14 outubro, 2016

CENTRAL MUNICIPAL PARA ABRIGAR VACINAS E SOROS É CRIADA EM VOLTA REDONDA

Com um investimento de quase R$ 500 mil reais, a prefeitura de Volta Redonda inaugura hoje o Central Municipal de Imunobiológicos Enfermeira Maria Fátima. O órgão, que vai funcionar na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Nossa Senhora das Graças, conta com tecnologia de ponta para armazenagem e conservação de vacinas e de soros antiofídico, escorpiônico, entre outros. A cadeia imunológica é parte do Programa Nacional Imunização.
Todo esse aparato contará com um software, para controle e monitoramento, ligado a 15 câmaras de refrigeração dois freezeres e dois computadores, além, de um gerador para caso de falta de energia. Afinal, esta central armazenará todo o estoque da rede pública de Saúde, cerca de 30 mil doses de vacinas, além dos diversos tipos de soros.
A informação foi divulgada pelo jornal Diário do Vale. A Central, toda modernizada, pode ser monitorada de qualquer parte do mundo, com os dados sobre a climatização do ambiente. Qualquer mudança, quanto a voltagem, temperatura, umidade, pressão, pode ser feita com total segurança. 
O nome da enfermeira, que dá nome à Central, é de uma profissional que trabalhou, desde o inicio na década 1980, no antigo Posto de Saúde do Estado. Falecida em maio de 2014, aos 60 anos, foi levado em conta seu histórico  de serviço humanitário e de prevenção da tuberculose da hanseníase em Volta Redonda.
A enfermeira Maria de Fátima da Silva Pereira Oliveira, nome completo que constará na Central, foi quem implantou o sistema de dosagem supervisionada de pacientes com tuberculose, se tornando referência para o Ministério da Saúde.
Dentre os Imunológicos da Central criada, a maior quantidade é de vacinas da Hepatite B, com um total de 6 mil dose estocadas. Há também vacinas de prevenção do câncer do colo o útero, contra o rotavírus, febre amarela, varicela e as vacinas antirrábicas, entre tantas outras.

Fonte: Jornal Diário do Vale: Secretaria de Saúde de Volta Redonda inaugura Central de Imunológicos -
Foto do capturada do jornal, Via Computador -

Nenhum comentário:

Postar um comentário