08 janeiro, 2015

ANGRA COMPLETA 513 ANOS SOB O SOM DAS FOLIAS NO ESTADO

Uma das enseadas de Angra dos Reis, vista da Rod. Rio Santos
Há quase 515 anos, o Brasil era invadido por europeus, principalmente portugueses: exatamente no dia 22 de abril de 1500. Quase dois anos depois descobrem uma enseada ampla e totalmente aberta para o mar, diferente das outras encostas, por causa das centenas de ilhas próximas, que mais tarde somadas representavam a quantidade dos dias de um ano. Era o 6 de Janeiro de 1502, dias dos Reis Magos e, generosamente, está terra foi chamada de Angra dos Reis. 
Anteontem (6), os angrenses comemoraram, portanto, 513 anos. Um bolo gigante foi cortado após a meia-noite. Durante o dia, foi entregue aos moradores a última Delegacia Legal do estado do Rio de Janeiro. A cidade recebeu também, no mesmo prédio, um polo da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). 
Ao contrário de Barra Mansa, cuja Delegacia Legal foi construída em um novo terreno em frente ao cemitério municipal, em Angra, o Governo do Estado reformou a antiga 166ª DP, que será informatizada e preparada aos moldes das existentes.
Folia dia 25 de dezembro, no bairro Saudade, em Barra Mansa
Folias de Reis - A festa de comemoração dos 513 anos do município contou com queima de fogos e os destaques das apresentações das Folias de Reis, que visitaram a sede de prefeitura. A tradição das folias é forte no interior do Estado, com destaque para a cidade de Valença, onde as folias cumprem um calendário mais intenso.
Em Barra Mansa, como nos outros municípios, no dia 25 de Dezembro já desfilavam pelas ruas as folias, que por tradição vinda da Espanha, faziam visitas as casas até o dia 6 de Janeiro, dias os Reis Magos. Porém, aqui, cujo santo padroeiro - como no Rio, é São Sebastião, as folias permanecem até o dia 20 de Janeiro. Essa tradição ocorre atualmente em quase todo o interior do Estado do Rio, onde  ainda há apresentações das Folias de Reis.
Fotos: Arquivo pessoal -

Nenhum comentário:

Postar um comentário