As jovens psicólogas reunidas no 1º Psico Friends de VR |
Taça do 1º Psico |
"O que chamamos de acaso não é senão a causa ignorada de um efeito desconhecido". (Voltaire)
As jovens psicólogas reunidas no 1º Psico Friends de VR |
Taça do 1º Psico |
Os poemas abaixo, os fiz nessa noite de sábado no Twitter. Tenho sentido uma transpiração que me leva à inspiração quando viajo pela timeline dessa rede social. Há varios versos que surgem, após ler outros versos publicados, e ou quando vou responder os mesmos.
Aproveito, aqui, para agradecer ao poeta Zé Américo AZUL que tem um estilo diferente, faz seus versos em coluna de uma ou duas palavras, enfileiradas e poetisadas. Clique acima para visitar sua conta no Twitter. Caso ainda não viaje por essa rede social, esse é o momento. Vai gostar.
Seguem os poemas, dos quais cito acima, feitos e publicados no Twitter: "Te ver" e "As belas"
Imagens e vídeo do fato foram parar no WhatSapp. O incêndio começou por volta das 19h30min e quando os carros de 7º GBM chegaram ao endereço chovia bastante. Nas imagens meio embaçadas poucos carros estacionados, o que facilitou a chegada do caminhão do Corpo de Bombeiros.
Obs: Foto divulgada em WhatApp -
Tem gente na fila
Tem gente na fila da vida
esperando uma vaga pra viver
de olhar fundo e melancólico
de hálito alcólico
e com a barriga cheia de promessas
Tem gente sozinha na mutidão
com mesa farta e vida abastada
mas sem companhia, sem alegria,
sem emoção
Tem gente mutilada em seus sonhos.
arrasada em seus projetos, dilacerada pela ilusão
Tem gente gente vazia enchendo a vida
com coisas inutéis, falando de outras vidas
com frases fúteis
Tem gente esperando, esperando
nas filas de ônibus, nas filas do inss
nas filas do submundo do mundo
com olhar vazio, suspiro profundo
e sem forças pra lutar
Tem gente esperando uma desculpa
para a sua culpa, pra ser desonesta
fazendo festa e galanteio
com o dinheiro alheio
tem gente criança, abandonada
que com justificativa esfarrapada
não faz nada
para ajudar outras vidas
Mas, também, e ainda bem
Tem gente na fila da vida
esperando um salário pra viver
com a barriga funda, moribunda
preocupada com outras vidas
O cortejo por ruas e na principal Rodovia de Goiania |
Pesquisas em arquivos jornalístico e na internet mostrarão outros acontecimentos com famosos que terminaram igual. A diferença da morte da cantora, que estava com empresário e o tio, Abicieli Silveira, os pilotos da aeronave e mais seu produtor musical, é que, divulgado o acidente, ela é dada como sobrevivente. Mas, vem logo a confirmação da morte.
Imagens do avião destroçado e da cantora em palco |
Vive-se numa época em que as informações estão nas de todas as pessoas permanentemente: nos smartphones, laptop e computadores, bem mais presentes do que a TV e o rádio, no entanto, confusões parecidas tendem a ocorrer. Atualmente, as notícias falsas e a preocupação dos meios oficiais de comunicação é bem maior e confirmações, a todo momento, podem ser feitas por qualquer um.
Pela TV, o público foi abastecido com detalhes do acidente e com o acompanhamento do resgate dos corpos, velório, sepultamento e dados da vida da cantora e de outros. E como é normal nas ocorrências com famosos, pouco se falou do piloto Geraldo Martins, do copiloto Tarciso Viana e do produtor musical Henrique Ribeiro. O empresário, Abicieli, velado junto com ela, por ser seu tio, ficou mais evidenciado. Isso, sempre será assim, é a justificativa da fama.
Fã erguendo cartaz com versos de canção da cantora |
Por alguns dias os meios de comunicação estarão divulgando mais informações. Marília Mendonça era uma cantora jovem, no auge da fama, tinha ganho o Grammy latino, a maior divulgação da música sertaneja, e poderia repetir o feito em vida.
Uma multidão - toda uma geração - está chocada com o ocorrido, a exemplo de acontecimentos parecidos no passado, envolvendo famosos. Mamonas Assassinas é apenas um exemplo. Diferente de Marília, os integrantes da banda morreramquando voltavam de show em Brasília (o avião bate em mata na Serra da Cantareira). Há casos mais recentes de morte de famosos em acidente aéreo.
Sofrência - "Sofrência", palavra, agora eternizada com a morte precoce da cantora e demonstrações de carinho,ficaram em evidências na transmissão de TV. A televisão focou em um homem que correu e acompanhou todo o trajeto de mochila nas costas, na pista de sentido contrário e a de um outro, que se posicionou no corredor do cortejo com um cartaz com os dizeres da canção: "ninguém vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer".Versos que serão a referência de uma cantora jovem, que morreu tão precocemente.
Fotos: de imagens na TV ( César Dulcidi) - Obs: matéria comentada de final de semana -
Editado em 08/11/2021- Editado em 14/11/2021- Editado em 02/09/2022-
Encontrei esse poema, datado, em um caderno escolar usado no ano de 1989. Além de material de estudo, há poesias, discursos e dicas para construção de textos, história criadas e ideias de redações. Material que pretendo trazer aqui como "Meu caderno de 1989". Segue abaixo o poema, que na ocasião tinha sido intitulado como "Nostalgia", que troquei para....
Amanhecer
05/07/1989
Vejo o reflexo do orvalho molhado no asfalto,
via que já não está mais tão preta,
preta, escura, está a noite do meu viver
que ao longe, parece trigo, esparramado na pista
Na escuridão noturna a solidão despista
e insiste em bater em minha porta
Todavia, meus olhos corta a noite fria
e meu ser nem se importa com o vazio da rua
As luminárias sobem na calçada para
acompanhar o círculo que a praça escreve
e parece que das lâmpadas se desprendem
flocos de neve
Os bancos gelados, molhados, sem o calor das pessoas,
deixa a praça tão sem graça, refletida na vidraça
e minha angústia não passa, não passa
Passa hora!
Passa hora!
meus olhos fogem pela janela que sua
buscando o brilho das luzes na rua
no fundo escuro e obscuro da madrugada
E quando a claridade do dia rompe
e surge a manhã molhada, sem espelho
com os olhos vermelhos em pedra
deixo o sono me dominar
depois da madrugada fenecida
e durmo em nostalgia com o amanhecer
Em BM-RJ vacinação em massa foi no Parque da Cidade |
O Brasil é o segundo país, com uma população acima de 200 milhões de habitantes, com mais casos de morte por Covid-19. Ao avaliar-se os óbitos, comparando-o com países menos populosos, ele ficaria na nona posição. Uma situação nada favorável para o país na análise de especialistas de canais diversos de TVs, Rádios e YouTube.
O total de infectados chega a quase 247 milhões, em todo o mundo, conforme anuncia igualmente todos os meios de comunicação. E a medida que o número de mortes e de contaminados cai, avança a quantidade de vacinados no mundo.
A CNN, assim como outras redes e canais, informou que São Paulo, por ter aplicado a 1ª dose da vacina em 100% de seus habitantes, encerra o período de restrições contra Covid-19. Estádios, casas de shows e similares contam agora com a liberação estadual, porém o uso de máscaras permanece obrigatório em ambientes internos e externos.
Em outras capitais e cidades do país, começa as liberações à medida que a vacinação avança, em conjunto com a queda do número de casos. Em Barra Mansa-RJ, a vacinação em massa ocorreu no Parque da Cidade (sede do antigo 22º Batalhão do Exército), passando agora, à medida que o total de vacinados cresce, para os postos de Saúde localizados nos bairros.