12 março, 2016

POLUIÇÃO, O MAIOR PROBLEMA DO ' PARAÍBA' , PROVOCA DANOS GENÉTICOS E CÂNCER

Barra Mansa é banhada pelo Rio Paraíba do Sul, tradicionalmente chamado na cidade e região de 'Paraíba'. O rio recebe esgoto da maioria dos municípios pelos quais passa. Um estudo desenvolvido pela Universidade de Taubaté (UNITAU) revelou que há nele alto nível de poluentes, com riscos de danos genéticos e de câncer no ser humano e em organismos aquáticos.
A pesquisa abrangeu a coleta e a análise de amostras de água, no período de três anos, nos municípios de Tremembé e Aparecida, que são as áreas mais poluídas do trecho paulista. Foram encontradas substâncias que são tóxicas às células, como metais pesados (principalmente alumínio e ferro), inseticidas e herbicidas, substâncias danosas ao ecossistema, cujo efeito principal é a perda de diversidade biológica no rio. No homem, por meio da  magnificação trópica, pode causar patologias, chegando a casos de câncer.
Além de agentes poluidores, como os resíduos industriais, extrativistas, da pecuária e da agricultura, há os danos causados ao rio, por causa da extração mineral de areia, que altera o curso do rio. Outro problema, é a derrubada das matas ciliares, que aumenta o assoreamento de suas margens e interfere em sua navegabilidade.
Isso tudo dificulta a recuperação do rio em todo o seu curso, contudo, estudos apontam como sendo o problema mais preocupante o do esgoto urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário