07 janeiro, 2015

A MALDIÇÃO DOS AMERÍNDIOS AOS CONQUISTADORES EUROPEUS

À época das explorações portuguesas e espanholas do século XV ao XVIII contam que nativos ameríndios teriam amaldiçoado os conquistadores europeus dizendo que a alimentação irregular e exagerada seria o grande mal dos povos do futuro. Verdade ou não, a obesidade é o perigo da humanidade: 30% da população mundial está acima de peso. 
A Inglaterra gasta mais dinheiro com projeto de controle da obesidade do que com as guerras, uma realidade de muitos países. Outro dado que vem sendo divulgado pela imprensa, chama a atenção: conforme pesquisadores, a obesidade pode reduzir a esperança e vida em até oito anos e também o tempo de vida saudável de uma pessoa em quase 20 anos.
O diretor da pesquisa, Steven Glover, revelou que quanto mais jovem e obeso, maior efeito na saúde, pois se tem mais anos à frente com riscos de se contrair diabetes e doenças cardiovasculares, por exemplo.
O efeito do sobrepeso na perda dos anos de vida, conforme indicou o estudo, é maior entre os jovens com idades entre 20 e 29 anos anos, caindo para 19 anos em dois casos pesquisados de obesidade chegando extrema.
Para quem quiser se informar mais, o resultado do estudo foi publicado na revista médica The Lancet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário