02 março, 2014

MAIOR ORGANIZAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS TEM SEDE EM VR

Foto: Divulgação - extraída de o Diário do Vale -
No domingo passado (23) o Diário do Vale publicou uma reportagem sobre a maior organização de jovens universitários do mundo, com sede em Volta Redonda. É bom saber e divulgar tal associação que busca por meio do intercâmbio interagir com outras culturas do planeta. A Associação Internacional de Ciências Econômicas e Socais (AIESEC) fica no campus da UFF (Universidade Federal Fluminense), na Vila Santa Cecília é reconhecida pela Unesco, além de ser a única com representação no interior do estado do Rio.
Trata-se de uma organização que surgiu logo após a segunda guerra (1948) e conta com quase 100 mil membros em todo o mundo e presença 113 países. Ela é comandada por estudantes na ativa e recém-formados e disponibiliza vários projetos de intercâmbio e estudo. Em 2013, 32 estrangeiros, vindos de 15 países diferentes, visitaram a região e este ano 10 já estão por aqui. A meta da entidade é trazer pelo menos 100 estudantes este ano.
Com a perspectiva da Copa do Mundo este número pode ser maior. O escritório AIESEC de Volta Redonda já tem 18 jovens inscritos para intercâmbio em outros países, em projetos como “Talentos Globais”, “Jovens Talentos” e o “Cidadão Global”, com execução de trabalhos voluntários. Há ainda o "Programa de Host", propiciando a interação entre famílias que tanto recebem estrangeiros como liberam os filhos ao exterior.
Ao estudante interessado em participar dos projetos da AIESEC, João Paulo Cordeiro, da área de Marketing da associação, explicou à reportagem que basta se inscrever pelo site www.aiesec.org.br/faca-intercambio e pagar uma taxa para ter acesso às vagas disponíveis. O jornal cita exemplo de associados como o estudante Luis Felipe, atualmente responsável pelo setor e envio de intercambistas, que esteve na Romênia, onde teve oportunidade de dar aulas de Português e Cultura Brasileira.
A AIESEC tem escritórios no Brasil desde 1970, onde existem mais de 40, com cerca de 6 mil membros, entre os quais, os de Volta Redonda.

Foto e Fonte: Jornal Diário do Vale, de Volta Redonda (texto com base em reportagem de Julio Amaral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário