20 janeiro, 2014

1º ATAQUE DE HACKERS A APARELHOS COMUNS COMO TVs

Funcionária da Samsung apresenta geladeira inteligente
Mais de 200 bilhões de equipamentos estarão conectados à internet até 2020. Uma conexão que requer novos avanços tecnológicos, com cada vez mais aparelhos comuns, menos protegidos. A preocupação chegou às empresas de segurança e a Proofpoint, empresa internacional especializada em proteção de e-mails, divulgou o que seria o 1º ataque a eletrodomésticos inteligentes.
São aparelhos como roteadores, televisores e até refrigeradores. 750 mil e-mails suspeitos teriam sido enviados a mais de 100 mil equipamentos. O ataque, feito por hackers que invadem os computadores em forma de robôs,  teria ocorrido entre 23 de dezembro de 6 de janeiro.
A investida envolve um grupo de máquinas infectadas (botnet) que distribui milhares vírus (spam) e executam roubos de dados, aleatoriamente. Com a proteção praticamente zero, os consumidores, em sua maioria, não têm como detectar ou corrigir as invasões.
Os ataques são percebidos pelas empresas se os usuários tiverem online, mas pelo que se percebe na reportagem divulgada pela imprensa carioca, pouca coisa pode ser feita. E é a primeira vez que se tem prova de um ataque de hackers envolvendo a utilização de TVs e até de refrigerador (como geladeira apresentada em feira de informática em Las Vegas). 
O surgimento desta inovação e outros aparelhos conectados à internet, como  automóveis, aparelhos médicos  etc., pode aumentar o problema, conforme insinua a reportagem.

Com base em reportagem da Folha de São Paulo - Foto do site da mesmo jornal - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário