18 maio, 2016

PORTO REAL É PARTE DAS 3.700 ATIVIDADES DE CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE MUSEUS

Pelos menos 1236 museus de todo o país estão envolvidos em 3700 atividades, como oficinas, exibição de filmes, palestras, atenção especial a visitantes e visitas mediadas. Isto porque, hoje (18) é o Dia Internacional de Museus e para que a data não passe em branco, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibran) está promovendo a 14ª Semana Nacional de Museus. Na região, a Casa do Imigrante, em Porto Real, tem programação especial, gratuita, que começou ontem (17) e segue até domingo (22).
A data foi criada em 1977, com o objetivo de sensibilizar as pessoas em relação a importância de um museu e seu papel no desenvolvimento da sociedade. Desde então, o Brasil é o país que mais celebra a data. Na região, apesar do número pequeno de museus, a Casa do Imigrante, no Centro de Porto Real, à Avenida D. Pedro II, s/ nº, promove atividades que passam por visitações à roda de conversa.
A visita guiada à exposição, denominada “Intervenções Cotidianas: percepções e olhares”, assim como a palestra, como o mesmo título, busca destacar a beleza arquitetônica da cidade, com sua gastronomia e a influência das primeiras famílias italianas que chegaram ao lugar, nas últimas décadas do século dezenove.
Nos dias 20 e 21, exibição do filme “Narradores de Javé” e logo depois os historiadores Eminny Alycarmel Gazzaoui, Petterson Magno, João Rodrigo Alarcão e Jader Hermann conversam com o publico, no Auditório do Horto. Sexta-feira (20), a exibição começa às 18h30 e, no dia seguinte,  às 17h30. O ciclo de palestra abordará temas relacionados à cultura da cidade e região, preservação, territórios e influências. Mais informações pelos telefones: (24) 3353.1221 e (24) 9.9221.8949. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário