27 julho, 2015

EVENTO DA SBDST DEFENDE VACINAÇÃO CONTRA HPV PARA MENINAS E MENINOS

Funciona durante toda essa semana, terminando no próximo sábado (25) a 6ª edição do Simpósio Brasileiro de Papilomavirose Humana – HPV in Rio 2015. Um evento voltado à comunidade médica que levanta uma questão muito importante: a necessidade de vacinação universal de meninos e meninas contra o vírus HPV. 
Apesar do vírus estar ligado à transmissão do câncer de colo de útero em mulheres, os homens também podem ser atingidos por verrugas genitais na boca e no ânus, além de câncer nestes dois órgãos, ou na cabeça, pescoço, esôfago e pênis. 
Reconhecido pelo governo como um problema de saúde pública, o HPV é um vírus, cuja transmissão ocorre por sexo oral, quando se tem o contato direto com a área infectada, agravada pela multiplicidade ou troca de parceiros. Nas relações sexuais sem o uso de preservativo, as pessoas ficam mais vulneráveis ao HPV e às doenças que ele provoca. 
HPV in Rio 2015 - A 6ª edição do Simpósio é promovido pela Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). 
O presidente da SBDST, Mauro Romero, avaliou que a primeira dose da vacinação contra HPV para meninas entre 9 e 13 anos ultrapassou 100% da meta e que esta segunda dose vem sendo baixa, devido a um problema de comunicação. Ele confirma que as vacinas já estão nos postos para serem aplicadas em meninas e meninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário