Faltaram, entretanto, em minha opinião, outros países da Ásia, que abriga mais de 60% da população do planeta.
Na enorme lista, depois da Globo, aparecem ainda as brasileiras, TV Brasil (32), Band (35),  Record (39) e por último a TV de Silvio Santos, na quadragésima posição. A notícia foi divulgada por toda imprensa entre o final e o início de Fevereiro e a pesquisa tomou como base os canais de maior expressividade em cada lugar.

07 março, 2014

PESQUISA DESCOBRE OS IMUNES AOS ENCANTOS DA MÚSICA

Anedonia Musical é a capacidade do ser humano de não sentir qualquer emoção ao ouvir uma melodia. Cientistas da Universidade de Barcelona, na Espanha, descobriram uma minoria de pessoas nessas condições: são imunes aos encantos de uma música, por mais bela que seja. O cientista Josep Marco-Pallares, conforme o jornal Dayli Mail, foi um dos identificadores dessa condição.
- A identificação desses indivíduos pode ser muito importante para a compreensão de como um conjunto de notas é traduzido em emoções, observou o cientista.
Em pesquisa sobre o modo de reação compensatória, constatou-se os que ficaram impassíveis diante da música, porém encontraram prazer em outras formas de compensação, como ganhar dinheiro. Havendo maneiras diferentes de acessar o sistema de compensação, uns podem ser mais eficazes que outros.
A pesquisa forneceu novas pistas sobre formas de anedomia, com a distribuição de um questionário para avaliação da compensação musical. Várias explicações, entretanto, são possíveis para a sensibilidade baixa para a música. 
Há também o fato das pessoas que sofrem de amusia, ou seja, aquelas que parecem não gostar de música por falta de percepção.
Texto com base em reportagem do jornal Dayli Mail Online -

06 março, 2014

FENÔMENO IGUAL AO "EL NIÑO" PODE OCORRER ESTE ANO

Um novo estudo revela que existe uma probabilidade de, pelo menos, 76% de um fenômeno El Niño no final de 2014. Ele remodelaria os padrões climáticos globais por um ano ou mais, aumentando as chances de que 2015 seja o mais quente desde o início dos registros de clima, no século XIX. 
A pesquisa  foi divulgada pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e fala sobre um evento que poderia afetar todo o mundo por meio dE mudança nas correntes atmosféricas.
O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e pela redução de ventos na região equatorial. O resultado são precipitações e secas anormais em diversas partes do globo, além de aumento ou queda de temperatura.
A pesquisa  se baseia em um estudo apresentado em 2013, que propôs pela primeira vez um novo método de previsão do El Niño.O El Niño causa  precipitações e secas anormais em diversas partes do globo, além de aumento ou queda de temperatura.
Hoje, os cientistas podem prever de forma confiável o início e a gravidade do evento somente seis meses antes de ele acontecer. E, para piorar, esse tempo pode diminuir: cortes recentes de orçamento para boias que monitoram o oceano devem piorar a previsão.
Texto adaptado extraído do blog SOS Rios do Brasil - Publicado na Revista Galileu na primeira quinzena de Fevereiro.

05 março, 2014

AS SEIS ÚLTIMAS ESCOLAS CARIOCAS ACIRRAM A DISPUTA

Mocidade Independente de Padre Miguel, União da ilha, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Unidos da Tijuca acirram a disputa do Carnaval carioca. Mais ingredientes foram acrescentados aos trazidos, de domingo para segunda, pela Beija-flor, que saldou Boni, além de Salgueiro, Mangueira, São Clemente, Grande Rio e Império da Tijuca, que abriu o desfile com enredo "Batuk".
Os bonecos de Olinda foram a novidade da agremiação de Padre Miguel e logo depois uma verdadeira loja de brinquedos com um bebê gigante engatinhado na avenida foram trazidos pela União da Ilha. A campeã do ano passado, Vila Isabel, veio com a representação de um navio negreiro, para lembrar a formação da cultura brasileira.
A Imperatriz homenageou Zico, o Galinho de Quintino, não deixando de destacar seu clube do coração, com um grande urubu;  a bola esteve presente em quase todas as alegorias. Com detalhes, a Portela falou do desenvolvimento do Rio de Janeiro e abriu o desfile com uma grande águia, que sobrevoou o sambódromo por controle remoto e outras 21 menores justificava os 21 campeonatos conquistados.
O brilho da Unidos da Tijuca ficou nos carros de Fórmula 1 em homenagem a Ayrton Senna. A escola cantou e apresentou a vida do piloto em imagens e sua carreira de vitorias; e até uma chuva, aliada de Ayrton, foi representada em um dos carros alegóricos. O destaque da Mocidade, primeira escola a desfilar, foi também as mulheres de seios de fora escolhidas não pela idade e beleza, mas por não serem adeptas ao silicone estético.  

04 março, 2014

SAAE DE BARRA MANSA POSSUI DÍVIDA IMPAGÁVEL DA ETA

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barra Mansa tem uma dívida com a União de R$ 39 milhões "que é impagável", conforme um vereador do PMDB em tribuna e nota do gabinete da deputada estadual Inês Pandeló. A reportagem do jornal barra-mansense A Voz da Cidade ouviu o diretor executivo da autarquia, Horácio Delgado - há menos de dois anos no cargo, que passou as informações com exclusividade, revelando ter ido a Brasília por esses dias para tentar renegociar o débito.
A dívida refere-se a um empréstimo feito pela prefeitura do município no final da década de 1980 para a construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Nova.
- Estamos escravos da dívida, disse o diretor executivo, que tem uma preocupação: com uma prestação não paga, o nome da cidade é incluso no CAUC (uma espécie de SPC da União), ficando o poder público impedido de receber recursos do governo federal.
E ele diz mais: para dobrar a capacidade da atual ETA Nova, é necessário o investimento de R$ 20 milhões, valor bem abaixo da dívida. 
Outra questão levantada na reportagem é que a dívida, parcelada no governo da deputada, pode chegar até a um valor R$ 105 milhões em 2030, quando acaba o parcelamento.
A prefeitura, em 14 anos,  já pagou o referente R$ 38 milhões do financiamento e na avaliação de técnicos, o valor quitado daria para construir hoje duas Estações de Tratamento.
Durante apuração da reportagem, o jornal tentou contato com os ex-prefeitos, mas nenhum dos dois retornou as ligações. A deputada garante em nota se colocar a inteira disposição do poder público para ajudar na solução do problema.

03 março, 2014

ESTILISTA DEU DICAS DE COMO IMPROVISAR NO CARNAVAL

A TV Rio Sul, afiliada de TV Globo, vem divulgando todos os dias a programação de Carnaval na região, além de passar reportagens da folia nas diversas cidades e as opções de descanso e lazer. No último sábado (1), quando foliões já estavam nas ruas, a emissora trouxe uma reportagem sobre o que "improvisar" no Carnaval, divulgando dicas da estilista Cassia Carvalho de Oliveira.
Segundo ela, uma peça de roupa mais antiga ou qualquer acessório podem surpreender. Mostrou arranjos com frutas artificiais é um vestido branco, até mesmo usado, ou encontrado em liquidações. Outra ideia foi a de fantasias simples de hippie e com havaianas. 
Depoimentos de entrevistados vieram reforçar as dicas da estilista, que sugeriu também compras em lojas de R$ 1,99, o corte em tiras de uma camiseta, improvisos de amarrações no cabelo e coroa de flores - em conjunto com vestidos antigos, para a confecção de uma fantasia de baianas. 
Clique aqui e confira o  vídeo no site da Rio Sul.

02 março, 2014

MAIOR ORGANIZAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS TEM SEDE EM VR

Foto: Divulgação - extraída de o Diário do Vale -
No domingo passado (23) o Diário do Vale publicou uma reportagem sobre a maior organização de jovens universitários do mundo, com sede em Volta Redonda. É bom saber e divulgar tal associação que busca por meio do intercâmbio interagir com outras culturas do planeta. A Associação Internacional de Ciências Econômicas e Socais (AIESEC) fica no campus da UFF (Universidade Federal Fluminense), na Vila Santa Cecília é reconhecida pela Unesco, além de ser a única com representação no interior do estado do Rio.
Trata-se de uma organização que surgiu logo após a segunda guerra (1948) e conta com quase 100 mil membros em todo o mundo e presença 113 países. Ela é comandada por estudantes na ativa e recém-formados e disponibiliza vários projetos de intercâmbio e estudo. Em 2013, 32 estrangeiros, vindos de 15 países diferentes, visitaram a região e este ano 10 já estão por aqui. A meta da entidade é trazer pelo menos 100 estudantes este ano.
Com a perspectiva da Copa do Mundo este número pode ser maior. O escritório AIESEC de Volta Redonda já tem 18 jovens inscritos para intercâmbio em outros países, em projetos como “Talentos Globais”, “Jovens Talentos” e o “Cidadão Global”, com execução de trabalhos voluntários. Há ainda o "Programa de Host", propiciando a interação entre famílias que tanto recebem estrangeiros como liberam os filhos ao exterior.
Ao estudante interessado em participar dos projetos da AIESEC, João Paulo Cordeiro, da área de Marketing da associação, explicou à reportagem que basta se inscrever pelo site www.aiesec.org.br/faca-intercambio e pagar uma taxa para ter acesso às vagas disponíveis. O jornal cita exemplo de associados como o estudante Luis Felipe, atualmente responsável pelo setor e envio de intercambistas, que esteve na Romênia, onde teve oportunidade de dar aulas de Português e Cultura Brasileira.
A AIESEC tem escritórios no Brasil desde 1970, onde existem mais de 40, com cerca de 6 mil membros, entre os quais, os de Volta Redonda.

Foto e Fonte: Jornal Diário do Vale, de Volta Redonda (texto com base em reportagem de Julio Amaral)