02 janeiro, 2016

O SIGNIFICADO DO PRIMEIRO DE JANEIRO PODE SER UM "COMEÇAR DE NOVO"?

Copo-de-leite fotografado no Morada Verde, em Barra Mansa
O significado de Primeiro de Janeiro , com base no texto do Almanaque Renascim Sadol de 2001, leva, principalmente o brasileiro, a refletir sobre a música de Ivan Lins, "Começar de Novo", apesar de a mesma em nenhum momento se referir ao início de um novo ano.
Pode-se, também, refletir os versos de Viviane Ulbricht: Copo-de-leite. "Copo-de-leite, linda flor Como pode ser venenosa sendo tão majestosa, simboliza a paz e a inocência, Muita incoerência!"
No dia 1° de Janeiro celebramos o Dia Mundial da Paz, ou Confraternização Universal. Um dia em que todos os seres humanos são convidados a pensar  na paz, rezar pela paz, a construir a paz. Todos são convidados a lembrar que a paz é um dom de Deus, mas é também construção do ser humano.1º de Janeiro é um dos "parênteses" mais nobre dos cotidiano da nossa sociedade. Com ou sem religiosidade, há um reconhecimento geral que as pessoas vivem como espécie de marco divisório no tempo para, em seguida, "começar de novo". Esse é o real significado do dia primeiro de janeiro: compartilhar o desejo e assumir o compromisso de um mundo mais humano, com paz para todas as nações.
O texto do Almanaque Renascim Sadol foi levemente adaptado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário