terça-feira, 29 de abril de 2014

FLIP TERÁ PELA 1ª VEZ ESCRITOR RUSSO, QUE LANÇA LIVRO

A Revista Veja noticiou antes e agora informa o Diário do Vale (28): Flip anuncia primeiro autor russo na história do festival. Este ano, em que a 12ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) acontece em agosto (de 30 de julho a 3 de agosto) – por causa da Copa do Mundo no Brasil, o evento vai trazer o escritor Vladimir Sorókin, que aproveita para publicar seu primeiro livro no Brasil, a peça Dostoiévski-trip, pela Editora 34. 
O escritor, um dos nomes mais conhecidos na literatura russa, no começo de sua carreira teve vários de seus livros proibidos. Com a mudança da política do presidente Vladimir Putin, Sorókin está entre os que mais critica o governo na União Soviética e não deixa de ter problemas por esta postura.
Em seus romances,  peças teatrais, filmes e óperas ele faz questão polemizar, obrigando a sociedade russa a refletir sobre a história do país.
Na lista de convidados dessa 12ª Flip estão ainda nomes da nova geração literária, como os escritores Etgart Kereto (israelita) e Danel Alarcón (peruano); o romancista suíço Joël Dicker; a jornalista argentina Graciela Mochkofsky; o mexicano Juan Villoro e a norte-americana Elif Batuman, além do crítico social, professor e jornalista Michael Pollan e o literato chinelo Jorge Edwars Bello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário